FOTOS IMAGENS-No bunker de Lula: ex-presidente recebe bispo e pai de santo na prisão


POR BELA MEGALE

“Vou resolver essa história olho no olho. Não tem isso de filho com carta. Tem de conversar”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira dia 13 a um de seus interlocutores sobre a crise instaurada na sua defesa e que pode culminar na saída do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e principal nome entre os defensores do petista, Sepúlveda Pertence. No quarto andar da sede da Polícia Federal em Curitiba, Lula conversou com Evandro Pertence, filho do advogado, que foi incumbido de levar a carta ao líder petista. Nela, seu pai pede para deixar a banca do ex-presidente. De moletom cinza, Lula sentou-se com Evandro na mesa de quatro lugares em que se reúne com quem o visita na cela de 15 metros quadrados — apertada como uma van, mas duas vezes maior que a cela em que Nelson Mandela foi mantido.

Na carta de renúncia à defesa de Lula, Pertence se queixou de ter sido surpreendido por uma nota pública que atacava o ministro do STF Edson Fachin, relator da Lava Jato, acusando-o de fazer manobras na tramitação de seus pedidos de liberdade para dificultar que o ex-presidente saia da cadeia. O comunicado, assinado pelo petista e tornado público em 3 de julho, foi iniciativa de Cristiano Zanin e Valeska Teixeira, casal que também atua na defesa do ex-presidente. Na carta, Pertence também reclamou do pedido de habeas corpus impetrado pelos deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Wadih Damous (PT-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP), sem consultá-lo, na rocambolesca tentativa de soltura de Lula no domingo 8 de julho. Segundo Pertence, o partido estava tomando a frente do caso. O ex-ministro finalizou o manuscrito dizendo que era “com pesar” e “profunda dor” que pedia para se desligar da defesa.

A ideia inicial era que Evandro Pertence fosse de Brasília para Curitiba na quarta-feira dia 11, na companhia do advogado Sigmaringa Seixas, amigo de Lula e um dos principais articuladores da causa da libertação do ex-presidente junto ao Supremo. No entanto, o filho de Pertence perdeu o voo. O encontro acabou ficando para sexta-feira. Àquela altura, Seixas já havia preparado o terreno para a reunião de Evandro Pertence com Lula. Em uma conversa de três horas com o ex-presidente, Sigmaringa antecipou que Sepúlveda Pertence queria deixar a causa. Disse que o ex-ministro do Supremo, do alto de seus 80 anos, sentia-se desrespeitado por Zanin e Teixeira, genro e filha de Roberto Teixeira, compadre de Lula. As brigas compradas pelo jovem casal com o STF estavam acarretando a Pertence um ônus que ele não queria carregar a esta altura da vida, resumiu.

PUBLICIDADE

“Não quero ler esta carta. Diz que nem precisa trazer”, respondeu Lula a Seixas. Apesar do alerta, Evandro Pertence seguiu para Curitiba e deixou o manuscrito nas mãos do ex-presidente, que se recusou a lê-lo na sua frente. Aborrecido, comentou com policiais que, em vez de seus advogados trabalharem para ele, era ele, Lula, quem estava tendo trabalho com seus advogados. Lula não aceitou a renúncia e mandou a Sepúlveda Pertence o recado de que o espera para uma conversa olho no olho. Disse que os advogados podem avaliar um novo formato de trabalho, mas destacou também que não pode abrir mão de Zanin e Teixeira, dupla em que confia. Argumentou que, além da defesa técnica de Pertence, não pode abrir mão de uma defesa política, já que não é apenas sua liberdade que está em jogo, mas a eleição presidencial deste ano, na qual ele se apresenta como candidato. Por essa razão, o petista não deixou o imbróglio jurídico atrapalhar o que mais lhe interessa, mesmo na cadeia: as articulações políticas.

Na terça-feira dia 17, Lula recebeu em sua cela de Curitiba um grupo de cinco senadores. Com água na mesa e mais duas cadeiras trazidas pelos agentes da PF para acomodar o grupo, o ex-presidente dominou a conversa e chamou os parlamentares a “defender a Constituição” e o direito dele de ser candidato. Lula sugeriu aos parlamentares que criassem um grupo na Câmara dos Deputados e no Senado para manifestar-se em favor de seu direito de concorrer ao pleito. “Ele cobrou de todos nós que fizéssemos algo. Pediu que uníssemos os parlamentares”, disse o senador Jorge Viana (PT-AC), um dos integrantes da comitiva. Na conversa, Lula também voltou a refutar qualquer tipo de apoio do PT no primeiro turno à candidatura presidencial de Ciro Gomes pelo PDT. Argumentou que na política se retribui apoio apenas a quem deu, numa menção talvez às críticas que Ciro fez a Lula e ao PT. Bem-humorado, fez piadas com Roberto Requião (MDB-PR): “Por que você não disputa a convenção com o (ex-ministro e pré-candidato à Presidência Henrique) Meirelles? Daí dava para repensar e dar apoio.” Além de Viana e Requião, integraram o grupo os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Edison Lobão (MDB-MA) e Armando Monteiro (PTB-PE).

