FOTOS IMAGENS-Brasileira relata desespero em cidade atingida por incêndio na Grécia: ‘Era óbvio que não iriam se salvar’


e prepara, porque, quando você voltar, não vai mais ter nada”, disse a si mesma a brasileira Tuca Oliveira ao deixar o prédio onde mora em Rafina, na Grécia, após ver as chamas de um dos piores incêndios florestais da história do país se aproximarem do bairro. Em entrevista ao G1, ela descreveu o desespero vivido na segunda-feira (23), dia em que o fogo matou mais de 70 pessoas.

Tuca vive na Grécia há dois anos e trabalha como videomaker — área da produção audiovisual. Ela relatou que assistia, do lado de fora de casa, à movimentação dos helicópteros usados no combate às chamas. A brasileira e o marido, o grego Freddy Stefanakis, notaram que havia algo errado quando as aeronaves se perderam na fumaça, cada vez mais densa.

Sobe para 80 o número de mortos em incêndio florestal

Sobe para 80 o número de mortos em incêndio florestal

“Em 20 minutos, pegamos os documentos, passaporte, e saímos com a roupa do corpo”, contou a videomaker brasileira Tuca Oliveira.

Tuca Oliveira, brasileira moradora da Grécia (Foto: Tuca Oliveira/Reprodução/Facebook)Tuca Oliveira, brasileira moradora da Grécia (Foto: Tuca Oliveira/Reprodução/Facebook)

Tuca Oliveira, brasileira moradora da Grécia (Foto: Tuca Oliveira/Reprodução/Facebook)

‘Sabia que muita gente iria morrer’

Quando conseguiram sair, o fogo já ardia na rua onde o casal morava. “Todo mundo correndo, muita gente demorou para entender o que estava acontecendo. Muita gente perdida, muitos idosos e pessoas com criança no colo”, relembrou Tuca.

Bombeiros e militares combatem chamas na cidade de Rafina (Foto: Costas Baltas/Reuters)Bombeiros e militares combatem chamas na cidade de Rafina (Foto: Costas Baltas/Reuters)

Bombeiros e militares combatem chamas na cidade de Rafina (Foto: Costas Baltas/Reuters)

Ao pegar um dos carros do casal — o outro foi deixado para trás — e dirigir por um atalho para escapar do engarrafamento, Tuca notou a gravidade do incêndio.

“Desesperador, porque a gente olhava para trás e percebia quantas pessoas iam morrer. Era muito óbvio que as pessoas não conseguiriam se salvar.”

Segundo a brasileira, os ventos fortes — a mais de 100 km/h — faziam o incêndio se alastrar rapidamente. “Era como uma onda de fogo muito rápida. Queimava o que dava para queimar e seguia”, descreveu.

Uma casa é ameaçada pelas chamas de um incêndio florestal em Kineta, perto de Atenas, na Grécia. Mais de 300 bombeiros, 5 aviões e 2 helicópteros trabalham na operação de combate ao fogo (Foto: Valerie Gache/AFP)Uma casa é ameaçada pelas chamas de um incêndio florestal em Kineta, perto de Atenas, na Grécia. Mais de 300 bombeiros, 5 aviões e 2 helicópteros trabalham na operação de combate ao fogo (Foto: Valerie Gache/AFP)

Uma casa é ameaçada pelas chamas de um incêndio florestal em Kineta, perto de Atenas, na Grécia. Mais de 300 bombeiros, 5 aviões e 2 helicópteros trabalham na operação de combate ao fogo (Foto: Valerie Gache/AFP)

Uma hipótese para a rápida propagação do fogo aponta as condições meteorológicas enfrentadas pelo país neste ano como uma das causas. O inverno, geralmente mais úmido, foi seco, ressecando a vegetação. E o verão quente com baixa umidade — o que é normal nesta época — favoreceu o alastramento do incêndio.

Rede de solidariedade

Moradores tentam extinguir chamas de incêndio florestal que ameaçam igreja na cidade de Rafina, perto de Atenas, na Grécia, na segunda-feira (23) (Foto: Reuters/Costas Baltas)Moradores tentam extinguir chamas de incêndio florestal que ameaçam igreja na cidade de Rafina, perto de Atenas, na Grécia, na segunda-feira (23) (Foto: Reuters/Costas Baltas)

Moradores tentam extinguir chamas de incêndio florestal que ameaçam igreja na cidade de Rafina, perto de Atenas, na Grécia, na segunda-feira (23) (Foto: Reuters/Costas Baltas)

Tuca afirma que ela e o marido tiveram sorte por conseguir escapar rapidamente. Como o fogo se alastrou principalmente na parte montanhosa da península, as pessoas que demoraram mais ou não tinham carro não tiveram outra opção senão se refugiar nas praias — onde, mesmo assim, houve mortes, inclusive de vítimas de afogamentos durante operações de resgate.

Rafina, a pequena cidade de 13 mil pessoas onde a brasileira vive, fica a menos de 30 quilômetros a leste da capital da Grécia, Atenas. Tuca e o marido fugiram usando a avenida Maratona, uma das principais da região de Ática.

Fumaça de incêndio florestal sobre o Parthenon, em Atenas, na Grécia (Foto: Reuters/Alkis Konstantinidis)Fumaça de incêndio florestal sobre o Parthenon, em Atenas, na Grécia (Foto: Reuters/Alkis Konstantinidis)

Fumaça de incêndio florestal sobre o Parthenon, em Atenas, na Grécia (Foto: Reuters/Alkis Konstantinidis)

Era hora, portanto, de procurar um local para passar a noite. Afinal, voltar a Rafina seria arriscado.

