EXTREMOZ RN-O que quer dizer em Joel 2,13 “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes…”?


images-3

Olá Elizabeth Marinho de Queimadas!

A pergunta que fazes Elizabeth é cheia de significado, e vai direto ao ponto, ou aquilo que realmente um coração arrependido de suas faltas e afastado de Deus deve fazer. O texto de Joel 2,12-17 é claro e sem rodeios:

 

“12 Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de cereais e libação para o Senhor vosso Deus?

15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene;

16 congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recamara, e a noiva do seu tálamo.

17 Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?” (Joel 2,12-17)

 

O livro de Joel como se apresenta?

O livro de Joel mostra que Deus que está repreendendo o seu Povo. É descrita a desolação de Judá com o ataque metafórico da peste dos gafanhotos. Na apresentação do texto Joel implora a seu povo para arrepender-se e voltar o coração para Deus pedindo misericórdia e perdão.

Compreendendo o contexto do livro:

Deus novamente prova Seu amor para o Povo e dá novamente uma chance. Deus lembra a seu Povo sua misericórdia e fala em arrependimento. Em outras palavras esta inclinado a “suspender o castigo”. Se o povo fizesse sua parte e se arrepender Ele faria a dele, “suspenderia o castigo”.

Interpretando o Joel 2,13

Do texto de Joel o versículo 13 nos chama atenção. O Senhor Deus fala sem rodeio dizendo que o povo não rasgue as vestes, mas sim o coração. Deus quer uma conversão sincera, uma mudança de atitude de vida. Quer em outras palavras não uma conversão da boca para fora, mas uma conversão de dentro do coração.

Para Deus as duas coisas deveriam vir juntas, se não seria apenas falsidade. Poderia se cumprir o ritual de rasgar as vestes, mas junto com isto, o coração se rasgaria para Deus, se transformaria.

Concluindo:

Deus em Joel 2,13 quer nos mostrar, que ele não está olhando para nossas  atitudes externas, mas sim para nosso coração. Não existem para Ele rituais vazios. Ao contrário, Ele quer um coração contrito um coração sincero diante Dele.

Aqui reside uma grande lição de Joel 2,13 não adianta fazer os maiores sacrifícios, com vestimentas especiais de penitência ou jejuns e sacrifícios querendo aparentar um grande gesto de humildade, se o coração não for sincero. Isso seria apenas uma falsidade um farisaísmo declarado.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.