FOTOS IMAGENS-Com medo de barragem, alunos e servidores faltam, e escola fica vazia em Nova Lima



Sala de aula vazia na Escola Municipal Rubem Costa Lima, em Macacos, Nova Lima  — Foto: Reprodução/TV GloboSala de aula vazia na Escola Municipal Rubem Costa Lima, em Macacos, Nova Lima  — Foto: Reprodução/TV Globo

Sala de aula vazia na Escola Municipal Rubem Costa Lima, em Macacos, Nova Lima — Foto: Reprodução/TV Globo

Mesmo liberada para funcionar, a Escola Municipal Rubem Costa Lima, em São Sebastião das Águas Claras, em Nova Lima, ficou fechada na manhã desta segunda-feira (18). Após o alerta de instabilidade da barragem B3/B4, da mina Mar Azul, da Vale, pais, alunos e funcionários não compareceram.

Na noite desse domingo, após reunião com representantes da Vale, Polícia Militar, Defesa Civil de Minas Gerais e do município, a Prefeitura de Nova Lima informou, em nota, que as aulas estavam mantidas e que haveria transporte oferecido pela mineradora.

Área da barragem B3/B4, na mina Mar Azul, em Nova Lima — Foto: Reprodução/GlobocopÁrea da barragem B3/B4, na mina Mar Azul, em Nova Lima — Foto: Reprodução/Globocop

Área da barragem B3/B4, na mina Mar Azul, em Nova Lima — Foto: Reprodução/Globocop

A unidade, única municipal do distrito conhecido como Macacos, tem 46 servidores e atende 190 crianças da educação infantil ao ensino fundamental.

A escola está em área fora de risco, segundo a prefeitura. “Está situada fora da mancha de inundação num eventual rompimento, portanto livre do risco de ser atingida, segundo o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) apresentado pela Vale”, informou em nota.

Mas o clima é de insegurança entre as famílias. “Os pais não mandaram seus filhos para as aulas, pois disseram não acreditar na posição da Vale de que a escola está em uma área considerada segura. Também inseguros, os servidores aguardam um posicionamento oficial da empresa, garantindo a segurança do local”, disse a administração municipal.

Escola em distrito de Macacos, em Nova Lima, fica sem aula após alerta com barragem da Vale — Foto: Reprodução/TV GloboEscola em distrito de Macacos, em Nova Lima, fica sem aula após alerta com barragem da Vale — Foto: Reprodução/TV Globo

Escola em distrito de Macacos, em Nova Lima, fica sem aula após alerta com barragem da Vale — Foto: Reprodução/TV Globo

A prefeitura informou que vai cobrar da da Vale uma comprovação de que a escola se encontra em local seguro para apresentar aos pais e funcionários. A reportagem entrou em contato com a mineradora e aguarda um retorno.

Nesta segunda-feira (18), o atendimento não foi afetado no posto de saúde.

Na noite de sábado (16), parte dos moradores teve que sair de casa às pressas depois que a Vale acionou o plano de emergência. Segundo a Defesa Civil, a medida foi necessária depois que auditores atestaram a instabilidade da barragem B3/B4, da Mina Mar Azul. A empresa informou que a barragem está sendo monitorada.

Cerca de 200 pessoas são retiradas de Nova Lima por causa de barragens da Vale — Foto: Arte/G1Cerca de 200 pessoas são retiradas de Nova Lima por causa de barragens da Vale — Foto: Arte/G1

Cerca de 200 pessoas são retiradas de Nova Lima por causa de barragens da Vale — Foto: Arte/G1

A Vale ressalta que a evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) na localidade de Macacos seguiu todo o protocolo definido no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM. Antes do acionamento das sirenes, a empresa realizou contato via telefone com os números disponibilizados pela comunidade. O trabalho foi liderado pela Defesa Civil com apoio da Vale.

Até o domingo (17), 110 pessoas foram registradas e retiradas do local. Dessas, 42 estão em hotéis e as demais em casas de parentes.

A Vale também informou que realizou reuniões para apresentação do plano de emergência em 2018. “A última reunião aconteceu em 28 de novembro, com cerca de 60 membros da comunidade, onde foram apresentados os locais de instalação das sirenes e discutidas as rotas de fuga”, disse a mineradora.

Ela informou ainda que “o simulado a ser realizado pela Defesa Civil Estadual e pela Defesa Civil de Nova Lima, com apoio e participação da Vale, estava previsto para junho deste ano”.

Barragem B3/B4 — Foto: Infográfico: Juliane Monteiro e Karina Almeida/G1Barragem B3/B4 — Foto: Infográfico: Juliane Monteiro e Karina Almeida/G1

Barragem B3/B4 — Foto: Infográfico: Juliane Monteiro e Karina Almeida/G1

2
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

RECENTES

POPULARES

  • Clamater Sou
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.