EXTREMOZ RN-Os métodos mais eficientes para aumentar a criatividade e treinar sua imaginação (e o segredo de um especialista no assunto)


Como aumentar a criatividade? Era a resposta que ele estava procurando.

Porque, aos 22 anos, ser demitido do jornal local com a terrível justificativa de “não ser criativo o suficiente” parecia uma sentença muito severa.

Especialmente para um cartunista que havia começado a desenhar ainda criança.

Teria ele perdido a sua habilidade de usar a criatividade? Ou talvez nunca tivesse sido tão criativo quanto pensava ser?

Nem uma coisa, nem outra.

Esse homem que chegou a ser rejeitado por não ser tão criativo, foi ninguém menos que Walt Disney, uma das mentes mais inovadoras que já existiram.

E que foi capaz de criar um universo de sonhos tão fantásticos que ainda hoje, mesmo 50 anos após sua morte, são tão aclamados pelo público.

Hoje sabemos que Walt Disney nunca realmente teve problemas para descobrir como ser mais criativo.

Algumas pessoas até mesmo acreditam que ele já nasceu com esse talento.

E é verdade!

Mas Disney não fazia parte de um seleto grupo de indivíduos especiais que conseguem gerar ideias maravilhosas com facilidade.

Ele era como eu e você, que também nascemos com o mesmo potencial criativo.

Sim, você também tem o mesmo dom de Walt Disney!

A diferença é que alguns de nós acabamos esquecendo disso ao longo da vida. E passamos boa parte do nosso tempo tentando desenvolver a criatividade que sempre esteve lá.

Escondida por baixo de crenças limitantes, preconceitos e barreiras mentais.

Só esperando para ser usada.

Você sente que isso acontece com você? Que nunca foi nem nunca será tão criativo quanto as pessoas que admira?

Se você também acha que pulou a fila da imaginação ao nascer e acredita que somente um grupo de sortudos nasce com esse dom ou busca descobrir como aumentar a criatividade,continue lendo este artigo.

Nele, eu vou falar um pouco mais sobre:

O que é criatividade

como-aumentar-a-criatividade

Hoje tanto se fala em criatividade, ser mais criativo(a) ou usar a criatividade como fator de diferenciação no mercado.

O Murilo Gun, inclusive, fala nesta série de vídeos aqui que a criatividade é e será cada vez mais uma das habilidades mais valorizadas do mercado no futuro.

Mas afinal de contas, o que é criatividade?

Quando alguém afirma querer descobrir como aumentar a criatividade, está, na verdade, procurando por:

  • Encontrar uma solução para um problema.
  • Descobrir maneiras diferentes de fazer a mesma coisa.
  • Inventar um novo uso para algo já existente.
  • Produzir mais usando menos recursos financeiros, de energia ou tempo.

Por que todos esse benefícios trazidos pela criatividade são tão desejados?

Porque é através da criação que evoluímos.

Imagine se até hoje o sistema de esgoto não tivesse sido criado? Ou quem sabe o Bank of America não tivesse colocado o cartão de crédito no mercado em 1958?

Ou onde estaríamos em termos de desenvolvimento se alguém não tivesse descoberto a roda?

Como seria nossa sociedade hoje sem essas e tantas outras invenções, frutos de mentes criativas e inovadoras?

A criatividade não é só encontrada nas artes, mas também na política, na ciência e na sociedade como um todo, desde que resulte em algo novo e útil.

E nem só de ideias 100% originais vive a criatividade. Para falar a verdade, nenhuma ideia, por mais inovadora que seja, nasce do completo zero.

A Coca-Cola é, indiscutivelmente, uma das maiores marcas do mundo.

Você pode até não consumir o refrigerante, mas com certeza conhece muito bem o produto, sua embalagem e quem sabe até as músicas usadas em comerciais.

A sua fórmula original foi inventada pelo farmacêutico John Pemberton no século XIX, para ser um remédio para solucionar dores de cabeça.

A bebida à base de cafeína, folhas de coca, água e açúcar, era vendida como xarope em farmácias.

Mas o empresário Asa Candler comprou a fórmula de Pemberton alguns anos depois e enxergando seu potencial como uma bebida não-alcoólica para ser consumida em larga escala, faz o que a Coca-Cola faz de melhor ainda hoje e dominou o mercado com um marketing poderoso.

Ele não precisou sequer mexer no produto, apenas transformou seu uso e fez dele um sucesso de vendas até hoje.

Você usa a imaginação para aumentar a criatividade?

como-aumentar-a-criatividade-01

Quantos pensamentos temos por dia?

Um número bastante controverso e não completamente comprovado, mas algumas fontes indicam algo entre 20 e 70 mil por dia.

A coisa mais importante que você deve saber não é o número exato de pensamentos diários. Mas sim ter uma ideia de como nossa mente funciona freneticamente.

Se você está passando por um período estressante, esse número pode ser ainda maior.

Apesar da imaginação rolar solta durante nossa vida, não significa que todo e qualquer pensamento será produtivo ou criativo.

Se você lembrar de alguma coisa que pensou agora pouco vai saber bem do que eu estou falando.

Além disso, a imaginação é um processo completamente silencioso, algo que costumamos guardar para nós mesmos.

Porém, você pode perceber que não temos dificuldade alguma para usar a imaginação em nossas vidas.