Manifestação contra a prisão de Lula realizada na Praça do Diário, em Recife – Fotoarena / Agência O Globo

Nas últimas semanas, as articulações de Lula se concentraram na obtenção do registro para sua candidatura. O pedido de registro deverá ser protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 15 de agosto. A estratégia do ex-presidente e do PT é prolongar uma campanha com a cara e a marca de Lula até a data mais próxima possível do primeiro turno da eleição, marcado para 7 de outubro. Os petistas sabem que, por Lula ter sido condenado em segunda instância, deve ser considerado inelegível pela Justiça Eleitoral por causa da Lei da Ficha Limpa. Na manhã da sexta-feira 13 de julho, Lula conversou sobre o assunto com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, um dos nomes cotados pelo PT como plano B para substituir Lula como candidato. “Tratamos da documentação e das estratégias para registrar a candidatura dele. Lula está bem-disposto, com a aparência ótima, mas indignado”, disse Haddad. Na véspera, Lula abordara o registro da candidatura com o ex-ministro Celso Amorim, que chegou a ser cogitado para disputar o governo do Rio de Janeiro pelo PT, e com o ex-ministro Franklin Martins.

Nesta segunda-feira, dia 23, Lula deverá se encontrar com o advogado eleitoral Luiz Fernando Pereira, que tem defendido a tese de que Lula pode concorrer à Presidência. Ele tem mostrado ainda mais ânimo e esperança nessa possibilidade desde que filiados do PT alugaram um terreno vizinho ao prédio onde está preso. O novo ponto de vigília dos petistas foi erguido a 50 metros da sede da PF em Curitiba, o que possibilita que Lula ouça boa parte das movimentações e dos gritos de guerra de seus correligionários. Como o acampamento pró-Lula fica num terreno privado, os petistas não podem ser expulsos de lá.

O tempo de Lula na cadeia não é consumido apenas com advogados e políticos: ele quer receber quem puder vê-lo e tenha autorização da Justiça. Todas as segundas-feiras, ele recebe em sua cela alguma liderança religiosa escolhida pelo ex-ministro Gilberto Carvalho. A conversa mais recente foi com Nadal Alves Gomes, bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Durante o encontro com o bispo anglicano, Lula até recebeu hóstia.

Recentemente, o petista papeou com o pai de santo do terreiro de umbanda Cabana do Pai Tobias da Guiné, um dos mais conhecidos do Paraná. Na agenda, há encontro programado com um rabino do Rio de Janeiro. Apesar de nunca ter sido visto rezando pelos agentes da PF, o petista mantém na cabeceira da cama os presentes que recebe dos visitantes, que vão de santos católicos a orixás. Os filhos Luís Cláudio, Fábio Luiz e Lurian também veem o pai todas as quintas de manhã. Nas férias de julho, os netos do petista passaram a integrar a comitiva.

Desde que foi preso, há três meses, o ex-presidente vem tentando manter uma rotina disciplinada, com leituras e exercícios. Mas, com frequência, ele passa mais tempo assistindo à TV, como ocorreu na Copa do Mundo. Lula viu praticamente todos os jogos. Nos do Brasil, vestia uma camiseta amarela. Ele lamentou a eliminação do Brasil pela Bélgica e não deixou de palpitar com um de seus visitantes sobre as causas da derrota. “Com a saída do Casemiro do time, o Tite ficou sem quem colocar no meio-campo”, disse. Mas não deixou de criticar o técnico brasileiro. “No intervalo do jogo, ele tinha de ter feito as mudanças na equipe.” Sobre o desempenho de Neymar na Copa, criticado mundialmente pelas sucessivas quedas em campo, comentou que faltou “orientação” ao jogador.

