EXTREMOZ RN-MOTIVOS PARA LOUVAR A DEUS (SALMO 24)


A DEUS (SALMO 24)

Texto Bíblico:

Salmo 24:1 DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. 2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. 3 Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 5 Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. 6 Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. 7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 8 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)

Introdução

Na maioria dos salmos de David, o salmo inicia-se com o título Mizmor LeDavid, ou “Cântico de David”. Em raras exceções, como o Salmo 101 e o 24, por exemplo, o início do salmo é LeDavid Mizmor, ou “De David, um Cântico”.  Há uma diferença entre “Cântico de Davi” e “De Davi, um Cântico”. O significado é bem profundo.

Segundo os sábios do judaísmo, Davi cantava e tocava, com o intuito de elevar-se e obter inspiração, a partir disso, ele compunha maravilhosos louvores,  estes são conhecidos no mundo todo e esses salmos foram intitulados “Cântico de Davi”. Mas, às vezes, Davi, através do isolamento e da meditação, atingia certo grau de inspiração. Dessa inspiração compunha mesmo sem cantar. Estes cânticos traziam o título “De David, um Cântico”, pois a inspiração veio à Davi antes da música.

Todos os salmos são belíssimos, e é interessante saber mais sobre a forma como que eles foram compostos, isso ajuda a compreender melhor o real significado do Salmo e a mensagem nele contido e nos aproxima mais do autor/compositor, dando um clima intimista ao estudo ao à execução deste louvor.

Elucidação

Salmo 24 foi composto por Davi assim que o terreno para o Templo Sagrado foi comprado, e ele levantou um altar para oferecer sacrifícios de agradecimentos, como podemos ler em II Samuel 24:18-25. Este Salmo faz parte dos Cânticos Diários: é o cântico para ser cantado no primeiro dia da semana, o domingo.

Três partes dividem o Salmo 24: a primeira fala da obra da Criação e reforça que tudo pertence a Ele; a segunda nos mostra os requisitos para estar diante do altar de Deus; a terceira exalta a Grandeza do Sagrado diante do Templo. Assim encontramos no salmo 24 três motivos para louvar a Deus:

1º Motivo: Tudo pertence a Deus

1 DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.

Davi fala que toda a Criação pertence ao Criador. A justificativa é simples e objetiva: “Porque Ele a assentou sobre os mares e a estabeleceu sobre os rios”. Alguém ousaria discordar?

O salmista é enfático ao declarar: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude…!” (v. 1). O motivo é evidente: tudo pertence ao Senhor porque tudo foi criado por Ele, e por Ele tudo subsiste! (v. 2).

Quem é o Senhor de toda a terra? Quem a fundou sobre os mares e a firmou sobre rios? A resposta ecoa por toda a bíblia, mas destacamos o que disse o apóstolo João: “Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1:3).

Cristo é o Senhor de toda a terra! Foi Ele quem fundou a terra sobre mares e a firmou sobre os rios.

2° Motivo: Só os servos de Cristo subirá ao monte do SENHOR

3 Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 5 Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. 6 Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.

Este Salmo complementa a ideia do Salmo 15 ao demonstrar quem pode estar no santo lugar de Deus. Porém, o Salmo 24 demonstra que as mesmas qualidades anunciadas pertencem aos filhos de Deus.

As perguntas do verso 3 são as mesmas que abrem o Salmo 15: “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?” (v. 3). As características daquele que subirá ao monte que pertence ao Senhor, e que se assentará no lugar que lhe é próprio, vem no verso seguinte: Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” (v. 4).

À primeira vista, parece simples, mas para estar diante do altar de Deus, somente sendo um ser totalmente desprovido de imperfeições. Alguém é limpo de mãos quando não comete nenhum pecado. Para que isso não ocorra, o pecado não deve sequer beirar os nossos pensamentos, o que nos leva ao segundo requisito: ser puro de coração.

Quem é o homem limpo de mãos e puro de coração? Dentre os nascidos de mulher, somente Cristo foi puro de mãos e de coração!

Todos os homens nasceram de Adão, e, portanto, nenhum deles nasceu puro de coração, pois em iniquidade foram formados e em pecado foram concebidos (Sl 51:5). Não há dentre os nascidos de mulher alguém que seja justo e puro de coração, pois todos se desviaram e tornaram-se culpáveis e imundos diante de Deus (Rm 3:9- 18).

