FOTOS IMAGENS-Empresários e ex-controlador geral de Redenção são presos suspeitos de envolvimento em fraude milionária


Mais cinco pessoas foram presas nesta quinta-feira (18), na 2º fase da Operação Assírios, deflagrada no último sábado (13), com o Ministério Público pela Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Delegacia de Defraudações Públicas. Foram detidos Erlan Silva Cassimiro, Heloiza Helena Machado, Patrícia de Sousa Gonçalves e Alessandro Dantas de Araújo, sendo os três primeiros empresários “laranjas”, e o terceiro ex-controlador geral do Município de Redenção. Eles teriam, envolvimento na fraude que resultou no prejuízo estimado em mais de R$ 15 milhões.

As diligências ocorreram, simultaneamente, nas cidades de Redenção, Rio Maria, e Parauapebas, todas no sudeste do estado do Pará; em Palmas, no estado do Tocantins, e na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, em continuidade à primeira etapa da operação, que ocorreu no último dia 13 de setembro.

Encontram-se foragidos o procurador geral do Município de Redenção, à época, Sérgio Luiz Santana; as empresárias Kelley Borges de Araújo Machado e o ex-secretário de Obras, Clainor Scalabrin.

Os presos de hoje se somam aos cinco presos no dia 13 de setembro: os empresários José Luiz Noletto Soares, Carlos Henrique Machado e Luiz Henrique Pereira Machado, e os servidores públicos Sivaldo Alves de Sousa e Valdeon Alves Chaves, cujas prisões foram mantidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ/PA), até o momento.

Fraude

Na quarta-feira (17), o Ministério Público apresentou denúncia contra todos os envolvidos, atribuindo a eles os crimes de formação de cartel, peculato, associação criminosa, fraude em licitações (por oito vezes), todos em concurso material.

O esquema fraudulento consistia basicamente na realização de processos licitatórios já previamente orquestrados para consagrar como vencedora uma empresa especificamente determinada. As demais participavam com o único fim de conferir aparente concorrência e legalidade ao certame. Vigorava assim um sistema de revezamento entre as empresas coligadas, de maneira que, nas sucessivas licitações promovidas, apenas essas teriam chances reais de firmar contrato com a Administração Pública.

Para tanto, os denunciados atuavam, cada qual com suas respectivas funções, de forma coordenada e com o objetivo de alcançar contratos vultosos em detrimento da coisa pública – como de fato ocorreu.

O sucesso da empreitada criminosa só foi possível devido ao forte liame estabelecido entre os agentes públicos atuantes nas licitações e entre as empresas licitantes que, na verdade, tinham representantes utilizados como “laranjas” de um único gerenciador de todas elas.

“De pessoas físicas, estas se transformaram em CNPJ’s e, uma vez registrados seus contratos sociais nos órgãos competentes, houve a criação de uma associação criminosa, cujo único objetivo era o de fraudar certames licitatórios e, com isso, abrir uma ferida nos cofres públicos, por onde a sangria – dinheiro público – era rotineiramente retirada, de modo a enriquecer suas posses em detrimento da população”, diz a denúncia.

Assim, além de concentrar vários contratos nas mãos de um pequeno grupo de empresas, a fraude permitiu um flagrante superfaturamento dos bens e serviços contratados, tendo sido pagos valores bem acima dos praticados no mercado.

O prejuízo estimado, através da atuação desse grupo criminoso, ultrapassa a monta de R$ 15 milhões.

Atualmente, já existe ação cível por ato de improbidade onde os bens dos investigados e das pessoas jurídicas respectivas se encontram bloqueados, como forma de resguardar o ressarcimento dos cofres públicos

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.