FOTOS IMAGENS-Corpo do cinegrafista Ari Júnior tem cortejo e missa em Trindade, GO


reproducao-face

Murillo Velasco e Fernanda BorgesDo G1 GO

Avião com corpo do cinegrafista Ari Júnior chega a Trindade para missa, em Goiás (Foto: Murillo Velasco/G1)Filhos, parentes e amigos do cinegrafista Ari Júnior choram ao receber caixão (Foto: Murillo Velasco/G1)

O corpo do cinegrafista Ari Júnior, de 48 anos, que morreu na queda do avião que levava a delegação da Chapecoense para a Colômbia, chegou por volta das 12h40 deste domingo (4) a Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. O caixão foi colocado em um carro do Corpo de Bombeiros e seguiu em cortejo até a Igreja Matriz, onde foi realizada uma missa de corpo presente.

Durante a cerimônia, que começou às 13h15, um dos quatro filhos de Ari Júnior, Thalisson de Araújo, fez uma leitura biblíca. Em seguida, o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Edinisio Pereira, que presidiu a celebração, falou sobre o cinegrafista:

“A vontade de Deus é que cada um de nós vivamos muito, bem é imensamente. O contrário disso passa pelo coração humano, não estou aqui para julgar ninguém, mas como sacerdote da Igreja, celebro a liturgia pedindo a clemência de Deus pela vida de Ari e de todos os mortos no acidente e força aos seus familiares para seguir a vida”, disse o padre.

O caixão, coberto com a bandeira do Goiás Esporte Clube, foi colocado aos pés do altar. Ao redor do corpo, os filhos, a esposa, Meirilaine Marques, as duas ex-mulheres, outros familiares e amigos prestaram suas homenagens. “Não estamos celebrando a morte, mas celebrando o dom da vida que cada um de nós recebemos de Deus. Celebrando a Páscoa e a ressureição do nosso irmão Ari. Que ele participe eternamente na glória de Deus nos céus”, ressaltou Edinisio Pereira.

Amigo de Ari Júnior, cinegrafista operador de drone Lucas Munhoz também fez uma homenagem ao cinegrafista: “Ari Júnior, pequeno no nome, ‘Ari’, mas com um coração colossal, este pensamento é unânime em quem o conhecia; ‘Júnior’, talvez esteja em seu nome devido ao jeito brincalhão, era uma criança grande, um colorista nato, um pintor de quadros em movimento, a sensibilidade dos seus olhos ao retratar as cores do mundo era ímpar; sua inspiração vinha do amor que ele tinha por esta vida, pelos amigos, pela esposa Meirilaine, pela família e pelos filhos: Alisson, Thalisson, Danilo e Isabelle”, disse.

Ele continuou: “Sou testemunha de todo este amor que ele transbordava por vocês, seja escalando uma montanha, seja atravessando uma geleira, seja em alto mar, seja no deserto, seja na pauta do dia a dia, não importava, Ari sempre falava deste amor por todos nós; pelo Goiás e o Divino Pai Eterno, o qual agora o acolhe em seus braços. Obrigado Ari por você ter existido neste plano e até breve irmão”, ressaltou o amigo.

Parentes e amigos lamentam morte de cinegrafista Ari Júnior durante missa em Trindade Goiás (Foto: Murillo Velasco/G1)Parentes e amigos ao lado do caixão do cinegrafista durante missa em Trindade (Foto: Murillo Velasco/G1)
Missa em homenagem ao cinegrafista Ari Júnior é celebrada em Trindade, Goiás (Foto: Murillo Velasco/G1)Igreja Matriz ficou lotada durante missa de corpo presente de Ari Júnior (Foto: Murillo Velasco/G1)

Após o fim da missa, o cortejo seguiu em direção a Goiânia, por volta das 15h. Na capital, a comitiva deve passar por toda a Avenida Castelo Branco e seguir pela Avenida Mutirão até o cruzamento com a Avenida 85, onde vai virar à direita e seguir até o local do velório, o Ginásio Luis Torres de Abreu, localizado na sede do Goiás Esporte Clube, no Setor Bela Vista, pois Ari era torcedor fanático do time goiano.

De acordo com o cronograma, após as homenagens na sede do Goiás, o corpo será levado para o Cemitério Parque Memorial, onde estão sepultados parentes do cinegrafista. O enterro está marcado para as 17h.

Chegada a Goiás
Antes de seguir para Trindade, o corpo desembarcou em um voo comercial no Aeroporto Santa Genoveva, na capital, por volta das 10h30. Ele foi trazido após um velório e homenagens no Rio de Janeiro, onde o cinegrafista morava atualmente.

Após sair do aeroporto, o corpo passou por uma clínica no Setor Marechal Rondon, em Goiânia, onde foi submetido a uma preparação final. Em seguida, carros da Polícia Militar fizeram o acompanhamento da equipe funerária até Trindade.

Na entrada da cidade o caixão foi colocado em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, onde estavam os quatro filhos, além de alguns parentes e amigos de Ari Júnior. Todos estavam emocionados e choravam muito.

Logo depois partiu em cortejo pelas ruas, começando pela Avenida Raimundo de Aruino e virou à esquerda na Avenida Manoel Monteiro. Após passar em frente à Vila São Cottolengo, o cortejo virou à direita na Rua 1. Em seguida, pegou a rua da Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. O trajeto na cidade terminou na Igreja Matriz.

