Extremoz RN; PASSOS DA FÉ – Marcos 11:22 – 24


Alem da Obra Expiatória de Jesus Cristo na Cruz do Calvário, que foi Salvar, justificar e Reconciliar com Deus, Ele veio também para nos ensinar os princípios da “FÉ”. Veio ensinar-nos como as coisas espirituais funcionam e também o que é necessário fazer para que tenhamos as bênçãos conquistadas por Ele em Sua morte.
Quando lemos na Bíblia algum relato do Ministério do Senhor Jesus, podemos ter certeza de que aquilo que foi escrito foi escolhido pelo Espírito Santo exatamente para nos Ensinar e Orientar.
Jo. 21:25 – AINDA HÁ MUITAS OUTRAS COISAS QUE JESUS FEZ. SE TODAS ELAS FOSSEM ESCRITAS, UMA POR UMA, ACHO QUE NEM NO MUNDO INTEIRO CABERIAM OS LIVROS QUE SERIAM ESCRITOS.
Tudo isso foi escrito para que pudéssemos aprender a CRER de modo correto. Vamos analisar um Relato na Bíblia mal-entendido pela Igreja do Senhor – Mc. 11:12-14 20-23 .
Constantemente ouvimos pessoas dizer “A FÉ REMOVE MONTANHAS”, eu digo e afirmo a vocês que a “Fé não Remove Montanhas!”
É compreensível esse espanto. Na verdade essa é uma das Razões por que muitas pessoas, que diz ter tanta FÉ, não recebe praticamente coisa alguma de Deus.
Estudaremos o Registro feito por Marcos 11:22 e 23. Neste dois versículos encontraremos os cinco passos da Fé.
TER FÉ EM DEUS
Mc. 11:22 – E JESUS, RESPONDENDO, DISSE-LHES: TENDE FÉ EM DEUS.
Ter Fé em Deus à Significa ter confiança que Ele fará e Confirmará Suas declarações a nosso respeito. Significa também que nos recusamos a dar ouvido a qualquer outra declaração, ainda que pareça certa.
Há dois tipos de Fé: 
A Fé Mental é aquela que quase todos possuem, mas, no mundo espiritual, ela é inoperante. Esta é a Fé que muitas pessoas possuem, e, quando vêm para receber a Oração, dizem: “EU TENHO TODA A FÉ DO MUNDO”. É por isso que elas, apesar de terem toda fé do mundo, vivem sofrendo. A Fé Mental atua somente no domínio da mente.
A Fé Espiritual é aquela que vem do espírito, esta é do domínio de Deus. A Fé que fará com que você receba as bênçãos do Senhor é a do espírito. Ela vem ao Ouvir a Palavra do Senhor.
Rm. 10:17 – PORTANTO, A FÉ VEM POR OUVIR A MENSAGEM, E A MENSAGEM VEM POR MEIO DA PREGAÇÃO A RESPEITO DE CRISTO.
A nossa Fé tem de estar somente em Deus. Muitos crêem em Deus e Também em outras coisas; Alguns em sua Igreja, outros no pregador, na Virgem Maria, em algum santo, em lugares especiais.
A Nossa Fé precisa estar em Deus, somente nEle. Ele não aceita dividir a Sua Glória com nenhum outro.
Is. 42:8 – EU SOU O SENHOR; ESTE É O MEU NOME; A MINHA GLÓRIA, POIS, A OUTREM NÃO DAREI, NEM O MEU LOUVOR, ÁS IMAGENS DE ESCULTURA.
A Fé do Espírito surge quando ouvimos a Palavra de Deus. Não se trata do desejo que temos de obter certa bênção. Ela é a convicção que se apossa do nosso Espírito de que aquela bênção tão necessitada já nos foi suprida por Jesus.
A Fé do Espírito é um Dom (um presente) que recebemos de Deus ao darmos ouvido as Suas Palavras.
Escutar é Ouvir a Palavra de Deus, e colocarmos a Palavra de Deus em Ação. Ao Agirmos conforme a Palavra, a Fé vem. Alguns estão procurando CRER para, então, usar a Palavra. Não é assim que a Bíblia nos ensina. Se você é um daqueles que tem de VER para CRER, pare de contar com a ajuda de Deus.
