FOTOS IMAGENS-Chuva em SP deixa grupo ilhado em carro em rua de Moema


alaga2

Chuva em SP deixa grupo ilhado em carro em rua de Moema; veja vídeo

Ocupantes precisaram sair por vão do teto solar de veículo em Moema.
Temporal que atingiu a capital deixou 3 regiões em alerta para enchentes.

Isabela LeiteDo G1 São Paulo

O temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta segunda-feira (15) causou alagamentos em Moema, na Zona Sul. O leitor André Miguel mora no bairro e registrou em vídeo um grupo que ficou ilhado na Alameda dos Jurupis, entre as alamedas Iraí e Aratãs. Segundo ele, os ocupantes dos veículos precisaram sair pelo vão do teto solar e andar até uma igreja com a água na altura do peito para escapar da enchente (assista no vídeo acima).

André Miguel, que é autônomo e trabalha em casa, contou que um ônibus também não conseguiu passar pelo alagamento e ficou parado na Alameda dos Jurupis. O problema, segundo ele, é comum quando chove forte em Moema. “Toda vez que chove bastante alaga”, disse. Em outro ponto de Moema, na Alameda Ibijaú, carros também ficaram cobertos pela água na esquina com a Alameda Jauaperi.

Na Alameda Ibijaú, em Moema, Zona Sul de SP, carros também ficaram cobertos pela água (Foto: G1)Na Alameda Ibijaú, em Moema, Zona Sul de SP, carros também ficaram cobertos pela água (Foto: G1)

Estado de alerta
A chuva forte deixou em estado de alerta as regiões de Capela do Socorro e Ipiranga, na Zona Sul, e Itaquera, na Zona Leste da cidade, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O Aeroporto de Congonhas chegou a ficar fechado para pousos e decolagens por 15 minutos.

O alerta teve início na Subprefeitura de Capela do Socorro, às 15h50, após o transbordamento do Córrego Castro Alves, na Rua Manoel Guilherme dos Reis. No Ipiranga o alerta começou depois que o Córrego Ipiranga transbordou, na altura da Rua Leonor Kaupa. Às 15h53, após o transbordamento do Rio Verde, o alerta foi estendido à Subprefeitura de Itaquera, na Zona Leste da capital.
Congonhas
Por volta das 16h, o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital, fechou para pousos e decolagens. Às 16h15, com a diminuição da intensidade da chuva, o terminal voltou a operar, mas com auxílio de instrumentos. Já o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, operava no visual.

Prédios 'somem' durante temporal na Zona Sul de São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)Prédios somem durante temporal na Zona Sul de São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Chuva forte causa ponto de alagamento na Rua Jaboticabal, na Vila Bertioga, zona leste de São Paulo (Foto: Nando Matheus/Raw Image/Estadão Conteúdo)Chuva forte causa ponto de alagamento na Rua Jaboticabal, na Vila Bertioga, zona leste de São Paulo (Foto: Nando Matheus/Raw Image/Estadão Conteúdo)
Carro é coberto pela água em alagamento na Alameda dos Jurupis, em Moema, em São Paulo (Foto: André Miguel/VC no G1)Carro é coberto pela água em alagamento na Alameda dos Jurupis, em Moema, em São Paulo (Foto: André Miguel/VC no G1)

 

CPTM
Às 16h30, os trens da Linha 5-Lilás do Metrô circulavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações por conta do mau tempo. No mesmo horário, a Linha 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), seguia com velocidade menor.

Em função da interdição da estação Mauá, a Linha 10-Turquesa da CPTM era outra que, por volta das 16h30, operava com velocidade reduzida e maior tempo de parada dos trens nas estações. Os veículos da Operação Paese auxiliavam os passageiros entre as estações Capuava e Guapituba.

Na Linha 9-Esmeralda, a chuva provocou uma queda de energia externa, no trecho entre as estações Osasco e Grajaú, que deixou os trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM operando em velocidade reduzida até as 16h.

Córrego alagado na Avenida Luís Inácio de Anhaia Melo, na Zona Leste de São Paulo (Foto: TV Globo/Reprodução)Córrego alagado na Avenida Luís Inácio de Anhaia Melo, na Zona Leste de São Paulo (Foto: TV Globo/Reprodução)
Avenida Júlio Simões, no distrito de Brás Cubas, em Mogi, ficou alagada com a chuva desta segunda-feira (Foto: Wagner Batista Santos/VC no G1)Avenida Júlio Simões, no distrito de Brás Cubas, em Mogi, ficou alagada com a chuva desta segunda-feira (Foto: Wagner Batista Santos/VC no G1)

Estado de Atenção
O restante da cidade seguia em estado de atenção contra alagamentos desde as 15h desta segunda, quando o CGE colocou em atenção as zonas Norte e Oeste; mais cedo, às 13h55, foram as zonas Sul e Leste, o Centro e as marginais Tietê e Pinheiros que passaram a ser monitoradas pelo centro.

De acordo com o CGE o estado de atenção é motivado pela chuva forte que cai em parte da cidade nesta tarde. Ela foi formada pelo calor, umidade, e por uma frente fria vinda do Oceano, ainda segundo o centro.

Por volta das 14h, chovia forte nos bairros de Parelheiros e Engenheiro Marsilac, na Zona Sul, e na região da Penha, Mooca e Vila Formosa, na Zona Leste.

Avenida dos Bandeirantes, sentido Integrantes, tem alagamento intransitável (Foto: Camila Nascimento/G1)Avenida dos Bandeirantes, sentido Integrantes, tem alagamento intransitável (Foto: Camila Nascimento/G1)
Alagamento na Avenida dos Bandeirantes  (Foto: Marcio Pinho)Alagamento na Avenida dos Bandeirantes (Foto: Marcio Pinho/G1)

Chuva atinge Zona Sul de São Paulo nesta segunda-feira (15) (Foto: Marcelo Brandt/G1)Chuva atinge Zona Sul de São Paulo nesta segunda-feira (15) (Foto: Marcelo Brandt/G1)

 

tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.