Os dois pensaram, então, em alugar um quarto por meio de um serviço de aluguel online por temporada. Não precisaram pagar nada.

“Assim que a gente falou que era de Rafina, ele [o locatário] ofereceu o quarto de graça. O povo grego é muito solidário”, contou a brasileira.

Pessoas assistem a incêndio em Rafina, na Grécia (Foto: Reuters/Alkis Konstantinidis)Pessoas assistem a incêndio em Rafina, na Grécia (Foto: Reuters/Alkis Konstantinidis)

Pessoas assistem a incêndio em Rafina, na Grécia (Foto: Reuters/Alkis Konstantinidis)

Tuca contou que os incêndios na Grécia geraram uma rede de ajuda no país. Os gregos vêm reunindo roupas e alimentos para doar a quem perdeu tudo com a devastação.

“O grego é um povo muito unido. Todo mundo está tentando ajudar”, comentou a brasileira.

Casa intacta em meio à destruição

Prédio em que a brasileira Tuca Oliveira mora na Grécia teve apenas a fachada e a varanda queimadas (Foto: Andreas Stefanakis)Prédio em que a brasileira Tuca Oliveira mora na Grécia teve apenas a fachada e a varanda queimadas (Foto: Andreas Stefanakis)

Prédio em que a brasileira Tuca Oliveira mora na Grécia teve apenas a fachada e a varanda queimadas (Foto: Andreas Stefanakis)

Ao voltar para contabilizar o estrago, na terça-feira (24), o alívio: o fogo queimou a fachada e a varanda do prédio onde o casal mora, mas não atingiu a parte de dentro do apartamento.

“Demos muita sorte, porque outras partes da cidade ficaram em cinzas”, relembrou Tuca.

Nem mesmo o outro carro do casal, que havia sido deixado para trás, foi destruído. “A gente estava certo que não iria tê-lo de volta”, disse. A menos de 10 metros dali, contou a brasileira, havia a carcaça de um veículo consumido pelas chamas.

Casa da brasileira Tuca Oliveira é danificada após incêndio em Rafina, na Grécia (Foto: Andreas Stefanakis)Casa da brasileira Tuca Oliveira é danificada após incêndio em Rafina, na Grécia (Foto: Andreas Stefanakis)

Casa da brasileira Tuca Oliveira é danificada após incêndio em Rafina, na Grécia (Foto: Andreas Stefanakis)

O incêndio parou de queimar em Rafina, mas ainda assim o casal não sabe quando retornará a viver ali.

“A gente não sabe quando vai estar seguro porque o ar ainda está muito tóxico”, afirmou Tuca.

‘Clima de guerra’

Se o fogo poupou algumas construções em Rafina, o vilarejo vizinho de Mati ficou totalmente destruído pelo incêndio. “Mati acabou. [Parece] Um clima de guerra”, avaliou Tuca.

Lá, em somente uma casa, as autoridades encontraram 25 corpos. As imagens clicadas por fotojornalistas de agências de notícias locais e internacionais mostram destruição completa: não sobrou praticamente nada naquela região.

Vilarejo de Mati, na Grécia, é atingido por incêndio (Foto: Alkis Konstantinidis/Reuters)Vilarejo de Mati, na Grécia, é atingido por incêndio (Foto: Alkis Konstantinidis/Reuters)

Vilarejo de Mati, na Grécia, é atingido por incêndio (Foto: Alkis Konstantinidis/Reuters)

Até o balanço mais recente dos bombeiros gregos, o fogo que atingiu o nordeste de Atenas deixou 74 mortos e 187 feridos. Os incêndios são considerados os piores a atingir o país em mais de uma década.

Mulher busca cachorro após incêndio que atingiu Mati, cidade perto de Atenas, nesta terça-feira (24)  (Foto: Costas Baltas/ Reuters)Mulher busca cachorro após incêndio que atingiu Mati, cidade perto de Atenas, nesta terça-feira (24)  (Foto: Costas Baltas/ Reuters)

Mulher busca cachorro após incêndio que atingiu Mati, cidade perto de Atenas, nesta terça-feira (24) (Foto: Costas Baltas/ Reuters)

Entre os feridos há 23 crianças. Entre os mortos, está um bebê de 6 meses que não resistiu à intoxicação por fumaça. O número de desaparecidos ainda é incerto, segundo os bombeiros.

Por causa do incêndio, a Grécia pediu ajuda internacional. Itália, Alemanha, Polônia, França, Canadá e Portugal enviaram equipes para ajudar no combate às chamas.

Vista aérea mostra destruição do vilarejo de Mati, na Grécia, por incêndios florestais (Foto: Savvas Karmaniolas/ AFP)Vista aérea mostra destruição do vilarejo de Mati, na Grécia, por incêndios florestais (Foto: Savvas Karmaniolas/ AFP)

Vista aérea mostra destruição do vilarejo de Mati, na Grécia, por incêndios florestais (Foto: Savvas Karmaniolas/ AFP)

Mapa mostra focos de incêndios florestais na Grécia (Foto: Claudia Peixoto/G1)Mapa mostra focos de incêndios florestais na Grécia (Foto: Claudia Peixoto/G1)

Mapa mostra focos de incêndios florestais na Grécia (Foto: Claudia Peixoto/G1)

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.