Hb. 11:6 – SEM FÉ NINGUÉM PODE AGRADAR A DEUS, PORQUE QUEM VEM A ELE PRECISA CRER QUE ELE EXISTE E QUE RECOMPENSA OS QUE PROCURAM CONHECÊ-LO MELHOR.
Você pergunta O que é Fé? – O Espírito Santo responde: Hb. 11:1 – “A FÉ É DAR SUBSTANCIA… ÀS COISAS ESPERADAS”.
Agora mesmo, a Fé está presente em sua Vida. Quando você ouvir a Palavra, a Fé vira.
A Fé é um presente, um dom. Ao recebermos esse presente, devemos dar o segundo passo.
FALAR AO MONTE
Mc. 11:23 – PORQUE EM VERDADE VOS DIGO QUE QUALQUER QUE DISSER A ESTE MONTE: ERGUE-TE E LANÇA-TE NO MAR, E NÃO DUVIDAR EM SEU CORAÇÃO, MAS CRER QUE SE FARÁ AQUILO QUE DIZ, TUDO O QUE DISSER LHE SERÁ FEITO
Você pode passar anos Orando, Pedindo, Jejuando e Esperando em Deus, e nada lhe acontecerá.
É preciso que você fale ao monte, ao problema, à doença, à miséria, à dor que saiam da sua vida. Não é o Senhor que Se dirigirá ao seu problema e exigir que ele saia de você. É você quem tem de fazer isso. Deus já fez a parte dEle em relação à nossa libertação total dos problemas. Agora, é preciso que façamos a nossa parte.
Aqui está o que remove montanhas – a nossa palavra.
Conforme já afirmei, a Fé não remove montanhas. Sem dúvida, a Fé é necessária. É o primeiro passo para a Vitória. Mas, se alguém der o primeiro passo e não der o segundo, a obra não será feita.
Alguém pode dizer: “Se já recebi bênçãos sem entender isso desse modo, por que Deus não me abençoará?”.
É verdade que inúmeras pessoas – inclusive eu mesmo – já receberam bênçãos de muitas maneiras. Isso ocorreu porque éramos crianças na Fé, e Deus nos ajudou. No entanto, o Senhor espera que tenhamos crescido e passemos a Agir de modo correto.
Quando éramos criança, fazíamos várias coisas que, hoje, não fazemos mais. Se você quer ser vencedor, após ter Fé em Deus, fale à montanha e mande que ela saia da sua frente.
Reflexão:
A Fé é o combustível, e a Palavra, o veiculo. Não há veiculo que ande sem o combustível, mas o combustível não remove montanhas.
Deus é um Deus de Fé. Ele possui toda a Fé, pois é perfeito. No entanto, no inicio quando o Senhor criou os Céus e a Terra, não ficou dizendo para Si mesmo que tinha Fé para criar o que quisesse. Ao contrario diz a Bíblia que Ele, AGIU segundo esses princípios que estamos estudando.
Gn. 1:3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26 – “E DISSE DEUS… TAMBÉM DISSE DEUS: FAÇAMOS O HOMEM À NOSSA IMAGEM, CONFORME A NOSSA SEMELHANÇA;…”.
Hoje, fico pensando em quantas vezes a Fé veio até mim, após ouvir a Palavra de Deus. Eu cria que a bênção era minha. Só precisava ordenar que o mal fosse embora, isto é, falar ao monte. Entretanto, por não saber disso continuei sofrendo.
Seja você quem for, agora mesmo, onde quer que esteja, não espere nem mais um minuto; mande o mal que está em sua vida ir embora, fale ao seu MONTE e Ordene que se erga e se lance no mar em Nome de Jesus.
Se Jesus disse que devemos falar à MONTANHA, saiba que este é o único meio da mesma ser removida.
Se a oração, que muitas pessoas fazem para que Deus remova certos obstáculos, cure e Liberte, fosse o melhor caminho, certamente, o Senhor nos teria recomendado esse caminho.
Se pelo Jejum ou outro meio obtivéssemos algum sucesso em remover as MONTANHAS, poderíamos estar certos de que Cristo nos teria ensinado a utilizar tais recursos.
O que remove montanhas, cura as enfermidades, soluciona os problemas e expulsa Satanás é a nossa palavra.
