FOTOS IMAGENS-‘Não consigo tirar os gritos e pedidos de socorro da cabeça’, diz funcionária que estava na creche durante ataque em SC


Larissa conta que não viu quando o jovem chegou na creche pois estava acordando as crianças que iriam fazer um lanche. Segundo ela, naquele dia o almoço das crianças, servido no meio da manhã, atrasou e, por isso, as crianças estavam separadas em salas e não reunidas no refeitório. "Logo após iria prepará-los para o almoço, a Mirla [Renner, uma das vítimas] estava ajeitando tudo do lado de fora da sala, servindo os pratos", contou Larissa.

O jovem chegou na creche de bicicleta sem levantar suspeitas e estava muito calmo, segundo Larissa. Ela conta que a professora Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, perguntou o que o jovem queria. Neste momento ela foi ferida com golpes de facão.

Quando Keli gritou e correu para uma das salas, as demais professoras conseguiram se trancar nas outras salas com as crianças. Mas o autor do ataque acabou ainda ferindo também a agente educacional Mirla e quatro crianças menores de 2 anos. Apenas uma criança sobreviveu.

"Os momentos foram de pânico, medo. Depois veio um sentimento de incapacidade, de não poder e não ter conseguido fazer mais por eles", lamentou Larissa.

 

Ela relatou que o autor do ataque a viu. "Veio até a minha direção calmo, caminhando! Mas quando resolvi fugir para chamar ajuda, ele fez a volta e entrou na minha sala. Eu já estava na rua gritando por socorro", disse.

"Quando saí portão afora, a primeira coisa que fiz foi ligar para o 193. Quando ouvi os gritos dos homens que entraram para contê-lo [autor], a primeira coisa que fiz foi correr até a sala para ver eles, onde tive a pior das minhas visões", detalha.

 

áudio com a ligação dela mostra o desespero no momento do ataque. Ela pediu ajuda aos bombeiros, que enviaram equipes para o local.

Carinho com as crianças

 

Ela conhecia as crianças que foram vítimas do ataque e lembra das características de cada um com muito carinho.

Sarah Luiza Mahle Sehn, Murilo Massing e Anna Bela Fernandes de Barros foram assassinados em atentado em creche de Saudades (SC) de 1 ano e 8 meses   — Foto: Reprodução/NSC TV

Sarah Luiza Mahle Sehn, Murilo Massing e Anna Bela Fernandes de Barros foram assassinados em atentado em creche de Saudades (SC) de 1 ano e 8 meses — Foto: Reprodução/NSC TV

Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.

"A Anna Bela sempre foi agitada, alegre, inquieta. Anninha furacão, como nós a chamávamos. Linda, olhos azuis, cabelos cacheados", diz.

 

Uma tia disse ao G1 que ela era conhecida pelo carisma e simpatia. Segundo o pai, a família esta desolada. "Buraco no peito"', desabafou.

Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses

"O Murilo, alegre, gênio forte. Adorava bichos. Bois, então, eram os seus favoritos, andava com um debaixo de cada braço. Eu o beijava muito, todos os dias. Ele sempre dizia 'não beijo, Issa'. Issa era como ele sempre me chamava", relatou sobre o menino.

 

Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses

"A Sarah sempre foi tranquila, uma das que mais tinha desenvolvimento na fala, então conversamos muito. Ela contava dos almoços na casa da vovó Sehn. Que comia galinha, arroz e feijão, e adorava o retorno para casa, pois o seu papai vinha lhe buscar de ônibus 'amalelo' como ela falava todos os dias", relembra.

 

avô de Sarah falou ao G1 sobre os almoços diários com a neta e de quanto a avó, sua mulher, assim como a bisavó da menina, além da mãe, estão abaladas.

Apoio psicológico

 

Segundo Larissa, as professoras e as famílias estão recebendo apoio psicológico. Para ela, dormir tem sido difícil e o retorno ao local deve também ser uma dificuldades. Ne sexta-feira (7), a prefeitura anunciou que as aulas ficam suspensas até 14 de maio.

"Voltar a trabalhar agora é um pensamento muito distante. É tão difícil pensar em voltar à Aquarela, passa todo o filme de novo em nossa cabeça, apesar de tentar focar sempre que crianças ficaram, crianças estão por vir e elas precisam de nós. Mas é difícil", resumiu.

 

Larissa falou também sobre o fato de Saudades ser um município pacato, com pouco crimes e de não haver segurança na unidade infantil. A prefeitura diz que pediu reforço policial na cidade, incluindo nas escolas.

"Jamais alguém imaginou algo como isso em nossa cidade, onde acontece um assalto a casa 10, 15 anos. A gente conhece todo mundo, sabe da vida e do modo que cada um vive. Era algo sem cabimento de acontecer na região, ainda mais na nossa cidade", disse.

 

Estado de saúde

 

O único sobrevivente do atingido durante o ataque segue internado no Hospital da Criança de Chapecó. O bebê de 1 ano e 8 meses também não tem previsão de alta, mas se recupera dos ferimentos, apresentou melhoras e tem quadro de saúde estável. Ele passou por procedimentos cirúrgicos no pescoço, tórax, abdômen e pernas, conforme o hospital.

