FOTOS IMAGENS-Moro diz que blogueiro confirmou à PF ter avisado assessor de Lula sobre condução coercitiva


Tramita na Justiça Federal do Paraná processo sobre vazamento de ação da Lava Jato. Advogado de blogueiro diz que ‘vazamento’ é distorção acusatória.


Sérgio Moro diz que blogueiro Eduardo Guimarães alertou assessor de Lula sobre buscas

O juiz federal Sérgio Moro afirmou que o blogueiro Carlos Eduardo Guimarães, autor do Blog da Cidadania, confirmou à Polícia Federal (PF) que avisou um assessor de Luiz Inácio Lula da Silva que o ex-presidente seria alvo de condução coercitiva.

A informação consta em um despacho publicado nesta quinta-feira (23) no processo que tramita na Justiça Federal do Paraná para investigar o possível vazamento da ação policial.

Lula foi levado para depor coercitivamente durante a 24ª fase da Lava Jato em março de 2016. Ele estava no seu apartamento em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, e foi ouvido no Aeroporto de Congonhas. O ex-presidente responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com a força-tarefa da Lava Jato, Lula recebeu como forma de propina por contratos da OAS na Petrobras um apartamento triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, e pagamento dos custos com armazenamento de bens. O ex-presidente nega as acusações.

“(…) Revelou, de pronto, ao ser indagado pela autoridade policial e sem qualquer espécie de coação, quem seria a sua fonte de informação acerca da quebra do sigilo fiscal de Luiz Inácio Lula da Silva e associados. Um verdadeiro jornalista não revelaria jamais sua fonte. Confirmou ainda que não só divulgou a informação em seu blog, mas antes comunicou-a a assessor do investigado”, relatou o juiz.

O nome do assessor não consta no despacho desta quinta.

De acordo com o juiz federal, o objetivo da investigação não era identificar a fonte da informação do blog porque esta já foi identificada. A proposta, ainda conforme Moro, o intuito é, principalmente, apurar a possível comunicação ao investigado.

A Polícia Federal afirma que a informação sobre a condução coercitiva do ex-presidente Lula partiu de uma auditora da Receita Federal que a repassou para um jornalista ligado a Eduardo Guimarães.

A Receita Federal informou à Justiça que removeu a auditora do Escritório de Pesquisa e Investigação da 9ª Região Fiscal, que fica no Paraná, para a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Curitiba.

O blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, alvo de um mandado de condução coercitiva, deixa a sede da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)O blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, alvo de um mandado de condução coercitiva, deixa a sede da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, alvo de um mandado de condução coercitiva, deixa a sede da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O que diz a defesa

O advogado Fernando Hideo, que representa o blogueiro, considera ilegais as medidas praticadas contra Carlos Eduardo Guimarães. “Sobre o tal ‘vazamento’, é uma distorção acusatória sobre a obrigação ética jornalística de verificar a procedência da informação recebida. O próprio Eduardo narra em seu blog que foi checar a veracidade das informações com o Instituto Lula”, diz trecho da nota divulgada pelo advogado.

“A Polícia Federal já tinha nomes de pessoas suspeitas e investigadas. Mas a própria busca e apreensão do notebook e celulares do Eduardo demonstra que eles estavam em busca de provas, violando o sigilo de fonte constitucionalmente assegurado.

Sobre o tal “vazamento”, é uma distorção acusatória sobre a obrigação ética jornalística de verificar a procedência da informação recebida.

O próprio Eduardo narra em seu blog que foi checar a veracidade das informações com o Instituto Lula:

“Contudo, o Blog, antes de qualquer coisa, passou a informação ao Instituto Lula, que considerou indubitável a veracidade da lista de pessoas e empresas que tiveram seu sigilo quebrado porque há informações, ali, que eram de conhecimento exclusivo da família do ex-presidente.” (http://www.blogdacidadania.com.br/2016/02/lava-jato-preve-busca-e-apreensao-em-imoveis-de-lula-e-familia/)

Portanto, se o objetivo era esse, bastava a leitura do blog. Isso demonstra sobretudo a ilegalidade das medidas praticadas contra o Eduardo.”

Críticas

A medida provocou reação da Federação Nacional dos Jornalistas e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. As duas entidades declararam que a Polícia Federal desrespeita o sigilo de fonte de Guimarães, garantido pela Constituição, e ataca a liberdade de imprensa e de expressão do blogueiro, num precedente que coloca em risco um dos mais importantes princípios do jornalismo: garantir o direito da população à informação.

Moro discorreu sobre o assunto. Disse que a avaliação do conteúdo do Blog da Cidadania levou à conclusão de que o blog “não seria eminentemente jornalístico”. O juiz afirmou também que a definição de jornalista e a extensão do sigilo de fonte são conceitos normativos sujeitos à interpretação do aplicador da lei, no caso o julgador.

“(…) Então o investigado Carlos Eduardo Cairo Guimarães não exerceria a profissão de jornalista, utilizando o blog somente para permitir exercício de sua própria liberdade de expressão e veicular propaganda político partidária. Embora a liberdade de expressão e as preferências partidárias devam ser respeitadas, não abrangem elas sigilo de fonte”, argumentou o juiz.

Ainda segundo Moro, na oitiva com a Polícia Federal, Guimarães qualificou-se como “representante comercial” e não como jornalista.

O juiz declarou que não é intenção dele e das demais autoridades envolvidas na investigação colocar em risco a liberdade de imprensa e o sigilo de fonte. Neste sentido, ele diz ser o caso de rever o delimitar o objeto do processo.

Ele determina que a investigação em relação às condutas de violação do sigilo funcional pelo agente público envolvido deve continuar, assim como o suposto embaraço à investigação pela comunicação da condução coercitiva. “Já que esta conduta não está, em princípio, protegida juridicamente pela liberdade de imprensa”, pontou Moro.

O nome da fonte do blogueiro deve ser mantido em sigilo, de acordo com Sérgio Moro.

Quer saber mais notícias do estado? Acesse G1 Paraná.

445
COMENTÁRIOS
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.