Deus não pode fazer coisas alguma até que você tome a sua posição, determinando a sua bênção. Saiba de uma coisa boa: isso funciona agora mesmo onde você está.
NÃO DUVIDAR EM SEU CORAÇÃO
Mc. 11:23 – PORQUE EM VERDADE VOS DIGO QUE QUALQUER QUE DISSER A ESTE MONTE: ERGUE-TE E LANÇA-TE NO MAR, E NÃO DUVIDAR EM SEU CORAÇÃO, MAS CRER QUE SE FARÁ AQUILO QUE DIZ, TUDO O QUE DISSER LHE SERÁ FEITO.
Neste trecho da passagem bíblica está praticamente a chave de tudo.
Você pode ter Fé em Deus, Falar ao problema que saia da sua vida e esperar que assim aconteça. Mas, se lá no fundo do seu coração, no seu espírito, duvidar, pode esquecer o que determinou.
Duvidar no coração é uma declaração interior de que realmente não cremos naquilo que estamos fazendo.
Coração é sinônimo de Espírito. O espírito é a verdadeira pessoa. Não somos um corpo que tem alma e um espírito. Somos um espírito, que possui uma alma e mora em um corpo. Dele não podemos duvidar, isto é do espírito. (Rm. 8:4b, 5, 6).
Os Dois Tipos de Dúvidas
A nossa mente pode ser sugestionada de dois modos: Negativa e Positivamente.
Ao ser sugestionada negativamente, a pessoa passa viver sempre se queixando de tudo e de todos. Para ela, nada presta. Se alguém tenta mostrar-lhe o lado bom das coisas, ela responde mostrando o lado ruim, pois, para ela, não há coisas alguma que esteja boa.
Quando alguém é influenciado positivamente, está na mesma posição daquela pessoa negativa – enganada – pois, a sugestão ainda que positiva, nada mais é do que ilusão.
O sugestionado positivamente se convence de seu sucesso, de que as coisas são lindas, belas, e já possui tudo de que necessita. No entanto, mas cedo ou mais tarde, descobre que a sua casa foi construída na areia.
A MENSAGEM DO EVANGELHO não é direcionada na tentativa de mudar a mente de quem quer que seja, pois quem tem de mudar é a verdadeira pessoa – O ESPIRITO. É o espírito que precisa ser recriado. Quando o espírito de alguém é recriado, este nasce de novo e torna-se uma nova criatura, então, será capaz de mudar a mente com a Palavra de Deus.
Jesus disse que, no coração, não podemos duvidar. A nossa mente pode achar que não vai dar certo. Tudo pode atestar que não conseguiremos. Até esse ponto, não há problema algum, pois a duvida da mente não pode anular a Fé no Coração. O importante é que, lá no fundo do nosso ser, em nosso espírito, precisamos ter Fé, confiança, e não duvidas.
Reflexão
Uma senhora que sua Casa ficava ao pé de um morro em Minas Gerais. Todas as vezes que chovia, descia uma enxurrada tremenda e sujava todo o seu quintal. Ela tinha nojo daquele lugar.
Uma noite, ela foi a uma Igreja Evangélica, onde o pregador ministrou sobre Fé em Marcos 11:23. Em sua mente, ela se enche de esperança. Ao chegar em casa, aquela senhora foi logo dormir.
Ainda pela madrugada, levantou-se na ponta dos pés e, não querendo que alguém visse o que iria fazer, dirigiu ao quintal, ajoelhou-se diante do Monte (morro) e Orou, pedindo que o monte fosse removido. Ordenou que ele se levantasse e se atirasse ao mar.
Quando terminou a oração, abriu os olhos e eis que o monte estava no mesmo lugar. Ainda espantada exclamou: “AH, TAMBÉM, EU NÃO ACREDITO NISSO. SABIA QUE NÃO IA FUNCIONAR”.
Pode parecer cósmico, mas isso é o que a maioria dos Cristãos faz. Ora, somente por Orar.
Um Pai trouxe a Jesus seu filho possesso, ao qual os discípulos não puderam expulsar; e ele disse a Jesus “TU PODES FAZER ALGUMA COISA?”.
Mc. 9:23 – JESUS RESPONDEU: SE EU POSSO? TUDO É POSSIVEL PARA QUEM TEM FÉ.
