FORTALEZA- CE-Ceará tem 5º dia de ataques; ônibus circulam escoltados por policiais



Ônibus foram incendiados no pátio da Prefeitura de Jucás, no interior do Ceará, em meio a onda de ataques no estado — Foto: TV Verdes Mares/ReproduçãoÔnibus foram incendiados no pátio da Prefeitura de Jucás, no interior do Ceará, em meio a onda de ataques no estado — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Ônibus foram incendiados no pátio da Prefeitura de Jucás, no interior do Ceará, em meio a onda de ataques no estado — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Um caminhão e dois ônibus foram alvos de ataques incendiários na madrugada desta terça-feira (24), no 5º dia seguido de ações violentas no Ceará. Criminosos atearam fogo em um veículo de carga na ponte do Rio Ceará, em Fortaleza, e dois ônibus estacionados em um posto de gasolina no município de Canindé, na região do Sertão Central.

Desde a sexta-feira (20), foram registrados pelo menos 28 ataques no estado contra prédios públicos e privados, transportes coletivos, caminhões, carros particulares, uma torre de telefonia e uma loja revendedora de veículos.

Duas pessoas ficaram feridas durante as ações. Até a noite de segunda (23), a polícia capturou dez suspeitos de envolvimento nos atentados. Ainda não há informações sobre feridos e pessoas detidas nesta terça-feira.

Serviços afetados

Com redução da oferta de ônibus, paradas estão lotadas à espera de transporte público — Foto: Marina Alves/TV Verdes MaresCom redução da oferta de ônibus, paradas estão lotadas à espera de transporte público — Foto: Marina Alves/TV Verdes Mares

Com redução da oferta de ônibus, paradas estão lotadas à espera de transporte público — Foto: Marina Alves/TV Verdes Mares

Durante os cinco dias de ataques, três ônibus de transporte coletivo, três carros da empresa Enel, um veículo da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), três ônibus escolares e um caminhão de coleta de lixo foram incendiados no estado.

No sábado (21), uma torre de telefonia foi atacada no Bairro Messejana, em Fortaleza. Já na segunda-feira (23), 15ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal, no Bairro Vila Velha, também na capital, onde criminosos detonaram uma bomba caseira.

Por conta das ações, a frota de ônibus de Fortaleza e da Região Metropolitana foi reduzida. Nesta terça-feira (24), 70% do total habitual de coletivos circula em Fortaleza, e parte deles com escolta policial. Com a redução da oferta, as paradas de ônibus estão lotadas na manhã desta terça-feira.

Conforme o Sindicato Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), todas as linhas estarão disponíveis, contudo, algumas devem mudar a rota.

Ônibus saem dos terminais escolatados por policiais em Fortaleza — Foto: Marina Alves/TV Verdes MaresÔnibus saem dos terminais escolatados por policiais em Fortaleza — Foto: Marina Alves/TV Verdes Mares

Ônibus saem dos terminais escolatados por policiais em Fortaleza — Foto: Marina Alves/TV Verdes Mares

Motivações

Segundo informou uma fonte do sistema penitenciário ao G1, uma das possíveis motivações para a sequência de ataques é que agentes de segurança impediram uma fuga em massa de um presídio em Aquiraz, na Grande Fortaleza. O plano foi descoberto em um papel na boca de um detento.

Ainda conforme a fonte, os internos que iriam fugir passaram por um regime disciplinar mais rigoroso, com vistorias nas celas e permanência em áreas isoladas da detenção.

Pelo WhatsApp, o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, e o chefe da PM no Ceará, Alexandre Ávila de Vasconcelos, pediu que as equipes de segurança ficassem em alerta. “Mais uma vez o Estado está sob ataques, tudo indica. Temos que novamente mostrar que o estado não cederá nenhum milímetro”, afirmou Mauro Albuquerque.

Policiais militares de férias vão ser convocados para retornar às atividades, e servidores que estavam em cursos tiveram as aulas suspensas para reforçar o policiamento ostensivo, informou a secretaria.

O governador do Ceará, Camilo Santo, afirmou que “não iria recuar” das medidas mais rigorosas nos presídios do estado. “Não recuaremos em absolutamente nada nas medidas que foram tomadas até aqui. Muito pelo contrário, seremos cada vez mais rigorosos com quem desrespeitar a lei. A possibilidade do retorno às regalias nos presídios é zero”.

Sequência de ataques

Sexta-feira (20)

  • caminhão roubado na cidade de Quixadá e incendiado em Quixeramobim;

Sábado (21)

  • ataque contra torre de telefonia no Bairro Messejana, em Fortaleza;
  • um caminhão de frios incendiado na Avenida das Adenanteras, no Bairro Cidade 2.000, em Fortaleza;

Domingo (22)

  • ataques a três caminhões na BR-116 no Bairro Ancuri, em Fortaleza;
  • posto de combustível incendiado em Quixadá;
  • veículo carregado de papel higiênico em Maracanaú, na Grande Fortaleza, também é incendiado;
  • ataque incendiário a um caminhão no Bairro Cidade 2.000, em Fortaleza;
  • tentativa de ataque a uma loja de veículo na Avenida Godofredo Maciel, em Fortaleza;
  • carro da Enel atacado em Quixadá;

Segunda (23)

  • ônibus particulares incendiados nos Bairros Ancuri, Aracapé e Canindezinho, em Fortaleza;
  • ataque a dois carros da Enel nos Bairros Jangurussu e Conjunto Esperança, em Fortaleza;
  • uma topique incendiada no Bairro Sítio São João, em Fortaleza;
  • um ônibus escolar atacado na cidade de Paracuru, na Grande Fortaleza;
  • uma topique incendiada no Bairro Vila Velha, em Fortaleza;
  • um carro da Cagece queimado;
  • um carro particular atacado;
  • um micro-ônibus incendiado no Parque São José, em Fortaleza;
  • um ônibus da empresa Vitória queimado na ponte da Barra do Ceará, em Fortaleza;
  • ônibus de banda de forró na Barra do Ceará, em Fortaleza;
  • um juizado especial atacado e teve um princípio de incêndio no Vila Velha, em Fortaleza;
  • o estacionamento da prefeitura de Jucás, no interior do Ceará, foi incendiado e quatro veículos foram atingidos pelas chamas, entre eles, dois ônibus escolares;
  • dois caminhões que estavam estacionados em uma rua no Alto Alegre II, em Maracanaú, foram queimados e um idoso ficou ferido;
  • um caminhão de coleta de lixo foi incendiado por três suspeitos em Pacatuba, na Grande Fortaleza.

Terça-feira (24)

  • um caminhão de carga foi interceptado e incendiado sobre a ponte do Rio Ceará, que liga Fortaleza a Caucaia;
  • incêndio contra dois ônibus estacionados em um posto de gasolina, no Bairro Palestina, na cidade de Canindé.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Veja também

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.