Corpo de Ari Júnior foi colocado em um carro aberto dos bombeiros em Trindade, Goiás (Foto: Murillo Velasco/G1)Corpo de Ari Júnior foi colocado em um carro aberto dos bombeiros em Trindade (Foto: Murillo Velasco/G1)

Traslado
O acidente que matou Ari Júnior ocorreu na madrugada de terça-feira (29) a poucos quilômetros de Medellín. Segundo as autoridades, 71 pessoas morreram e seis sobreviveram. Todos os corpos das vítimas foram identificados no Instituto Médico Legal de Medellín e enviados na sexta-feira (2) ao Brasil.

O corpo de Ari e de dois colegas de trabalho chegaram ao Rio de Janeiro às 4h15 deste sábado (3), mas só foram liberados e encaminhados a um laboratório às 10h30. Eles chegaram às 13h no salão nobre de General Severiano, sede do Botafogo, onde são velados.

Os corpos dos jogadores e da comissão técnica da Chapecoense foram levados a Chapecó (SC). Já os demais  profissionais de imprensa vieram ao Brasil em outros voos.

Cinegrafista Ari Júnior está entre mortos em avião da Chapecoense, na Colômbia (Foto: Reprodução/Facebook)Ari Júnior está entre mortos no acidente com o avião da Chapecoense (Foto: Reprodução/Facebook)

Família
Os parentes dizem que ainda tentam acreditar na morte de Ari Júnior. A esposa do cinegrafista relata que a ficha ainda não caiu. “Não sei explicar o que sentir, o que pensar, pois a qualquer momento parece que ele vai aparecer, ligar, dizer que está tudo bem. Ainda não dá para acreditar”, afirmou Meirilaine, emocionada, em entrevista à TV Anhanguera.

Segundo ela, os dois estavam casados há sete anos e o marido estava realizado pelo novo apartamento em que eles moravam, no Rio de Janeiro. “Ele estava muito feliz. Queria receber todo mundo, fazer churrasco. Ele estava em uma fase muito feliz na vida, no trabalho, em tudo”, relatou.

Meirilaine ressalta que o marido era apaixonado pela profissão, mesmo quando fazia coberturas de tragédias, como o terremoto no Nepal. “Sempre saía feliz, planejando o que ia fazer. Quanto mais difícil, mais ele gostava. A gente até se divertia com esse jeito dele. Eram viagens longas às vezes, mas ele sempre dava notícias e era isso o que me confortava. Com certeza o momento mais difícil foi a cobertura do terremoto, mas correu tudo bem. Quando falei com ele, ouvi a sua voz [na época], vi que ele estava muito feliz por poder trabalhar”, lembra.

Meirilane e Ari Júnior estavam casados há sete anos, Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)Meirilane e Ari Júnior estavam casados há sete anos (Foto: Reprodução/Facebook)

A esposa de Ari também agradeceu o carinho das pessoas que a procuram para falar sobre o cinegrafista. “Ele não tinha dimensão do quanto gostavam dele. Ele era tão carinhoso, tão prestativo com todo mundo. Sempre tinha boas histórias para contar. Era muito querido”, concluiu.

Ari Júnior se casou três vezes e tem quatro filhos. A caçula, Isabelle Rodrigues de Araújo, de 15 anos, falou sobre a dor de ter perdido o pai. “Ele sempre me fez a filha mais mimada, nunca alterou o tom de voz comigo. Era o homem da minha vida. A imagem que fica dele é a que sempre que ele me via dizia que eu era o amor da vida dele. Isso que vai ficar”, afirmou.

Para o irmão de Ari, Wellington Araújo, a paixão do cinegrafista pela profissão será a principal lembrança que ficará marcada na sua memória. “Ele morreu fazendo o que amava. Fica uma dor muito grande, mas sei que morreu fazendo o que gostava”, afirma.

Wellington conta que estava acordado na madrugada de terça-feira e viu pela televisão a primeira notícia sobre a tragédia. Quando soube que a aeronave seguia para Medellín, lembrou que o irmão havia postado nas redes sociais que iria para a cidade colombiana. O medo pelo pior foi confirmado horas depois.

Acidente com avião da Chapecoense (Gnews) (Foto: GloboNews)Acidente aéreo aconteceu na Colômbia (Foto: GloboNews)

Perfil
Ari Júnior começou a carreira como porteiro da TV Serra Dourada, afiliada do SBT na capital goiana, onde, posteriormente, também foi cinegrafista. Na década de 1990, trabalhou na TV Anhanguera, onde fez imagens marcantes, como da Caminhada Ecológica entre Aruanã e Goiânia, às margens do Rio Araguaia, em 1996.

Depois de 1997, Ari foi para a TV Globo em São Paulo e, em 2012, foi convidado a trabalhar na TV Globo RJ. Atualmente, ele integrava a equipe do programa Planeta Extremo. Em abril de 2015, ele fazia parte da comitiva que estava no Nepal quando houve um terremoto, que matou milhares de pessoas. As imagens feitas pelo cinegrafista goiano rodaram o mundo.

Quando não estava em viagens para a gravação do programa, costumava atuar fazendo coberturas esportivas.

Ari nasceu em Goiânia, mas morou em Trindade antes de seguir para São Paulo e depois para o Rio de Janeiro.

Três dos quatro filhos do cinegrafista Ari Júnior aguardam informações em Trindade, Goiás (Foto: Vitor Santana/G1)Três dos quatro filhos do cinegrafista Ari Júnior moram em Trindade (Foto: Vitor Santana/G1)
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.