EXTREMOZ RN-Nível de lagoa sobe, mas rodízio de água na Zona Norte de Natal continua


 

Nível de lagoa sobe, mas rodízio de água na Zona Norte de Natal continua

Segundo Caern, com as chuvas da quinta-feira (2), nível subiu 20%.
Racionamento é por causa do baixo volume de água da Lagoa de Extremoz.

Do G1 RN

Lagoa de Extremoz, que abastece 70% da Zona Norte, está com volume baixo (Foto: Divulgação/Caern)Lagoa de Extremoz, que abastece 70% da Zona Norte, está com volume baixo (Foto: Divulgação/Caern)

Apesar das fortes chuvas que caíram em Natal nesta quinta-feira (2), o rodízio no fornecimento d’água para a maioria dos moradores da Zona Norte da cidade vai continuar por tempo indeterminado. É o que afirma a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O nível da lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de 70% da região, subiu 20%, mas ainda não foi suficiente para normalizar a oferta.

CLIQUE E VEJA FOTOS DE RUAS ALAGADAS NA GRANDE NATAL

A lagoa agora está com 60% de sua capacidade. Para acabar com o rodízio, a Caern disse que a lagoa tem que ter pelo menos 70%.

A Caern, além de procedimentos técnicos que já vêm sendo providenciados, como rebaixamento do atual sistema de bombeamento, também já estuda outras ações do plano de contingências, como instalação de um novo ponto de captação através de sistema flutuante, ativações de poços para reforçar o abastecimento dos reservatórios, bem como atendimento através de carros pipas, com prioridade para escolas, hospitais, delegacias e outros prédios que caracterizem prioridade especiais.

Cratera se abriu no início da avenida João Medeiros Filho, Zona Norte de Natal (Foto: Ítalo Di Lucena/Inter TV Cabugi)Cratera se abriu na avenida João Medeiros Filho, Zona Norte de Natal (Foto: Ítalo Di Lucena/Inter TV Cabugi)

De acordo com a Defesa Civil municipal, das 7h da quinta-feira (2) às 7h desta sexta (3) choveu 133 mm em Natal. A Defesa Civil recebeu pelo menos 20 chamados e precisou intervir para garantir a segurança da população em alguns trechos. Na Zona Norte, a cratera aberta pelas chuvas na João Medeiros Filho, uma das principais avenidas da região, deve ser reparada em 20 dias, caso não chova. Até lá, as duas faixas da via permanecem interditadas. Há desvios alternativos para quem precisa passar pelo local.

Colapso Hídrico
Além do rodízio no abastecimento da Zona Norte de Natal, outras 75 cidades também possuem algum tipo de revezamento na distribuição de água. Já em outros 18 municípios, a Caern suspendeu o serviço por não ter condições de fazer o fornecimento.

Estão em colapso: Almino Afonso, Antônio Martins, Francisco Dantas, João Dias, José da Penha, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias, Venha-Ver, Bodó, Cruzeta, Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.