FOTOS IMAGENS-Imagens exclusivas mostram momento exato que avião atinge casas em São Paulo



00:00/06:12

Imagens exclusivas mostram momento exato que avião atinge casas em São Paulo

Imagens exclusivas mostram momento exato que avião atinge casas em São Paulo

O Fantástico teve acesso a imagens exclusivas do momento exato em que um avião com dois tripulantes atingiu uma casa em São Paulo e explodiu, na última sexta-feira (30).

O monomotor decolou do aeroporto Campo de Marte com destino a Jundiaí e caiu um minuto depois. De acordo com testemunhas, o avião não conseguiu alcançar a altitude necessária para o vôo e bateu.

O piloto e o copiloto morreram na hora. Doze pessoas que estavam na rua ou nas casas ficaram feridas; cinco continuam internadas.


Avião de pequeno porte atinge residência na região do Aeroporto Campo de Marte em São Paulo — Foto: Andre Penner/APAvião de pequeno porte atinge residência na região do Aeroporto Campo de Marte em São Paulo — Foto: Andre Penner/AP

Avião de pequeno porte atinge residência na região do Aeroporto Campo de Marte em São Paulo — Foto: Andre Penner/AP

Uma menina de oito anos que ficou ferida após a queda de avião próximo ao Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, na sexta-feira (30), recebeu alta do hospital neste domingo (2).

Segundo a assessoria do Hospital Samaritano, a menina recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no sábado (1º), foi encaminhada para a pediatria e deixou o hospital neste domingo. Ela teve algumas queimaduras e se recupera bem. A assessoria não soube informar se a menina estava dentro da casa ou na rua quando o avião caiu.

Além dela, duas pessoas tiveram alta neste sábado. Duas seguem internadas no Hospital Geral da Vila Penteado e uma, no Hospital Municipal do Tatuapé.

O avião que caiu, um monomotor Cessna C-210, prefixo PR-JEE, não tinha caixa-preta e é um dos modelos que mais se acidentam no Brasil. Os dois tripulantes morreram na hora.

Destroços

Os bombeiros retiraram na manhã deste sábado (1º) destroços do avião que caiu na tarde desta sexta-feira (30) na Casa Verde, próximo ao Aeroporto Campo de Marte. As três casas atingidas seguem interditadas pela Defesa Civil por risco de desabamento.

A remoção começou por volta das 10h de durou cerca de uma hora. O Centro de Investiçaão e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi ao local e já começou a investigação para explicar as causas do acidente.

O avião que caiu, um monomotor Cessna C-210, prefixo PR-JEE, não tinha caixa-preta e é um dos modelos que mais se acidentam no Brasil. Os dois tripulantes morreram na hora. Houve ao menos seis feridos e outras cinco pessoas precisaram ser socorridas, mas sem ferimentos.

Dos três feridos que deram entrada no hospital geral da Vila Penteado um teve alta e outros dois continuam internados e o estado deles é estável. Dos dois feridos levados para o Hospital Municipal do Tatuapé, uma mulher teve alta e o homem permanece internado e o estado dele é estável. A menina de oito anos que foi internada no Hospital Samaritano teve alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seu quadro é considerado estável.

A Secretaria da Segurança Pública informou que os corpos dos dois mortos no acidente foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) Central e liberados para as famílias. A identificação foi feita por meio das arcadas dentárias.

Acidente

A aeronave caiu na rua Antonio Nascimento Moura, área residencial perto do Aeroporto Campo de Marte, após decolar em direção a Jundiaí (veja mapa ao final da reportagem) por volta das 16h. O Campo de Marte opera voos executivos e precisou ficar fechado logo após o acidente.

Casas e veículos que estavam na rua onde a aeronave caiu também foram atingidos. O fogo chegou a se alastrar pelo asfalto, após vazar combustível pela rua. (veja vídeo abaixo)

00:00/02:26

Imagens mostram fogo em rua logo após queda de avião de pequeno porte em SP

Imagens mostram fogo em rua logo após queda de avião de pequeno porte em SP

Mortos

De acordo com o tenente André Elias, do Corpo de Bombeiros, os dois corpos foram retirados dos destroços. Eram os tripulantes Guilherme Murback, de 26 anos, e Leonardo Kasuiro Imamura, de 43.

Das outras 11 vítimas, seis eram transeuntes que estavam na rua e foram atingidas por objetos ou destroços do avião no momento da queda. Outras cinco pessoas estavam dentro das casas.

Informações iniciais dos bombeiros apontavam que eram 12 feridos ao todo. No entanto, no início da noite os bombeiros informaram que somente seis pessoas tiveram ferimentos e outras cinco foram socorridas das casas, mas não estavam machucadas.

Aeroporto

Em uma entrevista coletiva na noite desta sexta, o prefeito Bruno Covas (PSDB) falou sobre a intenção de desativar o Aeroporto Campo de Marte.

“A prefeitura já no ano passado havia apresentado a proposta de receber aquele espaço transformar em parque a gente espera agora que o governo eleito possa dar continuidade aquilo que foi combinado com o atual governo que é a vinda gradual daquele espaço para prefeitura e a desativação do aeroporto”, disse.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que está apurando como está o processo de transferência de parte do Campo de Marte para a Prefeitura, com o objetivo de ccriar um parque e um museu no local.

Os moradores apoiam o fechamento do aeroporto. “Já devia ter saído porque aqui a gente não dorme é um barulho muito grande tem hora que passa os aviões parece que tá passando por dentro da nossa casa. A gente acorda assustada com esse barulho de avião”, disse um morador.

“Eu acho que o ideal seria que todo aerporto deve ficar longe de área residencial seja ele qual for né”, disse a professora Vânia Bento.

Este foi o quarto acidente envolvendo aeronaves registrado na região do Campo de Marte nos últimos onze anos.

Outros acidentes

Em julho, um bimotor caiu durante o pouso e explodiu assim que bateu na pista. O voo havia decolado da cidade catarinense de Videira, com seis passageiros e um tripulante. O piloto da aeronave morreu no acidente e os seis passageiros ficaram feridos.

Mapa mostra local onde avião caiu na Zona Norte de São Paulo — Foto: Alexandre Mauro/G1Mapa mostra local onde avião caiu na Zona Norte de São Paulo — Foto: Alexandre Mauro/G1

Mapa mostra local onde avião caiu na Zona Norte de São Paulo — Foto: Alexandre Mauro/G1

1
COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

RECENTES

POPULARES

MAIS DO G1
1
COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

RECENTES

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.