FOTOS IMAGENS-Cerca de 1,6 mil estão fora de casa por temporal em São Francisco de Paula


Cerca de 1,6 mil estão fora de casa por temporal em São Francisco de Paula

Cerca de 1,6 mil estão fora de casa por temporal em São Francisco de Paula

Conforme a Defesa Civil, 300 casas foram atingidas pelo temporal.
Autoridades ainda vão determinar fenômeno que atingiu a cidade.

Da RBS TV

Cerca de 1,6 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e uma morreu devido a um temporal que atingiu a cidade de São Francisco de Paula, na Serra gaúcha, no domingo (12), conforme a prefeitura da cidade. Ao todo 300 casas foram afetadas. Outras cidades do estado também foram atingidas pelo temporal.

A vítima fatal foi um jovem de 24 anos, atingido por uma estrutura de ferro que voou com as fortes rajadas. Cerca de 70 feridos foram atendidos nos hospitais da região, sendo que duas pessoas foram transferidas para Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A prefeitura de São Francisco de Paula informou que deve decretar estado de calamidade pública. Pelo menos 200 pessoas ficaram desabrigadas e muitas passaram a noite no ginásio da cidade. Casas ficaram completamente destruídas, árvores foram arrancadas pela raiz e um ginásio de esportes desabou.

Pelo menos seis bairros foram atingidos pela tempestade. Conforme relato dos moradores, o temporal durou poucos minutos, mas os momentos foram de terror.

O secretário de desenvolvimento social da cidade, Arquimedes Aguiar, afirmou que não há desaparecidos. “Entramos em contato com famílias, com os desabrigados e as pessoas afetadas e também com o hospital. Até agora não tem desaparecido.”

Meteorologistas ainda não sabem dizer qual fenômeno atingiu a cidade. Conforme o relato de moradores, a ventania chegou em círculos. Equipes da Defesa Civil do município trabalharam durante toda a noite para amenizar os efeitos dos estragos na cidade.

Árvore caiu sobre casa durante temporal, mas morador não se feriu (Foto: Paulo Gomes/Arquivo pessoal)Árvore caiu sobre casa durante temporal, mas morador não se feriu (Foto: Paulo Gomes/Arquivo pessoal)

Cidade precisa de doações, diz secretário
Conforme o secretário de Desenvolvimento Social de São Francisco de Paula, Arquimedes Aguiar, são necessárias doações de alimentos, mas principalmente, de material de construção. “Para que consigamos reconstruir as partes mais afetadas”, afirmou.

Ele diz ainda que as autoridades têm se reunido para “buscar recursos estaduais e federais, e ter a compreensão dos órgãos públicos para conseguir remeter esses recursos e fazer a reconstrução do município, principalmente das casas afetadas”.

Indagado sobre o que teria atingido a cidade, Aguiar afirma que ainda não se sabe ao certo se o município foi atingido por um tornado ou por um vendaval. “Acreditamos que tenha sido um tornado pela velocidade, acredito que a velocidade do vento passou de 150 km/h. Estamos com a Defesa Civil do estado e municipal, e vamos fazer o levantamento técnico a respeito da situação das residências, e para analisar o fenômeno, se realmente foi um tornado”.

Temporal causa estragos e mortes em São Francisco de Paula (Foto: Reprodução/RBS TV)Temporal causa estragos e mortes em São Francisco de Paula (Foto: Reprodução/RBS TV)

Governador em exercício vai até a região
O Palácio Piratini anunciou que o governador em exercício José Paulo Cairoli vai até a cidade nesta segunda-feira (13) para verificar danos e prestar apoio necessário à comunidade.

Por determinação do governador José Ivo Sartori, a Secretaria da Saúde repassará, nesta segunda-feira (13), R$ 175 mil para ajudar no atendimento de saúde em São Francisco de Paula. A liberação dos recursos foi comunicada pelo secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ao prefeito Marcos Aguzzolli.

Em entrevista à Rádio Piratini, Sartori salientou que a Defesa Civil está fazendo um levantamento dos estragos na cidade. “Tudo que pudermos fazer e termos condições de auxiliar, ajudar, nós vamos fazer.”

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.