FOTOS IMAGENS-Forças de segurança dos EUA entram em confronto com imigrantes na fronteira com o México


 


Policiais usam gás lacrimogêneo para conter imigrantes — Foto: ReutersPoliciais usam gás lacrimogêneo para conter imigrantes — Foto: Reuters

Policiais usam gás lacrimogêneo para conter imigrantes — Foto: Reuters

As forças de segurança da fronteira dos Estados Unidos fecharam o posto de San Ysidro, entre as cidades de San Diego e Tijuana, e entraram em confronto com imigrantes que tentaram entrar no ilegalmente nos EUA neste domingo (25) .

Os oficiais norte-americanos usaram gás lacrimogêneo para conter os imigrantes que estão em Tijuana, no México. Os confrontos começaram por volta das 17h (horário de Brasília).

A fronteira é mais movimentada do hemisfério Ocidental. O tráfego foi suspenso nos dois sentidos no posto de San Ysidro.

Oficiais dos EUA tentam conter imigrantes com gás lacrimogêneo — Foto: ReutersOficiais dos EUA tentam conter imigrantes com gás lacrimogêneo — Foto: Reuters

Oficiais dos EUA tentam conter imigrantes com gás lacrimogêneo — Foto: Reuters

A polícia mexicana também tentou controlar os imigrantes – muitos correram para a fronteira dos EUA. Helicópteros dos governos dos EUA e do México também sobrevoaram o local.

CBP San Diego

@CBPSanDiego

Southbound lanes into Mexico at the San Ysidro port of entry are currently closed. Updates will be provided.

1,099 people are talking about this

O governo mexicano disse que quase 500 imigrantes tentaram cruzar a fronteira dos EUA “de maneira violenta” e prometeu deportar os migrantes centro-americanos que tentassem entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

Oficiais dos EUA tentam conter imigrantes com gás lacrimogêneo — Foto: ReutersOficiais dos EUA tentam conter imigrantes com gás lacrimogêneo — Foto: Reuters

Oficiais dos EUA tentam conter imigrantes com gás lacrimogêneo — Foto: Reuters

Na segunda-feira, as autoridades norte-americanas já haviam fechado a mesma passagem de San Ysidro diante de informações que indicavam que alguns imigrantes tinham a intenção de entrar à força nos EUA.

Nos últimos dias, aumentou a tensão na divisa entre os dois países. Em caravana, milhares de imigrantes centro-americanos tentam chegar aos EUA pelo México para fugir da pobreza e violência.

Como resposta, o presidente dos EUA, Donald Trump, suspendeu por 90 dias a entrada de imigrantes pelo México e assinou uma ordem que impede a concessão de refúgio para quem entrar ilegalmente no país.

Segundo dados do Departamento de Segurança Nacional (DHS) dos EUA, cerca de sete mil migrantes aguardam do outro lado da fronteira, principalmente nas cidades de Tijuana e Mexicali, para apresentar a solicitação de asilo.

Mapa mostra trajeto da caravana dos imigrantes para os EUA — Foto: Arte G1Mapa mostra trajeto da caravana dos imigrantes para os EUA — Foto: Arte G1

Mapa mostra trajeto da caravana dos imigrantes para os EUA — Foto: Arte G1

No sábado, o jornal Washington Post informou que o governo do futuro presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, concordou em apoiar o plano de Trump para mudar a política de fronteira entre os dois países.

Pela nova proposta, se confirmada, quem quiser se refugiar nos Estados Unidos terá de esperar no México enquanto o processo segue pelos tribunais norte-americanos.

Oficiais dos EUA usam gás lacrimogêneo para conter imigrantes — Foto: ReutersOficiais dos EUA usam gás lacrimogêneo para conter imigrantes — Foto: Reuters

Oficiais dos EUA usam gás lacrimogêneo para conter imigrantes — Foto: Reuters

 

""""

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.