Carregando...

EXTREMOZ RN-O tamanho do nosso medo tem a ver com a altura da nossa fé


1. Há gigantes ameaçadores sobre as nossas vidas (v. 4).
O tamanho do gigante é do tamanho do nosso medo.
Por causa do medo, o povo de Israel via Golias como um gigante maior que era. O povo, que já tinha derrotado os filisteus várias vezes, agora os via como invencíveis.

1.1. Devemos saber que na vida precisamos enfrentar gigantes (vv 34-36). Não devemos fugir dos gigantes. Não precisamos temer os gigantes.
1.2. Precisamos compreender que crescemos em nosso caráter e em nossa fé (dependência de Deus) quando enfrentamos gigantes.
A luta de Davi com o gigante representou uma etapa valiosa na sua formação e na formação do seu povo, tanto que a espada de Golias foi guardada como um memorial de força e esperança (1Samuel 29.9)

2. O tamanho do nosso medo tem a ver com a altura da nossa fé
Os israeliatas se esqueceram que eram soldados do Deus vivo (v. 26).

2.1. Há sempre pessoas (nós mesmos, parentes e líderes até) a nos dizer que não temos condições de vencer os gigantes da vida (v. 28 ).
Davi não tinha nome; ninguém sabia de quem era filho (v. 59). No entanto, ele não aceitou estes “destinos” sobre a sua vida.

2.2. Precisamos nos ver com a força de um leão, porque revestidos do poder de Deus (v. 37).
Davi sabia que, embora não tivesse força para vencer, era soldado do Deus vivo. Somos soldados do Deus vivo.

3. Com a fé em Deus e uma visão correta a nosso respeito, não precisamos de outros recursos, a não ser os que já temos (verso 40).
Davi não precisou de uma armadura estranha e pesada. Ele se serviu apenas do que já tinha (uma funda e umas pedras recolhidas no chão). Muitas vezes esperamos por condições favoráveis (geralmente de fora) para então começarmos a lutar. Já temos os recursos (a fé em Deus e a visão que Ele nos ensina a ter sobre Ele e nós mesmos) necessários para começar a batalha.

3.1. Vencemos quando enfrentamos um gigante de cada vez.
Havia outros inimigos de Israel. Eles estavam acampados. Davi resolveu enfrentar o inimigo pior: o gigante Golias. Muitas vezes nem  sequer sabemos qual é o nosso inimigo…
Usar a inteligência não é falta de fé, mas afirmação de fé, ao reconhermos a inteligência como uma dádiva de Deus.

3.2. Vencemos quando entendemos que a nossa luta é do Deus.
É Ele que luta e nós somos seus parceiros. Perdemos quando vamos lutar contra o gigante em nosso próprio nome e com a nossa própria força (v. 45). Precisamos confiar que Deus SEMPRE faz a sua parte. Na vitória de Davi sobre Golias, Deus dirigiu a pedra para o lugar vulnerável; todo gigante tem um ponto vulnerável (v. 50). Davi teve que fazer a sua parte e a fez. Deus sempre faz a sua.

Comentários   

#5 1Samuel 17Sarah 04-01-2017 15:53

Que versículo eu posso ler e falar tudo isso ? Que seja pelo menos uns 2 a 3 versículos ! Por favor me ajudem!!
Obg!!
#4 #Davi segundo coracao de DeusDiacono Maicon 16-05-2016 15:52

“UM JOVEM GUERREIRO” Era literalmente um “intermediario” , alguem que podia decidir o resultado de uma batalha em particular, lutando com um adversario mair e mais forte…
#3 goliascleudiane 27-04-2016 22:12

Deus e bom o tempo todo!
Tempo todo Deus e bom.
#2 goliascleudiane 27-04-2016 22:07

Todos nos temos um golias na nassa vida.
Aqueles que nao hora ,esse sim enfremta um grande golias.mai nos temos um Deus que nos ama muito muito ,e ajuda a emfrentar dos os nossa
Poblemas.
EXTREMOZ RN-O tamanho do nosso medo tem a ver com a altura da nossa fé
Avalie esta postagem



Loading...

Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: levanyjunior@blogdolevanyjunior.com

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *