FOTOS IMAGENS-Grupos culturais lotam Largo do Pelourinho para homenagear Moa do Katendê


 


Mestre Moa do Katendê é homenageado por familiares, amigos e admiradores no Pelourinho
BATV – Salvador

–:–/–:–

Mestre Moa do Katendê é homenageado por familiares, amigos e admiradores no Pelourinho

Mestre Moa do Katendê é homenageado por familiares, amigos e admiradores no Pelourinho

Uma grupo com dezenas de pessoas participa de um ato em homenagem ao mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê, de 63 anos, na noite desta terça-feira (16), no Largo do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. Moa morreu após ser esfaqueado na madrugada de 8 de outubro, na Avenida Vasco da Gama, região do Dique do Tororó, em Salvador.

Vestidos de branco, grupos de coletivos de identidades negras e capoeiristas participaram da mobilização após a tradicional missa celebrada às terças-feiras, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico. Integrantes dos grupos Ilê Aiyê, Olodum e Filhos de Gandhy marcaram presença.

Uma faixa grande com a hashtag “Moa vive” foi colocada na fachada do Museu da Cidade.

O compositor, dançarino, capoeirista, ogã-percussionista, artesão e educador na propagação da cultura afro-brasileira completaria 64 anos de vida no dia 29 deste mês de outubro.

Dezenas de pessoas participam de ato em homenagem a Moa do Katendê no Pelourinho — Foto: Giana Matiazzi/TV Bahia Dezenas de pessoas participam de ato em homenagem a Moa do Katendê no Pelourinho — Foto: Giana Matiazzi/TV Bahia

Dezenas de pessoas participam de ato em homenagem a Moa do Katendê no Pelourinho — Foto: Giana Matiazzi/TV Bahia

Na manhã do sábado (13), familiares e amigos já tinham se reunido na missa de sétimo dia de Moa do Katendê. O ritual religioso foi realizado na Igreja de Nossa Senhora do Rosários dos Pretos.

De acordo com a polícia, o crime contra Moa ocorreu depois de uma discussão política sobre a disputa das eleições presidenciais. A vítima teria discordado da posição do suspeito, que disse ser eleitor do candidato Jair Bolsonaro (PSL), e foi esfaqueada ao revelar que vota no PT.

Paulo Sérgio Ferreira de Santana, de 36 anos, suspeito de matar o meste de capoeira teve a prisão preventiva decretada em 9 de outubro, após audiencia de custódia. Desde quarta-feira (10), ele está no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, onde aguarda o julgamento. Ele cumpre prisão preventiva.

Grupos culturais participam de ato em homenagem a Moa do Katendê  — Foto: Giana Matiazzi/TV BahiaGrupos culturais participam de ato em homenagem a Moa do Katendê  — Foto: Giana Matiazzi/TV Bahia

Grupos culturais participam de ato em homenagem a Moa do Katendê — Foto: Giana Matiazzi/TV Bahia

Capoeiristas marcaram presença no ato em homenagem a Moa do Katendê — Foto: Giana Matiazzi/TV BahiaCapoeiristas marcaram presença no ato em homenagem a Moa do Katendê — Foto: Giana Matiazzi/TV Bahia

Capoeiristas marcaram presença no ato em homenagem a Moa do Katendê — Foto: Giana Matiazzi/TV Bahia

Faixa com hashtag "Moa vive" foi colocada na frente da Casa de Jorge Amado — Foto: Giana Matiazzi/TV BahiaFaixa com hashtag "Moa vive" foi colocada na frente da Casa de Jorge Amado — Foto: Giana Matiazzi/TV Bahia

Faixa com hashtag “Moa vive” foi colocada na frente da Casa de Jorge Amado — Foto: Giana Matiazzi/TV Bahia

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.