EXTREMOZ RN-Transição de carreira: conheça os sinais de que chegou a hora de mudar


1 – Me sinto esgotado e cansado

Doenças constantes, estresse e sono desregulado podem ser sinais de que você está infeliz no trabalho. Como é comum passar grande parte do tempo trabalhando, não gostar do que se faz e de como grande parte da sua energia está sendo gasta é um esforço dificilmente recompensado e nada saudável.

Como consequência, uma sensação de pura exaustão acaba sendo constante no dia a dia. Pode ser devido a funções e atividades estressantes, um ambiente tóxico, salário insatisfatório ou uma mistura de todos esses fatores. O fato é que, quando o corpo fala o que a gente não consegue verbalizar, a hora de uma transição de carreira está mais próxima do que se imagina.

2 – Minhas competências, responsabilidades e tarefas não tem a ver comigo

É mais comum do que se imagina. Você conseguiu entrar em uma empresa respeitável, seguiu uma progressão de carreira com boas promoções e é reconhecido pela excelência e qualidade em um trabalho que odeia. Qualidade não está sempre relacionada com amor, então é possível fazer muito bem feito algo que não se ama.

A dica aqui é ingressar em um processo de autoconhecimento para saber se você realmente gosta do que faz. É preciso ser sincero, já que você pode desempenhar de maneira insatisfatória uma tarefa por ela não ser a mais adequada às suas habilidades.

3 – O meu salário não compensa o tédio de trabalhar todos os dias

O lado financeiro geralmente é o fator predominante para adiar uma transição de carreira. O medo de abdicar de um salário com o qual já se está acostumado ou mesmo de mudar o padrão de vida prende muitos a uma rotina desgastante e infeliz.

Quando a insatisfação faz com que a recompensa salarial não faça mais sentido é comum uma mudança de perspectiva. Para tomar uma decisão certeira, o ideal é não deixar chegar no ponto em que as emoções estão com força total. Prestar atenção a todos os sinais faz diferença no momento de escolher a nova carreira.

4 – Onde eu estou errando?

Está tudo certo na sua carreira, você fez todas as escolhas que eram esperadas e o caminho traçado foi tranquilo. Mas o sentimento de que tudo está errado é gritante.

Um dos indícios de estar na carreira errada é ter uma trajetória feita por escolhas que não foram suas. Estar em um cargo que resulta das circunstâncias e não de desejos próprios. Um exemplo é aceitar uma promoção que aconteceu devido a uma reestruturação da empresa, sem que você buscasse por ela e sem uma pergunta sobre o caminho ideal a ser seguido.

5 – Eu tenho habilidades que não são usadas de maneira adequada

Se você pensa com frequência: “eu sei que eu poderia estar fazendo mais, de outra forma e utilizar minhas habilidades de um jeito que me faça mais feliz” está na hora de você buscar por um novo rumo em sua carreira.

O sentimento de que o seu potencial está sendo subutilizado ou que você não trabalha utilizando das competências que te fazem feliz é mais uma das reflexões que devem ser feitas em um momento de transição de carreira.

Se você se identificou com esses cinco sinais comece a planejar sua mudança de carreira tendo em mente que:

●Estudar é fundamental para uma readequação de carreira. Pense em fazer uma pós graduação, uma nova faculdade ou um curso técnico;

●Não pense que existe apenas uma única chance de mudar de carreira. A vida é cheia de oportunidades;

●Mudanças podem ser graduais. Não há necessidade de mudar abruptamente

●Não tenha um currículo muito longo. Selecione somente o que realmente importa para uma nova vaga;

●Acredite em você;

●Faça conexões com pessoas que atuam no segmento para o qual você quer direcionar sua carreira.

Confira aqui como a Unisociesc pode ajudar você a aprofundar os conhecimentos necessários para uma nova carreira e conquistar sua transformação.

Unisociesc
MAIS DO G1
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.