Bebê ferido no ataque a creche em Saudades segue em recuperação

--:--/--:--

Bebê ferido no ataque a creche em Saudades segue em recuperação

O autor do ataque deixou a unidade de terapia intensiva (UTI) nesta sexta-feira (7) e segue internado, agora, num leito de enfermaria. Ele ainda deve ser interrogado pela polícia, que tenta descobrir a motivação do crime. Ele está no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, cidade a cerca de 60 quilômetros de Saudades. Segundo o boletim médico da noite desta sexta-feira, ele não está mais sedado.

Investigação

 

Quase 20 testemunhas já foram ouvidas pelo delegado Jerônimo Marçal Ferreira, que está responsável pelas investigações. Na quinta, o delegado afirmou que ouviria o jovem de 18 anos assim que o estado de saúde dele permitir.

Polícia ouve 17 testemunhas e quer interrogar autor do ataque a creche de Saudades

00:00/01:51

Polícia ouve 17 testemunhas e quer interrogar autor do ataque a creche de Saudades

A Polícia Civil está analisando os dois computadores e um pen drive encontrados na casa do homem apontado como autor do ataque. A autorização para investigar os dispositivos foi obtida pela Justiça na quarta-feira (5).

Estão sendo investigados e-mails, mensagens trocadas e outras interações que o jovem possa ter feito em redes sociais e fóruns.

Na quarta, o delegado confirmou o indiciamento do autor por cinco homicídios triplamente qualificados, além de uma tentativa de homicídio contra a criança ferida. As qualificadoras dos crimes são: motivo torpe, utilização de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e a utilização de meio cruel.

Na quarta a Justiça negou o pedido de exame de sanidade mental do autor. O motivo da negativa foi o atual estado de saúde do agressor. Após manifestação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Justiça catarinense decretou a conversão da prisão flagrante em preventiva.

Na casa do homem, os agentes encontraram também R$ 11 mil em espécie e duas embalagens de facas novas. O dinheiro era proveniente de salários que o assassino guardava. Ele trabalha em uma empresa de produção de roupas.

Ninguém da família do homem de 18 anos suspeitava que ele planejava crime, segundo a polícia. O autor não tinha antecedentes criminais e era descrito como quieto pela comunidade.

Arma que foi apreendida e irá passar por perícia no IGP — Foto: Jornal e TV A Sua Voz, reprodução

  • Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, era professora e dava aulas na unidade havia cerca de 10 anos
  • Mirla Renner, de 20 anos, era agente educacional na escola
  • Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses
  • Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses
  • Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.

 

Velório e enterro foram coletivos em Saudades na quarta-feira (5) — Foto: Sirli Freitas/ NSC TV

Velório e enterro foram coletivos em Saudades na quarta-feira (5) — Foto: Sirli Freitas/ NSC TV

  • Um homem de 18 anos invadiu a escola Aquarela com duas facas às 10h de terça (4).
  • A creche fica na cidade de Saudades (SC), 600km de Florianópolis, e atende crianças de 6 meses a 2 anos.
  • 20 crianças estavam no local sob os cuidados de 5 professoras.
  • A primeira pessoa que o assassino atacou foi a professora Keli Adriane Aniecevski. Mesmo ferida, ela correu para uma sala, onde estavam quatro crianças e a agente educativa Mirla Renner, de 20 anos.
  • O homem chegou até a sala e continuou os ataques, matando Keli e três crianças. Mirla chegou a ser socorrida, mas não resistiu.
  • Todas as vítimas foram atingidas com, pelo menos, cinco golpes de facão.
  • O assassino tentou entrar em todas as salas da creche, mas professoras conseguiram se trancar e proteger as crianças.
  • Na casa do assassino, a polícia encontrou R$ 11 mil e duas embalagens de facas novas.
  • O velório e o sepultamento das cinco vítimas foram coletivos.
  • O homem foi autuado em flagrante por cinco homicídios triplamente qualificados, além de uma tentativa de homicídio contra a criança que foi ferida.
  • A Justiça de Santa Catarina converteu a prisão em flagrante do autor para prisão preventiva.

 

Jovem invade escola e ataca alunos e professores em SC — Foto: Arte/G1

Jovem invade escola e ataca alunos e professores em SC — Foto: Arte/G1

VÍDEOS: Ataque a creche deixa mortos no Oeste de Santa Catarina

 

33 vídeos

Veja as notícias do Estado no G1 SC

Veja também

RJ2

Polícia Civil divulga nomes dos mortos no Jacarezinho

Segundo a polícia, foram 27 mortos além do policial civil André Frias; destes, 3 haviam sido denunciados pelo MP. Registros de ocorrência apontam confrontos em 10 localidades.

8 de mai de 2021 às 19:21

PróximoConheça o Boi 777, criado a partir tecnologias que estimulam ganho de peso
Mais do G1

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.