FOTOS IMAGENS-Fogo atinge Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio


 


00:00/01:03

Incêndio de grandes proporções atinge Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra

Incêndio de grandes proporções atinge Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra

00:00/02:36

Incêndio atinge parte do complexo do Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca

Incêndio atinge parte do complexo do Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca

Um incêndio destruiu, na tarde deste sábado (3), parte do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca – uma das maiores emergências da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

As chamas começaram pouco antes das 16h no segundo andar da Coordenação de Emergência Regional da Barra, que compõe o complexo do Lourenço Jorge.

Uma enfermeira que não quis se identificar contou por telefone que vários profissionais do Lourenço Jorge saíram correndo em direção à CER para ajudar os pacientes que estavam lá dentro.

Não tem ninguém ferido gravemente até agora, segundo ela.

“Todo mundo saiu correndo pra ajudar. Os pacientes estão sendo levados para outras alas, estamos organizando as pessoas aqui nos corredores”, diz.

Bombeiros também não tinham registro de feridos até as 16h45.

Unidade superlotada

Um socorrista de ambulância falou que o fogo começou por volta das 15h40 e em 10 minutos já tinha acabado com quase tudo. Ele participou do resgate dos pacientes que estavam no local. Segundo profissionais da UPA, o local estava superlotado, com aproximadamente 300 pessoas.

Segundo eles, a ajuda de médicos, socorristas, maqueiros foi essencial para que conseguissem remover todas as pessoas com segurança até os bombeiros chegarem.

“Sempre trabalhamos no limite, sem condições. Se não fosse essa ajuda, seria uma tragédia gigante. Tinha muita gente lá dentro, pessoas acamadas, pessoas entubadas. Levamos todo mundo para o Lourenço Jorge que já estava lotado”.

Segundo os profissionais ouvidos, eles descartam a possibilidade de incêndio criminoso pois, segundo eles, o fogo teria começado na parte de cima da estrutura, possivelmente na parte elétrica do ar-condicionado.

“Se o fogo tivesse começado por baixo, tinha morrido todo mundo, pois não daria tempo pra gente entrar. Houve muito grito, desespero, mas conseguimos salvar todo mundo”, disse uma enfermeira.

Triagem

A CER funciona como uma porta de entrada do hospital: os pacientes de urgência e emergência clínica são atendidos lá, e os casos de trauma ou cirurgia são encaminhados para o hospital.

O fogo começou no segundo andar, que serve de apoio às equipes médicas, com refeitório e dormitórios – o atendimento a doentes fica no primeiro.

Impacto no trânsito

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que está interditada a pista lateral da Avenida Ayrton Senna, sentido Linha Amarela. O tráfego está sendo desviado para a pista central. Equipes dos Bombeiros, Polícia Militar e CET-Rio atuam no local.

Por volta das 16h, a Av. Ayrton Senna tinha retenções a partir da Av. Pref. Dulcídio Cardoso.

Fumaça pôde ser vista de longe na Barra da Tijuca — Foto: Reprodução/Redes sociaisFumaça pôde ser vista de longe na Barra da Tijuca — Foto: Reprodução/Redes sociais

Fumaça pôde ser vista de longe na Barra da Tijuca — Foto: Reprodução/Redes sociais

Paciente internado na CER sai ileso do incêndio — Foto: Reprodução/Redes sociaisPaciente internado na CER sai ileso do incêndio — Foto: Reprodução/Redes sociais

Paciente internado na CER sai ileso do incêndio — Foto: Reprodução/Redes sociais

Polícia e bombeiros interditam a pista auxiliar, sentido Linha Amarela, da Avenida Ayrton Senna — Foto: Reprodução/CORPolícia e bombeiros interditam a pista auxiliar, sentido Linha Amarela, da Avenida Ayrton Senna — Foto: Reprodução/COR

Polícia e bombeiros interditam a pista auxiliar, sentido Linha Amarela, da Avenida Ayrton Senna — Foto: Reprodução/COR

Fogo já controlado na CER do Lourenço Jorge — Foto: Reprodução/Redes sociaisFogo já controlado na CER do Lourenço Jorge — Foto: Reprodução/Redes sociais

Fogo já controlado na CER do Lourenço Jorge — Foto: Reprodução/Redes sociais

Fogo já controlado na CER do Lourenço Jorge — Foto: Patrícia Teixeira/G1Fogo já controlado na CER do Lourenço Jorge — Foto: Patrícia Teixeira/G1

Fogo já controlado na CER do Lourenço Jorge — Foto: Patrícia Teixeira/G1

Mapa mostra onde fica o hospital — Foto: Infografia: Alexandre Mauro/G1Mapa mostra onde fica o hospital — Foto: Infografia: Alexandre Mauro/G1

Mapa mostra onde fica o hospital — Foto: Infografia: Alexandre Mauro/G1

46
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

RECENTES

 

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.