FOTOS IMAGENS-Imagens de satélite da Nasa mostram os efeitos devastadores do furacão Irma pelo Caribe



Imagens de satélite mostram o antes e depois do furacão Irma em ilhas do Caribe

Imagens de satélite mostram o antes e depois do furacão Irma em ilhas do Caribe

Imagens divulgadas nesta terça-feira (12) pelo Observatório da Terra da Nasa, a agência espacial norte-americana, mostram efeitos da passagem do furacão Irma nas ilhas do Caribe antes de chegar à Florida e passar por território norte-americano.

À medida que as nuvens foram se reduzindo a destruição em lugares como as Ilhas Virgens Britânicas ou Antígua e Barbuda tornou-se evidente.

Imagens da passagem de Irma nas Ilhas Virgens Britânicas (Foto: Reprodução/NASA)Imagens da passagem de Irma nas Ilhas Virgens Britânicas (Foto: Reprodução/NASA)

Imagens da passagem de Irma nas Ilhas Virgens Britânicas (Foto: Reprodução/NASA)

As imagens com cores naturais foram capturadas pelo instrumento Operational Land Imager (OLI), do satélite Landsat 8, entre 25 de agosto e 10 de setembro, antes e depois da tempestade. Essas estão entre as poucas imagens de satélite relativamente sem nuvens capturadas até agora.

A mudança mais óbvia provocada pelo furacão é a paisagem. As vibrantes cores verdes da vegetação tropical das Ilhas Virgens ganharam uma tonalidade marrom. Segundo a Nasa, isso pode se dever ao fato de que a vegetação foi arrancada pelos fortes ventos da tempestade, deixando mais solo visível. Outro possível motivo da mudança de tonalidade é que o Irma tenha levantado mais maresia, e o sal secou as folhas das plantas, deixando-as marrons.

Imagens mostram efeitos de Irma na Ilha Gorda, uma das Ilhas Virgens Britânicas (Foto: Reprodução/NASA)Imagens mostram efeitos de Irma na Ilha Gorda, uma das Ilhas Virgens Britânicas (Foto: Reprodução/NASA)

Imagens mostram efeitos de Irma na Ilha Gorda, uma das Ilhas Virgens Britânicas (Foto: Reprodução/NASA)

Irma passou no arquipélago das Ilhas Virgens na tarde de 6 de setembro, onde deixou uma “devastação significativa”. Na época, Irma era uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos de 295 quilômetros por hora.

A destruição também é claramente visível em Barbuda. Esta pequena ilha no Caribe Oriental foi diretamente atingida pela tempestade no início do dia 6 de setembro.

Em contraste, a vegetação em Antigua, ilha próxima de Barbuda, parece relativamente intacta. Com o centro da tempestade passando no norte, a ilha sofreu menos danos. A eletricidade já foi religada na maior parte da ilha e o aeroporto internacional reabriu.

Imagens mostram devastação em Antígua e Barbuda  (Foto: Reprodução/NASA)Imagens mostram devastação em Antígua e Barbuda  (Foto: Reprodução/NASA)

Imagens mostram devastação em Antígua e Barbuda (Foto: Reprodução/NASA)

MAIS DO G1
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.