FOTOS IMAGENS-Embaixador Sebastião do Rego morre ao cair de prédio no Rio


embaixador5

Lívia TorresDo G1 Rio

Corpo caiu ao lado de prédio do embaixador (Foto: Lívia Torres / G1)Corpo caiu ao lado de prédio do embaixador, junto com um livro (Foto: Lívia Torres / G1)

O embaixador Sebastião do Rego, de 75 anos, morreu nesta segunda-feira (9) ao cair do 11º andar de um prédio em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Sebastião foi diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), de 2001 a 2005, e embaixador do Brasil em países como a extinta União Soviética (depois também na Rússia e na Ucrânia), nos anos 1990, e a Argentina (entre 1999 e 2001), tendo participado de dezenas de missões. Foi também secretário-geral das Relações Exteriores, em Brasília, entre 1995 e 1998, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Como antecipou o colunista Ancelmo Gois, do “Globo”, ele foi encontrado ao lado de um livro aberto. Segundo policiais militares no local, tratava-se de um livro sobre o ex-presidente Getúlio Vargas, escrito por Lira Neto. Sebastião vestia terno, gravata e meia.

Ainda de acordo com PMs, o embaixador ia sair de casa para almoçar com a mulher, Maria Cristina (Tite) de Lamare Rego Barros. Apenas o casal e a empregada estavam no apartamento 1104, onde moravam. Além da viúva, Maria Cristina, o embaixador deixa três filhos.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil também foram para o prédio, que fica na Avenida Atlântica, 1.782. Ele morava no Prelúdio, um dos três que compõem o tradicional condomínio Chopin, que fica ao lado do Copacabana Palace. Segundo um funcionário do prédio, que não quis se identificar, Sebastião havia ido à academia no hotel nesta segunda pela manhã.

Por volta das 15h10, o corpo foi levado pela Defesa Civil para o Instituto Médico Legal (IML).

Investigação
De acordo com o delegado adjunto da 12ª DP (Copacabana), Eduardo Miranda, a polícia inicialmente não trabalha com a hipótese de crime.

“Não tem sinal de violência no local. No local onde houve a queda tem uma estante de livros, uma cadeira e uma janela, muito baixa. Ele pode ter subido na cadeira para pegar um livro, ou se jogado, mas em princípio foi um acidente. Ele estava bem vestido, poderia estar saindo para algum lugar ou se vestido para se matar. Não tem sinal de crime em principio”, disse.

A polícia espera familiares para prestarem depoimento espontaneamente ainda nesta segunda.

Ministério lamenta
O Ministério das Relações Exteriores enviou nota de pesar sobre a morte de Sebastião, a quem foi creditada uma “carreira diplomática de mais de 40 anos de exemplares serviços prestados ao país e ao Itamaraty”.

“Os funcionários do Ministério, que sempre admiraram as qualidades pessoais e profissionais do embaixador Rêgo Barros, unem-se no sentimento de dor e tristeza pela perda do ex-chefe e colega e transmitem à sua mulher, embaixatriz Tite do Rêgo Barros, aos seus filhos e à sua família, os seus mais sentidos pêsames e a certeza de que o exemplo e a memória do embaixador seguirão vivos, inspirando-os e guiando-os no cumprimento do seu dever”, diz o texto.

Sebastião do Rego Barros durante negociação sobre a disputa pela fronteira de Peru Equador, no Palácio Itamaraty (Foto: Antonio Scorza / AFP)Sebastião do Rego Barros (primeiro à esquerda) durante negociação sobre a disputa pela fronteira de Peru Equador, no Palácio Itamaraty, em fevereiro de 1995 (Foto: Antonio Scorza / AFP)

Sebastião do Rego Barros Netto deixa viúva e 3 filhos (Foto: Reprodução / Globo)Sebastião do Rego Barros Netto deixa viúva e 3 filhos (Foto: Reprodução / Globo)

Sebastião tinha 75 anos (Foto: Reprodução / Globo)Sebastião tinha 75 anos (Foto: Reprodução / Globo)

.

tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.