O Espírito Santo ensinou ao Apostolo Paulo, e este escreveu: Fp. 4:13 – POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE.
Não temos de nos submeter ao inimigo. Precisamos fazer um estudo serio da nossa Posição em Cristo, do que somo nEle e em relação ao mundo, ao diabo e aos sofrimentos.
Somos libertos e resgatados. Somos filhos do Senhor.
Sl. 27:1, 3 – O SENHOR É A MINHA LUZ E A MINHA SALVAÇÃO; O SENHOR É A FORÇA DA MINHA VIDA; DE QUEM ME RECEAREI? – AINDA QUE UM EXERCITO ME CERCASSE, O MEU CORAÇÃO NÃO TEMERIA; AINDA QUE A GUERRA SE LEVANTASSE CONTRA MIM, NELE CONFIARIA.
A dúvida nada mais é do que uma confissão de que não acreditamos nas declarações de Deus.
É fazer o mesmo que Adão e Eva, quando desobedecendo a Deus, comeram do fruto proibido. Eles duvidaram que, por um simples ato de desobediência, fossem morrer. Adão e Eva acreditaram na mentira que o diabo lhes pregou, dizendo que não era bem assim, e que, na verdade, Deus os estava enganando; E que Satanás sabia o que estava dizendo, que quando comessem do fruto, teriam os seus olhos abertos e seriam como Deus (Gn. 3:5).
A única maneira de não duvidarmos no coração é enche-lo com a Palavra de Deus. Não temos que raciocinar sobre o que Deus declara. O nosso espírito deve aceitar a Palavra de Deus, o que Ela declara, e usa-LA para curar a nossa mente que , com queda de Adão, ficou alienada e corrompida.
A Palavra declara que você é mais de que vencedor. Quando você une a Palavra de Deus, crê nEla e A usa, está unido com Deus.
A Fé que existe no seu espírito é o resultado da unção do Espírito Santo através da Sua Palavra agindo em sua Vida. O poder de Deus espera somente a Sua palavra de Fé para entrar imediatamente em ação.
Você não fracassará! A Palavra de Deus não pode fracassar, nem nunca fracassará! É só você determinar, que Jesus (a Palavra de Deus) fará a obra! É só agir e viver a vida no mais alto nível!
CRER QUE SERÁ FEITO O QUE SE DIZ
Mc. 11:23 – PORQUE EM VERDADE VOS DIGO QUE QUALQUER QUE DISSER A ESTE MONTE: ERGUE-TE E LANÇA-TE NO MAR, E NÃO DUVIDAR EM SEU CORAÇÃO, MAS CRER QUE SE FARÁ AQUILO QUE DIZ, TUDO O QUE DISSER LHE SERÁ FEITO.
Este passo é o seguimento natural do terceiro passo. Se não duvidamos no coração, devemos Crer, e quem Crê se expressa.
Observe que, nesta passagem, Jesus não está dizendo que devemos Crer para recebermos aquilo que Pedimos ou Oramos, mas sim o que DECLARAMOS.
Muitos dizem que crerão quando receberem a bênção ou virem algum sinal. Se quisermos receber o que a Bíblia promete, temos de Agir conforme as normas estabelecidas na Palavra de Deus.
É Preciso Crer que se fará o que falamos. Não é por Precisar, Desejar, Crer, Orar, Pedir, que iremos receber, mas por falar ou determinar.
Determinar – É marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar e decidir. É tomar posse da bênção.
Quem determina, fixa os limites e diz o que você terá ou não. Assumamos a nossa posição, e, então poderemos começar a nos alegrar na presença do Altíssimo. Oremos sim, mas não para mendigar a Bênção; devemos orar para agradece-la.
A Bênção não é uma esmola. Ela é o pão dos filhos. E se é pão dos filhos, então é para nós. O Senhor foi bem claro neste ensinamento.
Primeiro – Jesus disse que é preciso ter Fé em Deus.
Segundo – Necessitamos falar ao monte.
Terceiro – Não devemos duvidar no coração.
Quarta – Devemos crer que aquilo que falamos nos será feito.
Observe que, quando falamos, a obra ainda não foi feita, mas será – e isso só ocorrerá se crermos.
