EXTREMOZ RN-SMS-SMS realiza planejamento do Programa Saúde na Escola 2018


SMS realiza planejamento do Programa Saúde na Escola 2018

A Secretaria de Saúde de Extremoz realizou na semana passada a 1ª Reunião de Planejamento do Programa Saúde na Escola (PSE 2018), com o objetivo de planejar as ações para os meses de abril até dezembro deste ano. O objetivo do programa é levar ações de promoção à saúde para os alunos das creches e escolas do município, por meio de um trabalho feito em parceria entre a secretarias de Saúde e de Educação do município, com a participação de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e de gestores das unidades escolares. A reunião contou com a participação de cerca de 50 profissionais.

O Programa Saúde na Escola atende a cerca de 3 mil alunos em Extremoz em 18 escolas e creches municipais e duas estaduais, com ações como atividade física e de lazer, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos e prevenção das violências e dos acidentes.

Na área da saúde estão previstas para este ano ações de saúde bucal e aplicação tópica de flúor, verificação da situação vacinal, promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, promoção da saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração, direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS, promoção da saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração e saúde mental.

De acordo com a Nutricionista da Secretaria de Saúde de Extremoz, Drª Marcely Morais, “O programa é fundamental para a prevenção das doenças e agravos na primeira infância até a adolescência. São 13 temas trabalhados, dentre eles se destaca o combate à obesidade infantil e prevenção de doenças e condições crônicas, como a diabetes e a hipertensão”.

Para a coordenadora de Saúde Bucal, Drª Rosa Nina, “o programa previne a formação da doença da cárie que se inicia na fase dos cinco anos, com o nascimento do primeiro molar e pode se estender até à vida adulta. Quanto antes vier a prevenção melhor será a saúde bucal dos nossos munícipes”.

As secretarias municipais de Saúde e Educação de Extremoz fizeram a adesão ao programa em junho do ano passado. A vigência do programa é até o mesmo mês de 2019.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.