FOTOS IMAGENS-A história da França e a solidariedade aos franceses


French-military-bases-in-africa

Enviado por J. Roberto Militão
A nossa solidariedade ao povo francês não pode nos fazer ignorar a história colonial e as perversidades que o império praticou na África e no Oriente Médio.
Não pode ser esquecida a traição do final da 1a, Guerra mundial em que a França convenceu os árabes a lutarem contra os 500 anos de domínio do Império Turco Otomano com a promessa que, ao final, teriam estados livres e soberanos. Com a derrota otomana, França e Inglaterra tinham um tratado secreto partilhando o oriente médio e se apoderando da emergente produção petrolífera e das imensuráveis reservas, a grande riqueza do século 20.
O presente se lamenta, mas a história não pode ser esquecida.
Do ConsciênciaH
Por:  Mawuna Remarque KOUTONIN
Você sabia muitos países africanos continuam a pagar imposto colonial a França desde a sua independência até hoje!
Quando Sékou Touré da Guiné decidiu em 1958 para sair do império colonial francês, e optou pela independência do país, a elite colonial francês em Paris ficou tão furioso, e em um ato histórico de fúria a administração francesa na Guiné destruiu tudo no país que representou o que eles chamaram os benefícios da colonização francesa.
Três mil franceses deixaram o país, levando todos os seus bens e destruindo qualquer coisa que não pode ser movida: escolas, creches, edifícios da administração pública foram desmoronou; carros, livros, remédios, instrumentos instituto de pesquisa, tratores foram esmagados e sabotado; cavalos, vacas nas fazendas foram mortos, e os alimentos nos armazéns foram queimados ou envenenado.
O objetivo deste ato escandaloso foi o de enviar uma mensagem clara a todas as outras colônias que as consequências da rejeição de França seria muito alto.
Lentamente, o medo se espalhou através da elite africano, e nenhum depois dos eventos Guiné já encontrado a coragem de seguir o exemplo de Sékou Touré, cujo slogan foi “Preferimos a liberdade na pobreza à opulência na escravidão.”

 

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

1 comentário

Comentários

Lista corrida – recolhida
Lista corrida – expandido
Lista encadeada – recolhida
Lista encadeada – expandido
Data – mais recentes primeiro
Data – mais antigos primeiro
10 comentários por página
30 comentários por página
50 comentários por página
70 comentários por página
90 comentários por página
150 comentários por página
200 comentários por página
250 comentários por página
300 comentários por página

O fato real é que a

O fato real é que a descolonização deixou no vacuo da potencia colonial uma ELITE CLEPTOCRATA na maioria dos paises

de tal modo que o “”povão”” está pior hoje do que estava com os colonizadores. Por toda a Africa ditadores da pior especie

que assaltam o Tesouro e não construiram hospitais e escolar, o saneamaento por toda a Africa é ultra precario quando exuste, esgoto corre nas ruas das capitais africanas, no interior nem se sabe o que é isso,

epidemias, doenças, miseria, violencia, deque valeu essa independencia?

No mandato francês na Siria e no Libano havia certa ordem e civilização, depois da independencia em 1946 veio um Libano estraçalhado por guerras civis, uma Siria com 55 anos da familia Assad hoje em ruinas, a “independencia” levou ao desastre.

A Historia precisa ser vista por

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.