FOTOS IMAGENS-Juiz e médico da Bahia vão oficializar união: ‘É sempre difícil se assumir gay’


8d830160-dc8b-4bd7-b681-bedbfe25254f

Mário, de pé e e Alexandre, sentado em viagem à Mendoza, na Argentina (Foto: Arquivo Pessoal)Mário (em pé) e Alexandre em viagem à Mendoza, na Argentina (Foto: Arquivo Pessoal)

Após 12 anos de relacionamento, o juiz de 43 anos, Mário Soares Caymmi Gomes e o médico, de 37 anos, Alexandre de Moura Lima resolveram oficializar união. O casal se conheceu pela internet e já chegou a ficar um ano separado, pois Alexandre ficou com receio da opinião da família.

“Nos encantamos mutuamente desde então [que se conheceram pela internet]. Há uma diferença essencial na personalidade de cada um que nos complementa: eu tenho um gênio forte e por vezes ríspido, enquanto Alexandre é doce e terno, e odeia conflitos. Fomos feitos um para o outro”, revela o juiz. Mário já teve um relacionamento de 15 anos com uma mulher. Após a separação, ele assumiu a homossexualidade e, um ano depois, começou a namorar com Alexandre.

Alexandre e Mário em Savannah, nos EUA (Foto: Arquivo Pessoal)Alexandre e Mário em Savannah, nos EUA
(Foto: Arquivo Pessoal)

“É sempre muito difícil para alguém se assumir gay, assim, perante a sociedade. Existe toda uma trajetória de sofrimento, questionamento e negação até a aceitação plena de quem se é. Vimos [Mário e Alexandre] que o sentimento que nos unia era mais forte do que qualquer preconceito ou medo, e desde então estamos juntos, vivendo sob o mesmo teto há cerca de 6 anos”, conta Gomes.

No Judiciário, Mário diz ter presenciado, ao longo da carreira, muitos casos de embates judiciais entre familiares e companheiro de uma das partes em caso de morte. “Até então, o direito não era garantido. Felizmente, isso mudou”, destacou.

Mário também opina sobre a homossexualidade com relação ao profissional do Poder Judiciário. “Não conheço nenhum [juiz] auto-declarado gay. Apesar de ser um Poder liberal no país, os integrantes são conservadores”, disse. Gomes destaca ainda a importância do reconhecimento do casamento homoafetivo no Brasil, a partir de decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011. No entender da Corte, casais gays devem desfrutar de direitos semelhantes aos de pares heterossexuais, como pensões, aposentadorias e inclusão em planos de saúde.

“As diferenças não podem ser negadas e precisam ser aceitas por toda a sociedade. O casamento é o resultado do amor existente entre duas pessoas. Esperamos que esta nossa iniciativa, de certa forma, sirva para que muitas outras pessoas se sintam representadas”, afirmou o juiz. Um dos planos de Mário e Alexandre é futuramente adotar uma criança. “Nossa união é para isso também, para que possamos adotar uma criança. Vamos formar uma família”, afirma.

Casal em Santorini, na Grécia (Foto: Arquivo Pessoal)Casal em Santorini, na Grécia
(Foto: Arquivo Pessoal)

Casamento
De acordo com Mário, o tema do casamento será inspirado na Índia. Eles ainda não conhecem o país, mas o juiz diz que ele e o companheiro sempre se identificaram a cultura indiana.

“A alegria nas cores e nos deuses, sempre cheios de mistério e história, nos encanta”, diz. Segundo Mário, foram encomendados roupas da cerimônia via internet, desde fevereiro deste ano.

O casamento será realizado em um hotel de Salvador, no final do dia. Segundo o casal, a hora escolhida é uma forma de coincidir com o pôr do sol que, para eles, significa o “horário de mudança da luz para as trevas, e de bênçãos aos amantes”. A lua de mel será realizada na Tailândia, para onde eles retornarão pela segunda vez à ilha de Krabi e, em seguida, nas Maldivas. “Adoramos viajar e já conhecemos vários países”, conclui Mário.

Mário e Alexandre no Fiordes Noruegueses (Foto: Arquivo Pessoal)Mário e Alexandre no Fiordes Noruegueses (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.