EXTREMOZ RN-SALVAÇÃO PELA GRAÇA MEDIANTE A FÉ – NÃO POR OBRAS – Efésios 2:8-9


efc3a9sios-2-vs-8-9

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não por obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:8-9) 

A palavra de Deus está nos dizendo que a salvação é recebida pela FÉ baseada unicamente na GRAÇA de Deus. O conceito de graça é desconhecido entre os cultos e religiões falsas inventadas pelo homem. Todos aqueles que praticam nestas religiões falsas de alguma maneira estão buscando merecer ou ganhar o direito ao céu por suas obras. 

Infelizmente, mesmo entre as religiões “cristãns” existem aqueles que não entendem a graça de Deus, a obra expiatória de Cristo ou salvação bíblica. Essas igrejas equivocadas ensinar uma falsa salvação, com base na adição de boas obras, ser membro da igreja, o batismo, e uma série de outros atos religiosos em vez de verdades bíblicas. Eles ensinam que o homem é salvo pelas obras de justiça do homem. 

Sua suposição é que eles podem de alguma forma trabalhar para a sua salvação degradando e desacreditando o sofrimento e morte de Cristo na cruz pelos pecados da humanidade. No entanto, a palavra de Deus explica em Romanos 5:12-21 que a morte veio a todos os homens por causa do pecado de Adão. Deus ainda diz: “O pecado não se compara com a oferta gratuita de Deus. Pelo pecado de um homem, muitas pessoas morreram. Pela graça de um homem, Jesus Cristo, muitas pessoas receberam, em abundância, a graça de Deus e a sua salvação.” (Romanos 5:15) 

Em nenhum lugar nessa passagem ou em qualquer outro lugar na Bíblia Deus diz que um homem pode de forma alguma justificar-se. A expiação pelo pecado foi a obra exclusiva de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que não tinha pecado. A Bíblia diz: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.”(Atos 4:12)  

É unicamente Jesus Cristo, que expiou o pecado e nenhum homem pode oferecer sua própria justiça por seus pecados, porque todos os homens nascem pecadores e estão sob a condenação do pecado. Esta doutrina errônea de obras não é o plano de salvação de Deus e, portanto, condena aqueles que acreditam, à condenação eterna. 

Então o que é a graça? O dicionário define graça como: “disposição para conceder algo livremente, a condição ou o fato de dar favor – misericórdia, clemência, perdão. Na teologia significa o “amor imerecido e favor de Deus para com o homem.” Além disso, a palavra refere-se à influência divina de Deus para mudar um homem pecador e torná-lo puro e justificá-lo diante de um Deus santo e justo.  

Assim graça pela sua definição é algo que é dado gratuitamente ao homem por seu Criador e não há requisitos além de receber-la livremente. A salvação não é ganhada, nem merecida, mas foi oferecida como o dom gratuito de Deus. 

Religiões falsas e anti-bíblica não sabem nada da graça de Deus! É graça se eu lhe dizer que se você é uma pessoa boa e moral e participa de uma igreja, da o dízimo, e faz certos ritos, como o batismo, comemora a  Ceia do Senhor, confessa, faz obras religiosas, pratica a negação do ego, etc. que Deus vai estender graça para você? A resposta é um definitivo NÃO, porque pela própria definição bíblica de graça não é graça quando há uma condição ou exigência anexada fora de receber-la livremente. Romanos 5:15 explica esta verdade e acrescenta que a graça é um “dom gratuito”.  

Deus ama o pecador e oferece graça, e quando é recebida Ele tira o pecado, e o próprio Deus por meio de Cristo Jesus nos declara justos. É totalmente a obra de Deus que nos oferece Seu favor imerecido. 

Romanos 3:23-25 diz: pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. 25 Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos“.Observe, o versículo diz que todos são pecadores. Isso estabelece a necessidade de cada não-crente ser justificado. 

Versículo 25, usa a palavra “propiciação”, que significa ter uma dívida totalmente paga. A dívida de ofensa é removida, tirada do caminho e satisfeita. O próprio Cristo, através da Sua morte na cruz, derramando o Seu sangue justo e inocente, pagou nossa dívida de pecado que nós não podiamos pagar. 

1 João 2:2, diz que na cruz todo pecado cometido pelo homem foi pago completamente. “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” 

O uso da palavra “propiciação” na Bíblia é uma declaração enfática que o homem não pode ganhar a graça de Deus ou a salvação pelas obras. A palavra significa “pagamento completo”. Cristo é o pagamento integral, e não o pagamento parcial adicionado e completado por nossas boas obras. Assim, o pecado do homem é removido totalmente por Cristo baseado somente no Seu pagamento por nossos pecados. Deus, então, dá justiça imerecida para o crente, quando ele pela fé simples, acredita nas Escrituras e confia em Deus. 

Romanos 10:9-10 diz: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.10Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. “ 

Consequentemente cristãos não são salvos por suas boas obras. Os cristãos são salvos para fazer boas obras e é crucialmente importante para saber a diferença. 

“Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.” (Tiago 2:26). Também leia Tito 2:11-14; Hebreus 10:23-25; Hebreus 13:20-21; 1 Pedro 2:9-12 e Apocalipse 22:12-14. 

Ao estudarmos Efésios 2:9 podemos concluir que nós não estamos salvos“por obras, para que ninguém se glorie”, e reafirma e esclarece o significado do versículo 8, que a salvação não pode vir por obras, mas somente pela graça, mediante a fé – e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.