FOTOS IMAGENS-Centro tem ônibus queimado, policial preso e depredação após sessão na Alerj


Centro tem ônibus queimado, policial preso e depredação após sessão na Alerj


Confronto entre manifestantes e policiais marca retomada dos trabalhos na Alerj

O clima seguia tenso no Centro do Rio no fim da tarde desta terça-feira (1), mesmo após o fim dos trabalhos no retorno dos deputados à Alerj, que teve a reeleição de Jorge Picciani (PMDB) da presidência da casa. Pelo menos um servidor foi ferido durante os confrontos e um policial civil que atirou contra os PMs que faziam o cerco à Alerj foi preso.

O policial civil preso é um agente da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Ele foi preso após pegar o metrô e saltar na estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. O agente Vandré Nicolau de Souza foi encaminhado à Corregedoria de Polícia Civil. Uma pistola foi apreendida, com munições faltando.

Um vídeo obtido pela GloboNews mostrou um homem armado nos arredores de uma agência bancária depredada por manifestantes, mas não ficou claro se ele era um agente de segurança ou participava do protesto (veja acima).

Grupos de servidores, que mais cedo entraram em confronto com a PM na frente da assembleia, seguiam no Centro e ainda havia enfrentamentos e cenas de depredação em várias ruas da região. Um ônibus foi queimado na esquina da Avenida Rio Branco e da Rua da Assembleia. Uma agência do Banco Santander, na Rua da Assembleia, também foi quebrada, assim como várias lixeiras, que também foram incendiadas.

Três fileiras de policiais militares faziam um cordão humano de isolamento humano em frente a Alerj, que teve uma grade derrubada. O grupo maior de servidores começou às 17h uma caminhada em direção a Avenida Presidente Antônio Carlos. O tráfego seguia obstruído na Primeiro de Março. Às 17h35, o grupo chegou na Avenida Rio Branco, e interrompeu a circulação do VLT.

Ônibus pega fogo no centro do Rio de Janeiro

Agência do Bradesco é depredada na Rua da Assembleia, no centro do Rio

Manifestantes colocam fogo em uma barricada improvisada durante protesto contra o pacote de medidas de austeridade do Governo Estadual em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) (Foto: Luiz Souza/Fotoarena/Estadão Conteúdo)Manifestantes colocam fogo em uma barricada improvisada durante protesto contra o pacote de medidas de austeridade do Governo Estadual em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) (Foto: Luiz Souza/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

Manifestantes colocam fogo em uma barricada improvisada durante protesto contra o pacote de medidas de austeridade do Governo Estadual em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) (Foto: Luiz Souza/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

Manifestantes põe fogo em lixo durante protesto no Centro do Rio (Foto: TV Globo)Manifestantes põe fogo em lixo durante protesto no Centro do Rio (Foto: TV Globo)

Manifestantes põe fogo em lixo durante protesto no Centro do Rio (Foto: TV Globo)

Manifestantes atacam um ônibus em protesto no Centro do Rio (Foto: Reprodução TV Globo)Manifestantes atacam um ônibus em protesto no Centro do Rio (Foto: Reprodução TV Globo)

Manifestantes atacam um ônibus em protesto no Centro do Rio (Foto: Reprodução TV Globo)

Ônibus pega fogo após protesto no Rio (Foto: Reprodução)Ônibus pega fogo após protesto no Rio (Foto: Reprodução)

Ônibus pega fogo após protesto no Rio (Foto: Reprodução)

Manifestantes entram em confronto com policiais durante protesto no centro do Rio

Servidores estaduais que se manifestavam em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) desde a manhã entraram em confronto com a Polícia Militar por volta das 14h desta quarta-feira (1º). O G1 constatou que pelo menos um servidor – um funcionário da Cedae de 67 anos – ficou ferido, após levar um tiro de bala de borracha na coxa.

A confusão começou quando representantes de alguns sindicatos tentavam puxar a grade de proteção que cercava o Palácio Tiradentes. Os PMs atiraram bombas de efeito moral para afastar os manifestantes. Eles revidaram atirando pedras na direção dos policiais, como mostrou a GloboNews (vídeo abaixo).

Protesto contra federalização da Cedae e plano de austeridade
Desde cedo, servidores da Cedae (companhia de saneamento), universidades estaduais e bombeiros começaram a se concentrar nas imediações da Alerj. O protesto com cartazes e faixas era tranquilo.

Os servidores da Cedae pedem que a empresa não seja usada como “moeda de troca” pelo poder estadual no acordo fechado com o poder federal para receber ajuda financeira. O presidente da Alerj Jorge Picciani prevê que a federalização da Cedae vai ser votada na próxima terça.

De acordo com os trabalhadores, a empresa registrou lucro de R$ 300 milhões no último ano. Eles pediram que a área de saneamento receba mais investimentos. Outra reclamação era a previsão de que o novo pacote de austeridade do governo teria uma alíquota extra de até 8% de contribuição previdênciária para servidores, além de crescer a atual para até 14%. O aumento é uma das contrapartidas exigidas pelo governo federal para aprovar o plano de ajuda para o Rio.

Tumulto marca a retomada dos trabalhos da Alerj

66
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

RECENTES

POPULARES

  • Paulo Jeremias

    HÁ 25 MINUTOS

    BADERNAAAAAAAAA….VANDALOS !!!! porque a policia não CHEGA CHEGANDO COM TUDO ??? COM MUITA BORRACHA E ROTTWEILLER ????

    • Paulo Jeremias

      HÁ 6 MINUTOS

      É A MANIFESTAÇÃO DE BANDIDOS MASCARADOS …..NOOOOIAAASSS

    • Paulo Jeremias

      HÁ 2 MINUTOS

      MASCARADOS MACONHEROS …prova de coragem ????? kkkkkkkkkkkk

MAIS DO G1

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.