FOTOS IMAGENS-jovem que perdeu couro cabeludo em kart comemora evolução: ‘sinto até minha cabeça coçar’ Um mês depois de acidente n


Um mês depois de perder o couro cabeludo em um acidente de kart no Recife, Débora Dantas de Oliveira comemora a evolução apresentada no Hospital Especializado, em Ribeirão Preto (SP), em um vídeo obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo.

“Estou assim muito bem, eu já sinto até minha cabeça coçar de vez em quando, eu estou muito feliz, porque estou viva, estou bem, da melhor forma possível”, diz.

Depois de realizar um transplante de pele e músculo, entre os vários procedimentos até o momento, o centro hospitalar confirmou que a jovem, há mais de uma semana liberada da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para permanecer no quarto, deve receber alta para visitar a família no Pernambuco até o fim de setembro.

Segundo boletim médico divulgado na quarta-feira (11), ela apresenta boa evolução clínica e não houve intercorrências.

No vídeo, Débora agradece as mensagens de apoio que tem recebido, inclusive de fora do país por conta da repercussão do caso, e diz sentir que a preocupação das pessoas é verdadeira.

Débora Dantas de Oliveira ao lado do namorado Eduardo Tumajan, no Hospital Especializado de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTVDébora Dantas de Oliveira ao lado do namorado Eduardo Tumajan, no Hospital Especializado de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

Débora Dantas de Oliveira ao lado do namorado Eduardo Tumajan, no Hospital Especializado de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

“Mensagens chegam, mensagens de carinho de brasileiros que estão em outro país, é muito bonito. Eu fico muito feliz, eu não sou muito de mexer no celular, mas eu sempre tento estar lendo as mensagens, estar tentando responder as pessoas, porque é importante pra gente que elas saibam que eu estou bem”, afirma.

A jovem, que tem o sonho de fazer medicina, também conta que, no período em que tem permanecido no hospital, tem aproveitado para estudar. “Estou estudando bastante, que a gente não pode desistir de estudar jamais, primeira coisa que eu aprendi foi: acredite em si que tudo que a gente quer a gente começa a conseguir quanto a gente acredita que a gente pode, é o primeiro passo.”

Ao relembrar do acidente no Recife, Débora afirma que algo pior poderia ter acontecido e, por isso, se sente agradecida. “Fui ajudada, protegida, a gente conseguiu sair de uma situação muito difícil pra conseguir estar aqui hoje, eu andando, conversando tranquilamente, é isso que me deixa mais satisfeita”, diz.

Por fim, a jovem demonstra otimismo com o que há por vir após a série de procedimentos cirúrgicos que ainda terá que fazer antes de retomar a vida e que acreditar em si tem sido o que ela tem feito desde o dia do acidente. “Daqui a pouco estou por aí de novo pulando, tirando foto.”

A jovem Débora Dantas de Oliveira e o namorado, em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTVA jovem Débora Dantas de Oliveira e o namorado, em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

A jovem Débora Dantas de Oliveira e o namorado, em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

Desde que chegou a Ribeirão Preto, em 18 de agosto, Débora já foi submetida a diferentes procedimentos que visam reconstituir os tecidos perdidos em um acidente durante uma corrida de kart, em 11 de agosto.

Além do transplante, a jovem passou por uma cirurgia para reconstrução das pálpebras superiores e parte da testa. Os médicos também precisaram religar artérias e veias, para garantir o fluxo de sangue no local.

Segundo o microcirurgião Alex Fioravanti, antes de ser liberada a viajar para o Pernambuco e visitar a família, nas próximas semanas, Débora deve receber mais curativos na área operada, além de novos enxertos para o músculo das costas transplantado no couro cabeludo.

Ele explica que era preciso dar alguns dias para avaliar o desempenho dos primeiros enxertos colocados na última cirurgia sobre o músculo. Passada a etapa de reconstituição funcional da cabeça, as equipes ainda devem se dedicar a detalhes estéticos.

Desde o acidente, o Walmart informa que tem prestado todo o suporte necessário a Débora. Tanto o transporte dela, quanto do noivo, de Recife para Ribeirão Preto, assim como o tratamento médico particular, estão sendo custeados pela empresa.

Débora Dantas, de 19 anos, sofreu escalpelamento após acidente com kart no Recife — Foto: Acervo pessoalDébora Dantas, de 19 anos, sofreu escalpelamento após acidente com kart no Recife — Foto: Acervo pessoal

Débora Dantas, de 19 anos, sofreu escalpelamento após acidente com kart no Recife — Foto: Acervo pessoal

O acidente

Débora participava de uma corrida de kart com o namorado na tarde de 11 de agosto, em uma pista no estacionamento do Walmart, em Boa Viagem, na zona Sul do Recife, quando o cabelo dela, que era na altura da cintura, soltou da touca e ficou preso no motor.

Em entrevista exclusiva ao Fantástico, Débora relembrou os momentos de tensão que passou na pista, enquanto era socorrida.

A pele foi arrancada desde a altura dos olhos até a nuca da jovem, que foi socorrida pelo namorado e levada ao Hospital da Restauração, na capital pernambucana. Tumajan disse que pegou “o rosto dela na mão”, colocou em uma sacola e correu para levá-la ao hospital.

Pista de kart onde ocorreu o acidente foi periciada pelo Instituto de Criminalística nesta terça-feira (13) — Foto: Isabela Veríssimo/G1Pista de kart onde ocorreu o acidente foi periciada pelo Instituto de Criminalística nesta terça-feira (13) — Foto: Isabela Veríssimo/G1

Pista de kart onde ocorreu o acidente foi periciada pelo Instituto de Criminalística nesta terça-feira (13) — Foto: Isabela Veríssimo/G1

Os médicos conseguiram recuperar e reimplantar 80% da área atingida. Débora ainda passou por outra cirurgia para a retirada de trombos, mas os médicos apontaram o risco de o procedimento não funcionar devido às obstruções em veias e artérias.

No dia 18 de agosto, Débora foi transferida em um avião particular de pequeno porte para Ribeirão Preto. Na mesma noite, os médicos confirmaram que coágulos em veias e artérias prejudicaram o reimplante do couro cabeludo, que precisou ser retirado. O crânio foi coberto com um curativo, que chegou a ser refeito no dia 20.

No dia 22, Débora voltou ao centro cirúrgico. Dessa vez, os médicos reconstruíram as pálpebras superiores e parte da testa. A parti daí, a equipe passou a planejar o transplante de pele e músculo, realizado dois dias depois.

No início de setembro, ela foi liberada da UTI do Hospital Especializado para permanecer no quarto.

Débora Dantas, de 19 anos, sofreu escalpelamento após acidente com kart no Recife — Foto: Acervo pessoalDébora Dantas, de 19 anos, sofreu escalpelamento após acidente com kart no Recife — Foto: Acervo pessoal

Débora Dantas, de 19 anos, sofreu escalpelamento após acidente com kart no Recife — Foto: Acervo pessoal

Veja também

G1 Carros

Salão de Frankfurt: conheça o BMW com pintura que não reflete a luz

BMW Vantablack ainda é um conceito e

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.