Não podemos terminar a Oração ou dar esses passos, procurando verificar se o milagre aconteceu. Quando determinamos de acordo com a passagem bíblica, e, então, acontecerá. Não no amanhã de um futuro distante, mas hoje, imediatamente após termos dito.
Jesus disse: MAS CRER QUE SE FARÁ O QUE DIZ. Se alguém, no momento de inspiração, determinar algo e, depois, mudar sua confissão, não receberá coisa alguma. Você deve continuar dizendo a mesma coisa durante o intervalo de tempo necessário para obra ser feita. Não lhe estou sugerindo que fique repetindo a mesma coisa o dia todo, mas Creia que será feito aquilo que você disse.
Jo. 14:13 – E TUDO QUANTO PEDIRDES EM MEU NOME, EU O FAREI, PARA QUE O PAI SEJA GLORIFICADO NO FILHO.
É por isso que sempre digo que ter em nossa vida os milagres realizados é coisa mais simples. É só Agir conforme o Senhor nos orienta.
Pv. 12:1 – O QUE AMA A INSTRUÇÃO AMA O CONHECIMENTO, MAS O QUE ODEIA A REPREENSÃO É ESTÚPIDO.
Pv. 16:20 – O QUE ATENTA PRUDENTEMENTE PARA A INSTRUÇÃO PROSPERÁ, E O QUE CONFIA NO SENHOR É BEM-AVENTURADO.
Os. 4:6 – O MEU POVO FOI DESTRUÍDO, PORQUE LHE FALTOU O CONHECIMENTO, TAMBÉM EU TE REJEITAREI, PARA QUE NÃO SEJAS SACERDOTE DIANTE DE MIM; E, VISTO QUE TE ESQUECESTE DA LEI DO TEU DEUS, TAMBÉM EU ME ESQUECEREI DE TEUS FILHOS.
Imagine que transformação a Igreja do Senhor Jesus Cristo faria no mundo se os Seus membros começassem a praticar os ensinamentos da Palavra de Deus; pegassem no chicote como fez o Senhor e LIMPASSEM O TEMPLO (coração), expulsando os cambistas que trocam a verdade pelos ensinamentos dos homens, que vendem a Palavra pelos interesses pessoais!
Que exemplo daríamos aos milhares de infelizes sofredores se começássemos a viver da FÉ, sendo curados e curando os outros, prosperando e tendo todas as nossas Orações respondidas!
Orar não é tentar Ver se conseguimos o Milagre. É tomar posse da Bênção, entrar na presença do Senhor, não para esmolar, mas para LOUVA-LO por aquilo que, em seguida, tomaremos posse em Nome de Jesus.
Tg. 4:3 – PEDIS, E NÃO RECEBEIS, PORQUE PEDIS MAL, PARA O GASTARDES EM VOSSOS DELEITES.
Jesus foi bem claro quando afirmou que devemos Crer que será feito segundo as palavras que proferirmos. O terceiro passo diz que não podemos duvidar no coração. Se disser que será curado “SE FOR DA VONTADE DE DEUS”, já estará demonstrando não ter Fé no Senhor.
Crer que se fará o que diz é confiar na Palavra do Senhor e não deixar de realizar aquilo para o qual foi designada. A Palavra foi destinada para concretizar o que dissermos, se crermos. Esta é a única fórmula para a Escritura operar em nós.
TUDO O QUE DISSER LHE SERÁ FEITO
 
Mc. 11:23 – PORQUE EM VERDADE VOS DIGO QUE QUALQUER QUE DISSER A ESTE MONTE: ERGUE-TE E LANÇA-TE NO MAR, E NÃO DUVIDAR EM SEU CORAÇÃO, MAS CRER QUE SE FARÁ AQUILO QUE DIZ, TUDO O QUE DISSER LHE SERÁ FEITO.
Este passo não é nosso, é do Senhor. – Depois de ter FÉ em Deus, e somente n’Ele, devemos dirigir-nos ao problema e, com voz de autoridade, ordenar que saia de nossa vida. Isso deve ser um ato contínuo, não podemos permitir que o nosso coração duvide.
Em seguida, precisamos Crer que todas as nossas declarações serão realizadas. POR QUEM? Certamente, será pelo poder de Deus.
