FOTOS IMAGENS-‘Ninguém queira passar o que passamos’, diz mulher de paciente com Covid-19 levado a hospital em caçamba de caminhonete em SC


 


Paciente com Covid foi transferido na caçamba de uma caminhonete em Chapecó-SC

00:00/00:59

Paciente com Covid foi transferido na caçamba de uma caminhonete em Chapecó-SC

Lúcia Viera acompanhou o marido, Altair Gonçalves Pereira, de 41 anos, na caçamba de uma caminhonete até o hospital em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na segunda-feira (22). Com diagnóstico de Covid-19, ele estava com dificuldades de respirar e foi levado com um cilindro de oxigênio comprado pela própria família. O cabelereiro segue internado na enfermaria do Hospital Regional com quadro estável.

“Ninguém queira passar o que nós passamos naquele momento ali, vendo ele passar mal e não ter uma ambulância para socorrer”, disse a mulher.

 

Segundo Lúcia, Altair foi levado até o posto de saúde justamente por causa da dificuldade de respirar, após piora no quadro de saúde. Ele foi diagnosticado com coronavírus há cerca de uma semana e estava em casa.

Paciente com Covid-19 é levado na caçamba de carro para hospital em Chapecó (SC) — Foto: Amanda Tomasi/Reprodução

Paciente com Covid-19 é levado na caçamba de carro para hospital em Chapecó (SC) — Foto: Amanda Tomasi/Reprodução

No posto de saúde, o médico pediu que o homem fosse transferido para o Hospital Regional do Oeste. No entanto, após duas horas de espera, a ambulância solicitada não chegou, segundo a família, que resolveu voltar para casa e improvisou a transferência. Como o oxigênio não coube dentro do carro, ele foi na carroceria.

“Chegamos em casa e veio a irmã dele com a caminhonete, que foi o nosso socorro. Tentamos levar ele sem o oxigênio, mas tivemos que voltar, porque faltou ar e ele disse que não ia aguentar. Colocamos um colchão em cima da caminhonete e conseguimos chegar até lá [hospital] com ele para socorrer”, disse Lúcia.

 

A prefeitura de Chapecó informou que era necessário abrir uma vaga e que durante a tentativa de transferência com ambulância, a família decidiu levar o paciente.

Paciente com tubo de oxigênio é transportado em caminhonete em Chapecó

00:00/03:07

Paciente com tubo de oxigênio é transportado em caminhonete em Chapecó

O cilindro de oxigênio que aparece na imagem foi comprado pela família de Altair. A assessoria do Hospital Regional do Oeste, informou que não passa o estado de saúde dos pacientes, mas confirmou que o homem está internado na unidade. Segundo a mulher, Altair está sob cuidados médicos e se recuperando.

Aumento do uso de oxigênio em SC

 

Os hospitais em Santa Catarina ainda não registraram desabastecimento de oxigênio, mas alertam que a crescente demanda pode prejudicar os estoques no estado. Isso porque, grande parte dos pacientes com Covid-19 que dão entrada nas enfermarias precisam utilizar oxigênio: Quanto mais grave é a situação, mais insumo a pessoa terá que utilizar, segundo especialistas (veja no vídeo abaixo).

Unidades de Saúde alertam para possível alta na demanda de cilindros de oxigênio para pacientes em SC

–:–/–:–

Unidades de Saúde alertam para possível alta na demanda de cilindros de oxigênio para pacientes em SC

Há alerta também para possível falta de usados na intubação de quem está em situação mais grave. Com o estoque dos hospitais em baixa, o Estado pediu apoio ao Ministério da Saúde. O Ministério Público e o Tribunal de Contas também recomendaram que o Governo tome providências para evitar a falta de oxigênio e garantir o atendimento.

Na Unidade de Pronto Atendimento de São José, na Grande Florianópolis, o estoque de oxigênio previsto para durar doze dias, em razão da alta demanda, foi consumido em quatro horas por pacientes que esperavam uma transferência.

“Nós estamos acompanhado e monitorado as últimas 24 horas, 48 horas. E a gente [percebe] que reduziu o número de pacientes que chegam com a sua saturação baixa e necessitando de oxigênio”, observou a Secretária de Saúde de São José, Simara Simioni.

 

No Hospital Regional de Biguaçu, na Grande Florianópolis, o alto consumo também tem preocupado a administração da unidade.

“Já teve uma conversa com a empresa que presta serviço para nós. Eles vinham uma vez a cada quinze dias, [agora] estão vindo uma vez por semana fazer o abastecimento de oxigênio”, disse o diretor do Hospital Regional de Biguaçu, Marcio Sottana.

 

Alta no consumo de oxigênio por pacientes preocupa unidades de saúde de SC — Foto: NSC TV/Reprodução

Já o hospital Celso Ramos, em Florianópolis, fez a solicitação de novos cilindros no começo do ano. A administração da unidade enviou para o governo do estado na segunda-feira (21) um documento mostrando a preocupação da unidade com a quantidade de cilindros disponíveis, “diante do cenário que estamos acompanhando a falta de oxigênio (cilindros) em outras unidades hospitalares, já estamos considerando a nossa solicitação de incremento insuficiente, pois se continuar o aumento exponencial de pacientes internados com Covid-19 em nossa unidade, vislumbramos um possível colapso no atendimento de pacientes, acarretando o risco de óbitos caso não anteciparmos uma solução imediata”, diz o ofício.

Mesmo com o risco de desabastecimento descartado pelas empresas que comercializam o produto, alguns efeitos apareceram: A UPA de São José, teve que trocar uma válvula do sistema de gases, em função do uso excessivo.

Já o Hospital Florianópolis registrou “um superaquecimento no sistema de gases na última sexta-feira (19). Como medida de segurança, a empresa de manutenção vetou o aumento do número de leitos até que seja emitido um laudo técnico e realizados as substituições necessárias.”

Alta de 25% na Grande Florianópolis

 

Os hospitais e UPAs compram oxigênio de empresas privadas, que são responsáveis pelo reabastecimento dos tanques do sistema de gases ou pela troca dos cilindros. A principal empresa que fornece o insumo para os hospitais da Grande Florianópolis, informou para a equipe da NSC TV que nas últimas semanas, registrou um aumento de 25% no consumo do produto na região. Segundo a entidade, a Secretaria de Saúde foi avisada do aumento.

Empresa que abastece a Grande Florianópolis registrou aumento de 25% no consumo de oxigênio — Foto: NSC TV/Reprodução

VÍDEOS: Mais assistidos do G1 SC nos últimos 7 dias

 

200 vídeos

PM trans de SC aguarda ter identidade reconhecida pela corporação para voltar às ruas

Gêmea Sofia conta sobre o que espera após cirurgia de readequação de sexoPoliciais fazem doações para família flagrada em mudança irregular no Oeste de SC

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Veja também

Meio Dia Paraná – Foz do Iguaçu

Criança é encontrada amarrada em Paranavaí

A mãe disse que amarrou o filho de 5 anos para ele não ficar na rua.

24 de fev de 2021 às 13:22

PróximoTraficantes de várias favelas aparecem em vídeo fardados e unidos contra milicianos; caso é investigado pela polícia
Mais do G1
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.