Os advogados Sepúlveda Pertence (à esq.) e Cristiano Zanin têm divergido sobre a condução da defesa do ex-presidente – Mateus Bonomi / Agência O Globo

Nos finais de semana, Lula costuma se render ao programa Domingão do Faustão. No domingo em que aconteceram as idas e vindas dos juízes em relação ao pedido de soltura impetrado pelos deputados do PT, Lula, descrente sobre sair da cela, passou a tarde de moletom assistindo ao “Show dos Famosos”, um dos quadros do programa dominical. No dia seguinte ao imbróglio jurídico em torno de sua libertação, que havia sido autorizada pelo desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, os comentários do ex-presidente se dividiam entre elogios à apresentação do ator Silvero Pereira, que interpretou a canção “Non, je ne regrette rien”, da francesa Édith Piaf, no Domingão do Faustão e a celebração do desgaste que, na visão dos petistas, o impasse causou ao juiz Sergio Moro.

O bom humor de Lula na cadeia chama a atenção. Por volta das 7 horas, quando chega o café da manhã — pão com manteiga, suco e café —, ele recebe os agentes da Polícia Federal com bermudão do Corinthians aos risos e com piadas. Há quem se surpreenda, achando que se trata de desfaçatez. Outros, de resiliência. Nos dias frios de inverno em Curitiba, Lula substituiu o traje por um pijama de manga comprida e pelo moletom cinza com o qual costuma passar o dia. Como o vaivém de advogados na cela do ex-presidente é intenso, a porta fica destrancada. A cela só é chaveada à noite e nos finais de semana.

Alvo de ironias nas redes sociais depois que o PT divulgou que ele lera 21 livros em dois meses de prisão, Lula tem dedicado de fato a maior parte das horas em que está sozinho à leitura, segundo policiais com quem comenta trechos dos livros que lê. O ex-presidente fez para seus carcereiros explanações sobre O amor nos tempos do cólera, do colombiano Gabriel García Márquez, e clássicos do russo Fiódor Dostoiévski. “Ele faz as leituras e interpreta os textos com bastante coerência”, disse um servidor da sede da PF em Curitiba. Lula intercala livros densos com outros mais leves, de contos e poesias, como A poeira e a estrada, do cantor e compositor pernambucano Maciel Melo, a quem o ex-presidente enviou uma carta. “Jamais imaginei que, estando numa solitária da Polícia Federal em Curitiba, pudesse ganhar seu livro de presente”, escreveu Lula.

“Solitária” é o termo usado por Lula para se referir a sua cela nos finais de semana em que fica sem comunicação com ninguém. Os defensores do ex-presidente estão tentando na Justiça uma permissão para que ele receba advogados no sábado e no domingo, mas até agora não tiveram sucesso. Os advogados alegam que o ex-presidente está recebendo um tratamento distinto dos demais presos da PF em Curitiba, que podem conviver entre si. O ex-ministro Antonio Palocci e o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, por exemplo, dividem três celas da custódia no primeiro andar do edifício.

A cela que Lula chama de solitária tem mais conforto que as demais, por se tratar de um cômodo localizado no quarto andar da sede da PF em Curitiba, adaptado para recebê-lo. O local, antes destinado a abrigar agentes em missão na capital paranaense, foi reformado. Tem, além de banheiro privativo, uma cama de solteiro, um móvel com uma TV de tela plana comprada por um advogado, a mesa quadrada com quatro cadeiras onde ele faz reuniões, um armário e uma esteira para exercícios físicos. Inicialmente, a Justiça não queria liberar o equipamento de ginástica, mas cedeu após a defesa argumentar que Lula é hipertenso e precisa se exercitar.

O ex-presidente passa cerca de uma hora por dia na esteira, onde caminha em média 6 quilômetros. Nos dias em que está mais disposto, intercala três minutos de caminhada com um minuto de corrida leve. Nestes três meses de prisão, Lula emagreceu mais de 5 quilos. Além dos exercícios físicos, ele deixou de jantar. Sua última refeição é uma salada às 19 horas, geralmente levada por um advogado. A ginástica não é uma novidade na rotina de Lula. Desde que ele se recuperou de um câncer na laringe, em 2012, malhava diariamente na academia do São Bernardo Futebol Esporte Clube, no ABC Paulista.

À noite, quando está sozinho, Lula costuma conectar na televisão um dos pen drives com músicas que recebe dos amigos e ouve as canções até a meia-noite. Segundo amigos, a trilha sonora é diversificada. Inclui Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola e Gilberto Gil e até alguma música clássica.

Leia mais: https://epoca.globo.com/no-bunker-de-lula-ex-presidente-recebe-bispo-pai-de-santo-na-prisao-22902854#ixzz5LonI96ZJ
stest

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.