A nossa posição como filhos de Deus é altamente privilegiada. A bênção tão ansiada não depende do Senhor, mas de nós.
Muitas pessoas insinuam que Deus não os atende, porque, talvez, tivessem pecados não-confessados, ou talvez não fosse a vontade d’Ele curar-nos, fazer-nos prosperar, dentre outras coisas.
Mt. 7:8 – PORQUE AQUELE QUE PEDE RECEBE; E O QUE BUSCA ENCONTRA; E, AO QUE BATE, SE ABRE.
II Pe. 1:3 – Á VISTO COMO O SEU DIVINO PODER NOS DEU TUDO O QUE DIZ RESPEITO À VIDA E PIEDADE, PELO CONHECIMENTO DAQUELE QUE NOS CHAMOU POR SUA GLÓRIA E VIRTUDE.
Como alguém pode pedir ao Senhor que lhe conceda algo, se o próprio Deus afirma em Sua Palavra que tudo o que nos diz respeito à Vida já nos foi dado? Orar pedindo que Deus o cure é tão desnecessário e ilógico como é para qualquer filho, na hora da refeição, em casa, assentado à mesa, ficar pedindo ao Pai um pouco de alimento que ali foi colocado para todos se servirem. É a mesma coisa.
Não precisamos mais pedir. Somente determinar, exigir – tomar posse da bênção.
Is. 55:11 – ASSIM SERÁ A PALAVRA QUE SAIR DA MINHA BOCA; ELA NÃO VOLTARÁ PARA MIM VAZIA; ANTES, FARÁ O QUE ME APRAZ E PROSPERARÁ NAQUILO PARA QUE A ENVIEI.
O que realmente acontece é o desconhecimento total de como as coisas espirituais funcionam. Muitos Crentes vivem derrotados, doentes, passando necessidades, embora sirvam a Deus com todo o coração. Você receberá a bênção, não por pedir, jejuar ou receber oração de alguma pessoa consagrada. É por meio do entendimento.
Irmãos vamos Agir com entendimento, não vamos permitir que o inimigo da nossa alma venha continuar assolando nossas vida. Mas use a autoridade que a Palavra do Senhor lhe dá e viva o Milagre de Deus!
De agora em diante não culpe mais a Deus ou quem quer que seja pelo seu sofrimento. VOCÊ é o único responsável por aquilo que terá ou não. Você pode ter um futuro melhor, ele depende de uma posição de um Agir do presente. O Problema é uma Falta de Fé, e não uma falta de poder!
Até onde vão os seus sonhos e desejos? – Se até lá for a sua Fé (a fé do espírito, que vem ao ouvir a Palavra de Deus), poderá exigir em Nome de Jesus, ordenando que aconteça o que quiser, sem duvidar no coração. O que determinar, crendo que lhe será feito, é o que terá.
Jo. 14:13 – E TUDO O QUE VOCÊS PEDIREM (exigir) EM MEU NOME EU FAREI, A FIM DE QUE DE QUE O PAI SEJA GLORIFICADO NO FILHO.
Agir de acordo com a Palavra de Deus é Agir com o Sucesso Garantido. A Honra e a personalidade de Deus estão em Jogo quando alguém Age sobre a Sua Palavra. Após fazer conforme a Bíblia ensina, você não deve aceitar a tentação do maligno, sugerindo que você deve ser “cauteloso”, pois a obra pode não ter sido feita por completa. Este é um dos últimos truques que o diabo tenta usar para desvia-lo da vitória.
Acredite e Confie: em hipótese alguma, Deus falhará em cumprir a Sua Palavra. Não será em sua vida que o Senhor perderá a primeira batalha. Temos a Garantia de Jesus.
Mt. 24:35 – O CÉU E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO HÃO DE PASSAR.
Depois que seguir os quatros passos, você deve considerar a Obra feita, mesmo que os sintomas continuem. Este é método de Deus: o da Fé.
Quando não havia coisa alguma. Ele criou todas as coisas, usando este método. Ele disse, e tudo passou a existir. O mesmo ocorre conosco. Ao agirmos por meio da Fé que a Palavra de Deus produziu em nosso espírito, poderemos estar seguros de que nos está sendo feito exatamente conforme determinamos.2
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.