FOTOS IMAGENS-A MORTE NÃO É O FIM-O que todos podem aprender com esta foto de idoso em seu leito de morte que viralizou


oto de americano de 87 anos bebendo última cerveja com família um dia antes de morrer recebeu dezenas de milhares de comentários e compartilhamentos nas redes sociais.

reprodução

Por que a imagem de um idoso em seu leito de morte no hospital fazendo um último brinde viralizou ao redor do mundo?

Tudo o que Norbert Schemm, de 87 anos, da cidade americana de Appleton, em Wisconsin, queria era que seus últimos momentos fossem ao lado de seus entes queridos enquanto tomava uma cerveja.

PUBLICIDADE

Junta, a família conversou, deu risada, recordou memórias e posou para uma foto, que Tom, um dos filhos de Schemm, compartilhou com o grupo da família no WhatsApp.

Mas, horas depois, quando Schemm morreu e seu neto Adam postou a foto nas redes sociais, a família se viu arrebatada pelo alto número de estranhos que buscaram conforto nessa última imagem.

A foto já registrou mais de 4,5 mil comentários, 31 mil retuítes e 321 mil curtidas apenas no Twitter. Depois, apareceu no Reddit e em outras plataformas sociais.

Adam disse: “Meu avô foi relativamente saudável ao longo de sua vida, mas, no domingo da semana passada, no hospital, perceberam que seria o fim. Ele chamou seus netos na segunda-feira. Nós tiramos a foto na noite de terça-feira e, no dia seguinte, ele morreu do câncer de cólon que o havia atingido”.

“Meu pai disse para a gente que o vovô queria uma cerveja e agora, quando olho para essa foto, me dá um consolo.”

“Eu posso dizer que meu avô está sorrindo. Ele está fazendo o que ele queria fazer — foi um momento espontâneo.”

Adam disse que estava hesitante em postar a foto nas redes sociais por causa do contexto, mas decidiu seguir em frente porque era apenas um momento bonito.

Adam Schemm@AdamSchemm

My grandfather passed away today.

Last night all he wanted to do was to have one last beer with his sons.

Ver imagem no Twitter
37,3 mil pessoas estão falando sobre isso

“Na verdade, isso nos ajudou com a nossa dor. É reconfortante ver que todos estavam todos juntos em seus momentos finais.”

Ele disse que a família ficou rastreando para ver até onde a imagem tinha viajado e adorou o fato de ela ter sido compartilhada por tantas pessoas.

“(A foto) Parece ter mexido com o senso de comunidade. É claramente um momento com que muitas pessoas se identificam. Os comentários foram muito gentis e vimos fotos de pessoas brindando com copos de cerveja em sua homenagem. Pensei que a foto fosse ser curtida por pessoas que eu conhecia, não tinha ideia de que ela ajudaria tantas pessoas desconhecidas”.

Ben Riggs, de Indianápolis, estava entre as pessoas “de fora” que responderam à imagem no Twitter. Ele postou uma foto de seu próprio avô, Leon Riggs, de 86 anos, tirando proveito de um charuto e cerveja finais.

Ben disse à BBC que viu a imagem em seu feed do Twitter e isso o lembrou do pedido final de seu avô quando este morreu, em 2015.

“Eu não apago as fotos no meu telefone. Voltei nela e me senti compelido a responder e compartilhar meu próprio registro. Isso me fez voltar no tempo e ver outra pessoa sentir uma dose final de felicidade antes da morte me causou uma sensação boa.”

Ben disse que seu avô tinha Alzheimer e sua memória funcionava em ondas, mas, no final, ele e seu pai acharam importante cumprir o desejo final do avô.

“Embora a morte nunca chegue na hora certa, acho importante sempre tentar encontrar um lado positivo.”

Ben contou que na noite em que seu avô morreu, ele, seus irmãos e seu pai se reuniram com ele para celebrar sua vida. Eles tiraram outra foto de família. Tragicamente, o pai de Ben, Mike, morreu inesperadamente no dia seguinte de insuficiência cardíaca. Ele diz que ambas as fotos finais lhe trouxeram muito conforto.

Adam Schemm@AdamSchemm

My grandfather passed away today.

Last night all he wanted to do was to have one last beer with his sons.

Ver imagem no Twitter

Ben Riggs
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.