FOTOS IMAGENS-‘Moa’ está entre mais de 50 mortos em rebelião no Compaj, diz SSP-AM


img_6960

 

‘Moa’ está entre mais de 50 mortos em rebelião no Compaj, diz SSP-AM

Disputa entre duas facções criminosas teria motivado rebelião.
Rebelião ocorreu no Compaj e 12 pessoas foram feitas reféns.

Adneison SeverianoDo G1 AM

Moa é suspeito de morte de traficante (Foto: Luis Henrique Oliveira/G1 AM)Moa era apontado como integrante de grupo que matava para exibir mortes na TV e teve participação de deputado (Foto: Luis Henrique Oliveira)

O ex-policial militar Moacir Jorge Pessoa da Costa, mais conhecido com “Moa”, foi um dos mais de 50 mortos durante a rebelião mais violenta do sistema penitenciário do Amazonas. A morte de “Moa” foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O ex-PM teve envolvimento no caso do ex-deputado Wallace Souza, cassado e preso em outubro de 2009 por suspeita de encomendar mortes para exibi-las na televisão.

Os detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) iniciaram rebelião na tarde de domingo (1º) e mantiveram agentes penitenciários reféns durante mais de 17h. A unidade prisional fica localizada no KM 8 da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista/RR.

O secretário titular da SSP-AM, Sérgio Fontes, confirmou na manhã desta segunda-feira (2) que “Moa” foi executado pelos presos durante rebelião iniciada por duas facções criminosas que atuam no sistema prisional no estado.

Moacir Jorge Pessoa da Costa integrava uma suposta organização criminosa comandada pelo ex-deputado estadual Wallace Souza. “Moa” foi acusado de vários crimes e estava preso no Compaj cumprindo pena por homicídio.

Carro do IML chega a unidade prisional  (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)Carro do IML chega a unidade prisional (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)

“Moa” era apontado como cúmplice do ex-deputado Wallace Souza, cassado e preso em outubro de 2009 por suspeita de encomendar mortes para exibi-las na televisão, e por suspeita de comandar uma organização criminosa no Amazonas. Ele também era suspeito de formação de quadrilha, posse ilegal de arma e associação para o tráfico de drogas. Wallace morreu em 2010, vítima de uma parada cardíaca. Ele sofria de ascite (barriga d’água) em grau elevado.

Entenda o caso
O motim iniciou na tarde do domingo (1º) e terminou na manhã de segunda-feira depois de mais de 17h. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), trata-se de uma possível briga entre facções. Há informação de que houve fuga de detentos, mas o número não foi divulgado.

A movimentação no presídio começou ainda no início da tarde de domingo. De acordo com informações da SSP, os corpos de seis pessoas – ainda não identificadas – foram jogados para fora do presídio, sem as cabeças.

Foram mantidos reféns 12 agentes carcerários. Outros funcionários que estavam na unidade prisional conseguiram escapar. Presos também foram feitos reféns, mas não há precisão em números.

Dezenas de pessoas foram para a porta do presídio aguardar informações de parentes presos. Alguns familiares também compareceram à sede do Instituto Médico Legal (IML), na Zona Norte de Manaus, para buscar novidades. Entretanto, a entrada de parentes e de jornalistas no local foi proibida.

tópicos:

1/5 - (1 vote)



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.