FOTOS IMAGENS-Bombeiros chegam ao terceiro dia de combate


img_0361

dos os recursos’, diz prefeito sobre incêndio em Santos

Secretária alertou a população sobre a aparição de peixes mortos na região.
Incêndio começou por volta das 10h desta quinta-feira (2) no bairro Alemoa.

LG Rodrigues e Rafaella MendesDo G1 Santos

GNews - Bombeiros tentam impedir que fogo atinja novos tanques de combustível em Santos (Foto: Reprodução/GloboNews)Bombeiros tentam impedir que fogo atinja novos tanques de combustível (Foto: Reprodução/GloboNews)

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, falou pela primeira vez neste sábado (4) sobre o incêndio que atinge uma área industrial no bairro Alemoa. O prefeito diz que o município está empregando todos os recursos para combater o fogo e que o município está preparado para qualquer emergência.

O incêndio começou por volta das 10h desta quinta-feira (2) e atingiu quatro tanques de combustíveis. A temperatura no local chegou a 800°C. Durante a manhã desta sexta-feira (3), um quinto tanque também foi atingido. No entanto, durante a noite, apenas três tanques continuavam em chamas. Os trabalhos do Corpo de Bombeiros continuaram por toda a madrugada deste sábado e não há previsão de quando a ocorrência deve terminar. Segundo os bombeiros, ninguém morreu no incêndio e pelo menos 15 pessoas que trabalhavam no local precisaram de atendimento médico. Todas já foram liberadas.

Barbosa conta que este é um trabalho de ação intensa e que os bombeiros estão trabalhando de maneira ininterrupta. “A situação está evoluindo no sentindo de eliminar o incêndio. Os resultados são positivos. A Cetesb está incumbida de ater o monitoramento da qualidade do ar, entorno do incêndio e em todos os bairros da cidade”, disse.

Paulo Alexandre Barbosa afirma que todos os recursos estão sendo empregados no incêndio (Foto: Rafaella Mendes / G1)Paulo Alexandre afirma que todos os recursos estão
sendo empregados (Foto: Rafaella Mendes / G1)

A Secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, alertou a população sobre a aparição de peixes mortos na região. Apesar de não poder afirmar se existe uma relação entre os animais e o incêndio, ela recomenda que a população não consuma os peixes. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, não há nenhuma previsão exata para que o fogo seja extinguido.

O Secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel Junior, tranquilizou a população quanto aos riscos que podem ser causados pela poluição. “A Cetesb está monitorando constantemente não só o ar da região, como o da cidade no todo, e diz que não há nenhum indício de contaminação”, diz.

De acordo com a Defesa Civil de Cubatão, as equipes de plantão estão monitorando o município para onde as chamas e a fumaça estão direcionadas. Nesta sexta-feira, duas pessoas acionaram as autoridades reclamando de fuligem na região do bairro Jardim Casqueiro. As unidades de atendimento de saúde emergencial da cidade não receberam nenhum caso relacionado a possíveis efeitos da fumaça do incêndio.

Peixes mortos foram encontrados no canal do Porto de Santos (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Peixes mortos foram encontrados no canal do Porto
de Santos (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

A Prefeitura de Santos enviou mensagens via SMS ou por voz para 466 mil celulares e telefones fixos cadastrados junto a administração municipal. Na mensagem, os moradores eram avisados que o incêndio no bairro Alemoa estava sob controle e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) monitora permanentemente a qualidade doar, além de avisar que o incidente não oferecia riscos à população.

O delegado do Deinter 6, Gaetano Vergine, afirmou que investigações serão realizadas após o incêndio ter sido extinguido. “A preocupação da Defesa Civil no momento é acabar com o incêndio e quando isso acontecer serão tomadas todas as providências como perícia e investigação. As pessoas serão ouvidas e vai ser feita uma apuração rigorosa do caso”, afirma.

O sub-comandante dos bombeiros do Estado de São Paulo, Rogério Bernardes Duarte, considerou que a operação realizada durante esta sexta-feira, de combate às chamas na Ultracargo, foi um sucesso. “Foram usados quatros jatos de água e espuma durante todo o dia. Um tanque foi totalmente derretido e o outro já não tem mais combustível. No momento, são três tanques com fogo”, afirma.

Equipes dos Bombeiros seguem trabalhando em incêndio na Alemoa, em Santos (Foto: Reprodução / TV Globo)Equipes dos Bombeiros seguem trabalhando em
incêndio na Alemoa (Foto: Reprodução / TV Globo)

Já o Comandante da operação, Wagner Bertollini Junior, salientou que os tanques possuem um sistema para retirar o combustível, entretanto ele não funcionou. “Os sistemas foram danificados e os tanques não estão podendo ser esvaziados por baixo. Então eles estão em uma situação quase que surreal porque eles continuam cheios em volta de um tanque pegando fogo. Essa que é a nossa grande dificuldade”, diz.

O acesso de embarcações às áreas ao redor do incêndio na Ultracargo teve que ser limitado após o fogo se alastrar. “Os terminais de Santos próximos do incêndio estão fechados e o canal que dá acesso aos terminais de Cubatão também foi bloqueado por motivos de segurança, já que ele é estreito”, conclui o Capitão da Marinha Ricardo Gomes.

Capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, esteve em Santos (Foto: Guilherme Lucio / G1)Porta-voz dos bombeiros disse que há dificuldades
de conter chamas (Foto: Guilherme Lucio/G1)

Resfriamento de tanques
Segundo os bombeiros, o foco dos trabalhos é no resfriamento dos tanques que ainda não foram atingidos. A temperatura média no foco principal do incêndio gira em torno dos 800ºC, o que causou o derretimento de um dos cinco tanques atingidos. Por causa do calor, os bombeiros ficam a uma distância de 100 metros do local das chamas para fazer a contenção do fogo. A água não é direcionada para as labaredas, já que o líquido evapora antes de atingir o chão por causa do calor.

A internauta Josilayne Carvalho registrou uma das explosões no local (veja o vídeo abaixo). Por volta das 18h10 de quinta-feira, uma nova explosão causou correria entre profissionais da imprensa e bombeiros, que precisaram se reposicionar.

Fumaça
Desde o início do incêndio, uma enorme coluna de fumaça preta pôde ser vista por moradores de várias cidades da Baixada Santista. Moradores contam que uma explosão começou o incêndio e outras foram ouvidas na sequência.

Após a primeira explosão, a Prefeitura de Santos informou que 15 pessoas foram atendidas ainda no local, todos homens com superaquecimento do corpo. Três pessoas foram levadas ao Pronto Socorro Central após terem sofrido ainda com crise nervosa e inalação de fumaça.

Na madrugada desta sexta-feira, o bombeiro Claudio Rodrigues Gonçalves, de 39 anos, foi atingido por uma fagulha e encaminhado para o Pronto Socorro da Santa Casa com lesão ocular, para avaliação oftalmológica, e também foi liberado.

Incêndio atinge tanques de combustível em Santos, no litoral de São Paulo (Foto: Sérgio Furtado/G1)Coluna de fumaça negra do incêndio pode ser vista de várias cidades da região (Foto: Sérgio Furtado/G1)

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) informa que a área atingida fica fora do Porto e que enviou a sua Brigada de Incêndio da Guarda Portuária para ajudar no combate ao incêndio.

Por causa do incêndio, a entrada do Porto de Santos, pela Via Anchieta, foi fechada.

De acordo com apuração da reportagem, 93 bombeiros trabalham no local, com apoio de 22 viaturas, sendo que oito delas foram enviadas da capital paulista.

Incêndio em Santos (Foto: Arte / G1)

O Corpo de Bombeiros afirma que equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Defesa Civil, da Sabesp e da Polícia Militar acompanham os trabalhos.

Seis navios que estavam atracados nos dois terminais próximos ao local do incêndio interroperam suas operações e foram retirados da região. Uma empresa, que fica a 2 km do local do incêndio, emitiu alerta para os funcionários deixarem a área devido ao risco de serem atingidos por destroços caso haja uma grande explosão.

A Ultracargo informou que a equipe da brigada de incêndio evacuou a área e acionou um plano de ajuda mútua assim que a primeira explosão foi registrada.

Eu estava em um dos tanques, no lote 1, quando escutei uma grande explosão. O fogo se alastrou muito rápido e só pensei em sair daqui”
Anderson Santos da Silva,
funcionário da Ultracargo

Testemunha
Um dos funcionários da Ultracargo ouvidos peloG1 conta que estava trabalhando no momento da primeira explosão.

“Eu estava em um dos tanques, no lote 1, quando escutei uma grande explosão. O fogo se alastrou muito rápido e só pensei em sair daqui”, diz Anderson Santos da Silva.

Ele trabalha próximo de onde o fogo começou e diz que todos os funcionários saíram do local às pressas. “Todos os funcionários foram liberados na hora, ficando apenas os homens do Corpo de Bombeiros próximo aos tanques”, afirmou.

Incêndio atinge tanques de combustível em Santos, no litoral de São Paulo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)Fogo atingiu tanques de combustível; temperatura no local é de 800 ºC (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

A empresa
O local onde ocorre o incêndio abriga 175 tanques de capacidade de até 10 mil m³, cada um, em uma área de 183.871 m². A Ultracargo possui 58 tanques, com capacidade de até 6 milhões de litros, e armazena produtos como combustíveis, óleos, vegetais, etanol, corrosivos e químicos.

Em entrevista à GloboNews, o especialista em gerenciamento de riscos Gustavo Cunha Mello disse que os tanques que armazenam esses materiais explosivos são construídos com reforço nas laterais, por isso os recipientes não se desfazem quando ocorre a explosão e evitam que líquidos inflamáveis se espalhem.

Incêndio acabou causando reflexos no trânsito da Via Anchieta (Foto: Reprodução / TV Tribuna)Incêndio acabou causando reflexos no trânsito da
Via Anchieta (Foto: Guilherme Lucio/G1)

Estradas
Devido ao incêndio, a Ecovias, concessionária que opera o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), bloqueou o acesso ao Viaduto do Alemoa, no Km 64 da Anchieta. Os veículos pesados, que não são autorizados a circular no trecho urbano, deverão aguardar até a liberação da via.

Embora possam fazer o acesso pela Anchieta, os veículos de passeio também estão sendo orientados a chegar a Santos pela Rodovia dos Imigrantes.

Cinco tanques acabaram pegando fogo; bombeiros trabalham desde o dia 2 (Foto: Diego Lameiro / Arquivo Pessoal)Cinco tanques pegaram fogo; bombeiros trabalham desde o dia 2 (Foto: Diego Lameiro / Arquivo Pessoal)
Helicóptero Águia da Polícia Militar presta apoio em Santos (Foto: Roberto Strauss / G1)Helicóptero Águia da Polícia Militar presta apoio em Santos (Foto: Roberto Strauss / G1)
Equipes do Corpo de Bombeiros tentam evitar que sexto tanque de combustíveis seja atingido (Foto: Roberto Strauss / G1)Bombeiros tentam evitar que sexto tanque de combustíveis seja atingido (Foto: Roberto Strauss / G1)
Equipes da brigada de incêndio da Guarda Portuária prestaram auxílio na Alemoa (Foto: Roberto Strauss / G1)Equipes da brigada de incêndio da Guarda Portuária prestaram auxílio na Alemoa (Foto: Roberto Strauss/G1)
Nuvem escura criada por fumaça podia ser vista de vários pontos de Santos, SP (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Nuvem escura criada por fumaça podia ser vista de vários pontos de Santos, SP (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
Tanques foram atingidos pelas chamas; testemunhas relataram explosões em sequência (Foto: Roberto Strauss / G1)Tanques foram atingidos pelas chamas; testemunhas relataram explosões (Foto: Roberto Strauss/G1)
Fumaça pode ser avistada da Via Anchieta (Foto: Felipe Zito / Arquivo Pessoal)Fumaça pode ser avistada da Via Anchieta (Foto: Felipe Zito/Arquivo Pessoal)
Fogo e fumaça podem ser avistadas de São Vicente, litoral de São Paulo (Foto: Bruno Giufrida / G1)Fogo e fumaça podem ser avistadas de São Vicente, litoral de São Paulo (Foto: Bruno Giufrida/G1)
Motoristas ficaram assustados com o incêndio em Santos (Foto: Joel Reis / Arquivo Pessoal)Motoristas ficaram assustados com o incêndio em Santos (Foto: Joel Reis/Arquivo Pessoal)
tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.