FOTOS IMAGENS-Homem perde mãe, irmã e sobrinho de 2 anos em naufrágio de lancha na Bahia: ‘É pedir força a Deus’


m morador da Ilha de Itaparica, na região metropolitana de Salvador, perdeu a mãe, a irmã e um sobrinho de dois anos no naufrágio ocorrido na manhã desta quinta-feira (24), na Baía de Todos-os Santos. Ao menos 18 pessoas morreram no acidente.

Adailton Queiroz contou que estava no trabalho, quando recebeu a informação do acidente. “Uma situação que eu nunca esperava passar, mas infelizmente são coisas que acontecem na vida, que a gente não espera”, disse.

Emocionado, o homem se disse sem palavras. “É pedir força a Deus para a gente aguentar esse ‘baque’. A gente não tem nem o que falar numa situação dessa. É muito difícil. Minha mãe sempre viaja de lancha, mas a gente nunca esperava passar por uma situação dessa”, falou.

A mãe de Adailton, Dulcelina Machado dos Santos, de 58 anos, a irmã Dulciana dos Santos Queiroz, de 38, e o sobrinho Darlan, de 2 anos, constam na lista divulgada no fim da tarde pela Secretaria de Segurança Pública, com os nomes de 11 vítimas que foram identificadas. Os corpos dos familares de Adailton foram encaminhados para Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus, que fica a cerca de 80 quilômetros da Ilha de Itaparica.

José perdeu a esposa na tragédia da Baía de Todos-os-Santos (Foto: Reprodução/TV Bahia)José perdeu a esposa na tragédia da Baía de Todos-os-Santos (Foto: Reprodução/TV Bahia)

José perdeu a esposa na tragédia da Baía de Todos-os-Santos (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Outro pessoa que recebeu a notícia de que um familiar tinha morrido no acidente foi um homem identificado pelo prenome José. Pela manhã, ele procurava a esposa, que estava embarcação. Por volta das 12h, ele havia dito que estava sem notícias e que desde a manhã estava tentando achar a esposa..

Pela tarde, ele recebeu a notícia de que a esposa havia morrido. Muito emocionado, ele confirmou a morte da companheira.“Faleceu. Estava no Nina [Nina Rodrigues, nome do Instituto Médico Legal de Salvador]. A afilhada dela disse. Me disse agora. Ela tinha ido fazer uma revisão de olho no Hospital das Clínicas. Embarcou na lancha de 6h30″, falou José.

Vítima identificadas

Socorrista do Samu leva um bebê no colo após uma embarcação naufragar em Mar Grande, na Baía de Todos os Santos, na Bahia (Foto: Xando Pereira/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo)Socorrista do Samu leva um bebê no colo após uma embarcação naufragar em Mar Grande, na Baía de Todos os Santos, na Bahia (Foto: Xando Pereira/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo)

Socorrista do Samu leva um bebê no colo após uma embarcação naufragar em Mar Grande, na Baía de Todos os Santos, na Bahia (Foto: Xando Pereira/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo)

Até por volta das 21h desta quinta, 11 pessoas que morreram no acidente haviam sido identificadas. Além de uma criança de 2 anos, de iniciais D.Q.R.J, foram identificados dois homens, de 67 e 35 anos, e oito mulheres, uma de 50 anos e as outras de idade não informada. Os corpos foram periciados no Departamento de Perícia Técnica (DPT) de Salvador e na unidade de Santo Antônio de Jesus.

A Secretaria da Segurança Pública informou que as buscas por outras possíveis vítimas foram suspensas no final da tarde. O trabalho será retomado no início da manhã de sexta-feira (25).

Relato de Sobreviventes

Edvaldo Santos de Almeida é um dos sobreviventes (Foto: Juliana Almirante / G1)Edvaldo Santos de Almeida é um dos sobreviventes (Foto: Juliana Almirante / G1)

Edvaldo Santos de Almeida é um dos sobreviventes (Foto: Juliana Almirante / G1)

Um dos sobreviventes do acidente disse que a embarcação virou após uma onda. “Estava chovendo, começou a molhar. Veio uma onda e virou. Tinha muita gente”, disse Edvaldo Santos de Almeida. Ele foi socorrido por outra lancha e chegou ao Terminal Náutico, em Salvador, com outros passageiros. Segundo ele, houve demora no resgate.

Edvaldo contou que se salvou por estar na parte superior da embarcação. “Eu estava em cima na lancha, na parte da frente, graças a Deus. Mas quem estava embaixo, eu acho que não sobrou ninguém. Muito triste”, disse.

Um homem que esperava o pai se desesperou em frente ao terminal náutico de Salvador durante a manhã. “Meu pai está aí dentro! Foi 6h30 que aconteceu essa p… E até agora, vai dar 9h, e nada”, desabafou. Momentos depois, o pai do rapaz foi resgatado. “A partir de hoje eu vou agradecer bastante a Deus pela vida de meu pai, por preservar a vida de meu pai. Deus sabe o que faz em todas as coisas”, falou.

O pai dele contou como se salvou da tragédia. “Mergulhei e subi, e fui atrás do bote, e consegui segurar”.

Vítimas são resgatadas após embarcação virar na Baía de Todos-os-Santos (Foto: Juliana Almirante/G1 Bahia)Vítimas são resgatadas após embarcação virar na Baía de Todos-os-Santos (Foto: Juliana Almirante/G1 Bahia)

Vítimas são resgatadas após embarcação virar na Baía de Todos-os-Santos (Foto: Juliana Almirante/G1 Bahia)

Uma mulher identificada como Ana Paula, que fez a travessia pelo ferry-boat, contou que viria na lancha, mas que parentes que estavam com ela a aconselharam a não fazer a travessia. Após desembarcar pelo ferry, ela foi procurar pelos parentes, que vieram na lancha.

“Tava jogando muito. Minha mãe mandou a gente voltar por causa das crianças, e a gente veio de ferry. A gente desistiu de vir na lancha e viemos de ferry, só que ela veio na lancha com meu cunhado. Eu ainda não tenho notícia nenhuma”, disse.

Tragédia

Acidente com embarcação na Bahia  - vale (Foto: Arte/G1)Acidente com embarcação na Bahia  - vale (Foto: Arte/G1)

Acidente com embarcação na Bahia – vale (Foto: Arte/G1)

O acidente aconteceu por volta das 6h30 desta quinta. Conforme sobreviventes e autoridades, a lancha virou cerca de 10 minutos após deixar terminal. A embarcação estava na Baía de Todos-os-Santos, a 200 metros da costa, quando virou. A maré estava alta, chovia e o mar estava agitado. A embarcação saiu do terminal de Mar Grande, em Vera Cruz, município localizado na Ilha de Itaparica, e tinha Salvador como destino. A viagem dura aproximadamente 45 minutos.

Após o acidente, a operação do sistema foi imediatamente supensa, em Salvador e em Mar Grande. A embarcação, chamada de Cavalo Marinho I, tinha capacidade total de 160 pessoas. Inicialmente, a informação era de que o barco transportava 124, sendo 120 passageiros e quatro tripulantes, mas este número também foi revisado. A embarcação transportava, na verdade, 120 pessoas, sendo 116 passageiros e quatro tripulantes.

De acordo com a Marinha, a embarcação estava regular e um inquérito administrativo será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

A embarcação também estava com todos os itens de segurança em dia e tinha sido vistoriada recentemente, segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab).

Em entrevista ao G1, o comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, disse que havia coletes na embarcação, mas o órgão apura se a quantidade de equipamentos era suficiente. “Sabemos que coletes foram distribuídos, mas na situação é preciso investigar como isso aconteceu. É difícil saber agora quando as pessoas colocaram os coletes”, afirmou.

Corpos de vítimas na areia da praia de Mar Grande após resgate (Foto: Reprodução/ TV Bahia)Corpos de vítimas na areia da praia de Mar Grande após resgate (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

Corpos de vítimas na areia da praia de Mar Grande após resgate (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

Homem de jet ski presta socorro a vítima após embarcação virar em Mar Grande, na Bahia (Foto: Graer/ Divulgação)Homem de jet ski presta socorro a vítima após embarcação virar em Mar Grande, na Bahia (Foto: Graer/ Divulgação)

Homem de jet ski presta socorro a vítima após embarcação virar em Mar Grande, na Bahia (Foto: Graer/ Divulgação)

Graer atuou no resgate de vítimas após embarcação vira em Mar Grande, na Bahia (Foto: Graer/ Divulgação)Graer atuou no resgate de vítimas após embarcação vira em Mar Grande, na Bahia (Foto: Graer/ Divulgação)

Graer atuou no resgate de vítimas após embarcação vira em Mar Grande, na Bahia (Foto: Graer/ Divulgação)

 Vítima é socorrida após naufrágio ocorrido na manhã desta quinta-feira, 24, próximo à Ilha de Itaparica, na Bahia (Foto: Xando Pereira/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo) Vítima é socorrida após naufrágio ocorrido na manhã desta quinta-feira, 24, próximo à Ilha de Itaparica, na Bahia (Foto: Xando Pereira/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo)

Vítima é socorrida após naufrágio ocorrido na manhã desta quinta-feira, 24, próximo à Ilha de Itaparica, na Bahia (Foto: Xando Pereira/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo)

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.