Se eu descrever para você a cena mais absurda possível, como um cavalo azul andando sozinho no meio de uma avenida lotada de carros parados, dirigidos por pessoas com pés no lugar das mãos , você irá imaginar cada um desses detalhes sem grandes dificuldades.

Mas se conseguimos imaginar uma cena tão fora da realidade como essa, porque sentimos tanta dificuldade na hora de criar?

Especialmente quando temos uma obrigação, como no trabalho ou quando precisamos aumentar a criatividade para resolver um problema específico?

O empresário, palestrante e estudioso da criatividade, Gregg Fraley, criou o que ele chama de Janela de Johari da Imaginação para explicar como nos relacionamos com a nossa capacidade de imaginação e por consequência com a criatividade.

Ele afirma que há duas maneiras de olhar para a imaginação: com atenção ou com intenção.

Assumindo que todas as pessoas tenham algum grau de imaginação, criou 4 perfis baseados tanto no uso quanto na percepção da própria imaginação. São eles:

  • Zumbis:não fazem ideia da existência da sua própria imaginação e por isso mesmo não fazem uso dela. O uso da imaginação pode ser incentivado por outras pessoas e atividades que ajudam a focar, como a meditação, é ótima para melhorar a percepção e consciência.
  • Sonhadores: são pessoas que gostam de viver dentro da própria cabeça, perdidas em pensamentos. Costumam gerar várias ideias, mas raramente as colocam em prática para resolver problemas. Ou ainda, não usam seu potencial imaginativo para pensar na solução de um problema específico. A solução para os sonhadores está em fazer justamente o contrário do que normalmente fazem, ou seja, usar seu potencial de imaginação com foco para resolver um problema específico.
  • Gerenciadores: são pessoas que gostam de resolver problemas. Porém, são tão voltados para a ação que esquecem de acionar seus pensamentos mais escondidos no subconsciente para achar soluções mais criativas. Os gerenciadores precisam desenvolver a consciência e a percepção, assim com os zumbis.
  • Líderes: Fraley não se refere apenas a pessoas que gerenciam uma equipe, mas sim daqueles que conseguem reunir a percepção de pensamentos mais profundos com a força da ação. De acordo com ele, esse seria o grupo mais criativo.

Cada um desses grupos se relaciona com a sua criatividade de maneira única e cada um deles enfrenta dificuldades próprias que necessitam de soluções únicas para saber como aumentar a criatividade.

E você? Em qual desses grupos se encaixa?

Comece a prestar atenção a certos padrões em seu comportamento. Quando estiver vivendo um momento criativo, tente perceber e até anotar que tipo de emoção está presente. Alegria? Tranquilidade? Euforia?

O mesmo vale para os momentos de queda de criatividade. O cansaço está tomando conta? Ou quem sabe você está estressado(a) e preocupado(a) com alguma outra questão?

Cada um de nós reage de uma maneira, portanto para aumentar a criatividadevocê precisa entender como nascem seus pensamentos criativos para se colocar naquele estado sempre que precisar criar.

O nascimento dos pensamentos criativos

como-aumentar-a-criatividade-02

Através da imaginação surge o pensamento criativo.

Nem todo pensamento será uma ideia genial, como você já sabe muito bem. Porém, digamos que de vez em quando alguma coisa boa pode surgir da sua imaginação.

O pensamento criativo pode ser proposital, quando você se esforça para encontrar uma ideia que terá um propósito ou isso pode acontecer “acidentalmente”.

Um tipo de “momento Eureka”.

Só que não se engane. Uma ideia nunca irá surgir em sua mente sem querer. Apesar de parecer que sim.

Esse momento “Eureka” não existe!

Expliquei neste artigo aqui, onde falo sobre bloqueio criativo, como funciona o processo de criação.

Para saber como aumentar a criatividade, você precisa ter uma vasta bagagem de referências.

Por isso que ler, ver filmes, ouvir músicas, observar pessoas ou qualquer outra atividade de pesquisa é tão importante para gerar boas ideias.

E não só investir em referências da sua própria área de atuação. Se você só consome conteúdos de um mesmo assunto, suas ideias serão sempre as mesmas.

Este é um erro que vejo muita gente cometendo.

Eu mesmo procuro expandir meus horizontes sempre que possível. Apesar de produzir conteúdo essencialmente sobre Marketing Digital, gosto de ler sobre todo o tipo de assunto, como cinema, esportes e ciência.

Só que as informações que absorvemos precisam de um certo tempo para serem processadas. O chamado período de incubação.

Seu cérebro precisa de um tempo para processar e armazenar as referências que você coleta no dia-a-dia.

Esse não é um processo imediato.

Por isso que muitas vezes temos ideias antes de pegar no sono ou durante o banho. É o momento que nossa mente está mais relaxada e portanto mais disposta a trazer pensamentos do subconsciente para o consciente.

Na verdade estava tudo ali guardado, só esperando a hora certa para aparecer.

15 dicas rápidas para aumentar a criatividade
LIBERTE SEU MAIOR POTENCIAL

15 dicas rápidas para aumentar a criatividade

Modelo CREATES pa

EXTREMOZ RN-Os métodos mais eficientes para aumentar a criatividade e treinar sua imaginação (e o segredo de um especialista no assunto)
Avalie esta postagem



Loading...

Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: levanyjunior@blogdolevanyjunior.com

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *