FOTOS IMAGENS-Homem que morreu no desabamento de prédio em SP era querido pelos vizinhos e conhecido pela simpatia


 tatuagens pelo corpo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Prestes a ser socorrido por bombeiros, um homemdespenca junto com o prédio Wilton Paes de Almeida, imóvel que desabou após incêndio no Centro de São Paulo, na madrugada de terça (2). A cena, transmitida em rede nacional, impôs urgência a duas questões: quem era aquele homem e se ele tinha sobrevivido. Ao menos uma vítima a tragédia poderia ter gerado.

As respostas vieram na tarde desta sexta-feira (4), com a localização do corpo e posterior identificação de Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro, 39 anos.

O corpo dele foi encontrado nos escombros do edifício na tarde desta sexta-feira (4). Horas depois, a Polícia Civil identificou o cadáver após exame nas digitais, que estavam intactas. Ele foi enterrado na tarde deste sábado (5), no Cemitério da Vila Formosa, na Zona Leste da cidade.

Mas a confirmação do nome da primeira vítima da tragédia da madrugada de 1º de maio não revela a personalidade de Ricardo, conhecido pelo apelido de Tatuagem.

“Ele estava lá embaixo, conversando comigo. Então ele subiu para tirar as quatro crianças, que ele desceu primeiro, no braço. Ele agarrou as quatro crianças, ele desceu primeiro e depois ele subiu lá em cima”, explicou o ajudante de caminhão Romero Elias da Silva Santos, amigo de Tatuagem.

Veja o momento em que prédio desaba no centro de São Paulo

Veja o momento em que prédio desaba no centro de São Paulo

No entorno da tragédia, ele era conhecido como uma pessoa simpática, de fácil relacionamento, que era amigo das crianças. No Largo do Paissandu, um primo dele, Paulo Felipe de Oliveira, ainda tinha esperança de que Tatuagem pudesse estar em outro lugar.

Segundo Paulo, o primo costumava andar de patins. Tinha vários vídeos publicados numa rede social e costumava ir ao trabalho sob as rodinhas.

Ricardo morava sozinho e trabalhava no centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)Ricardo morava sozinho e trabalhava no centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ricardo morava sozinho e trabalhava no centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Empregos

Tatuagem chegou a trabalhar como eletricista, entregador, lustrador e lavador de carro. Atualmente, carregava e descarregava os contêineres de comerciantes do Brás, na região central. “Era muito gente boa, tinha ele como irmão”, disse Fernando Delfino e Silva, colega de trabalho dele.

“Eu vejo que ele é um cara insubstituível. Nesse momento, pela liderança dele, pela pessoa que ele era, o respeito que ele tinha. Ele tratava todos iguais, independente do cara ser do Sul, do Norte, Nordeste, branco, preto, ele tratava todos iguais”, contou o ajudante de caminhão Fábio Henrique Dias Ribeiro.

O homem que não conseguiu ser resgatado teria voltado ao prédio para salvar crianças

O homem que não conseguiu ser resgatado teria voltado ao prédio para salvar crianças

A camareira Fernanda Daniela dos Santos, de 40 anos, conheceu Tatuagem há um ano e lembra com carinho do amigo. “Ele é muito conhecido, você vai ouvir muita gente falar dele. Era marrudo (sic) por conta das tatuagens, mas um cara do bem, muito solícito”, disse. Ele tinha afinidade com seus filhos.

Fernanda contou que viu o amigo pela última vez na semana passada, quando visitou a ocupação, para onde planejava morar. Desistiu da mudança por conta da altura do imóvel e insegurança das janelas, um risco para os dois filhos pequenos. “Fiquei com muito medo da janela. Esse prédio era muito alto. Por isso que não vim.”

Bombeiros encontram corpo nos escombros de prédio que ruiu um SP

Bombeiros encontram corpo nos escombros de prédio que ruiu um SP

Reservado

A camareira diz que sabia pouco sobre a vida pessoal do amigo, apenas que morava sozinho no 9° andar.

Um fato de seu passado pode ser o motivo de Tatuagem ser lembrado como alguém reservado, que não falava muito sobre si. Em 2001 ele foi preso por furto, mas respondeu em liberdade e o processo foi arquivado, não havendo condenação.

Para os amigos, Tatuagem é um herói. “Ele salvou a vida de outras pessoas e não conseguiu salvar a dele mesmo”, disse Romero Elias.

Arte mostra o prédio incendiado e as outras construções interditadas por falta de segurança no Centro de SP (Foto: Alexandre Mauro, Wagner M. Paula, Igor Estrella e Roberta Jaworski/G1)Arte mostra o prédio incendiado e as outras construções interditadas por falta de segurança no Centro de SP (Foto: Alexandre Mauro, Wagner M. Paula, Igor Estrella e Roberta Jaworski/G1)

Arte mostra o prédio incendiado e as outras construções interditadas por falta de segurança no Centro de SP (Foto: Alexandre Mauro, Wagner M. Paula, Igor Estrella e Roberta Jaworski/G1)

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.