‘Este’, ou seja, ‘aquele que é puro de mãos’ (Cristo – o servo do Senhor), é quem haveria de receber a bênção e a justiça das mãos do Senhor! O personagem do verso 5 é efetivamente aquele que subirá, ou antes, subiu ao monte do Senhor e se assentou no lugar santo (vs. 3 e 4).

Quando o salmista especifica que Cristo receberá de Deus a ‘bênção’ e a ‘justiça’, isto demonstra que tais bênçãos são concedidas somente por direito. A retidão e integridade de Cristo concedeu-lhe o direito de receber bênçãos e delicias perpetuamente à direita do Pai (Sl 16:11).

Deste ponto em diante o salmista passa a descrever os co-herdeiros com Cristo”. Até o verso 5 o salmista profetizou acerca de Cristo, e no verso 6 ele profetizou acerca dos filhos de Deus gerados em Cristo. Ele demonstra sua fé, dizendo a Deus que aquela geração seria a geração que teria tais condições. E a nossa geração, como está?

“Tal é a geração daqueles que o buscam…” (v. 6). Da mesma forma que Jesus declarou ser limpo de mãos e puro de coração, os que creem em Cristo conforme a Escritura também são limpos de mãos e puros de coração.

Da mesma forma que Cristo é, são os cristãos aqui neste mundo: “Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo” (I Jo 4: 17).  O apóstolo João ao escrever este versículo tinha em mente o que Davi profetizou acerca da nova geração e da nova condição que teriam aqueles que cressem em Cristo, o Deus de toda a terra (v. 1).

A geração dos que buscam a Deus através de Cristo são qual Cristo é! Estes são nascidos da água e do Espírito, e portanto, são filhos de Deus (Jo 3: 5). Deus é luz, e os que são nascidos de Deus são luz (Ef 5: 8).

Da mesma forma que Cristo andou entre os homens com um coração humilde e manso, os que aprenderam dele também são mansos e humildes no intimo: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mt 11: 29).

Todos quantos buscam a face do Deus de Jacó, que Cristo manifestou aos homens (Jo 1: 18), são geração do Senhor, filhos do Altíssimo (I Jo 3:1-2; Gl 3:26). Nasceram da semente incorruptível, que é a palavra de Deus, e são novas criaturas em Cristo Jesus (II Co 5: 17).

3° Motivo: Cristo é o Rei da Glória

7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
8 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)

Observemos o que diz os seguintes versos: “Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra” (Pv 31: 23). “Quando eu saía para a porta da cidade, e na rua fazia preparar a minha cadeira…” (Jó 29:7).

Quando o Salmista clama: “Levantai, ó portas as vossas cabeças…”(v. 7), ele profetizou acerca dos poderosos (príncipes, juízes, magistrados, anciões, nobres) que exercem domínio e juízo entre os homens.

Quando os homens, na época de Jó, viam-no aproximar-se da “porta” da cidade, ou seja, do lugar próprio aos que exerciam a liderança na antiguidade, eles de pronto preparavam a cadeira (lugar) para Jó se assentar. Os jovens deixavam o recinto, os príncipes nada diziam  e os velhos colocavam-se e permaneciam em pé em sinal de reverência (Jó 29:7-10).

O rei Lemuel deixou registrado que a mulher, quando cheia de virtudes, faz com que o seu marido assuma posição de destaque às portas da cidade, assentando-se entre os anciões da terra (Pv 31:23).

Ou seja, o ‘assentar-se’ à porta em Provérbios 31:23 é o mesmo que a ‘cadeira preparada’ no livro de Jó 29:7.

O lugar onde os magistrados, príncipes, sábios, se reuniam na antiguidade era denominado de “portas”. As portas eram vetadas as pessoas comuns do povo. Somente os que exerciam influência na sociedade é que poderiam ter acesso ao local denominado “portas”.

Assim, o verso 7 do Salmo 24 refere-se ao domínio eterno de Cristo,quando na segunda vinda, como filho de Davi, Rei e Senhor de toda a terra. De igual modo, ele já se assentou na condição de Senhor nos céus.

“Levantar” é sinal de reverência e admiração, ou seja, quando o salmista profetiza: “Levantai, ó portas, …”, ele diz para que os que exercem domínio levantem-se em reverência àquele que subiu ao monte do Senhor e que se assentará para reinar no seu Santo monte! É um ato semelhante ao recomendado por Davi: “beijai o Filho” (Sl 2:12).

Enquanto que ‘beijar o Filho’ é um reconhecimento da divindade de Cristo, ‘levantai’ refere-se ao ato reverente dos que exercem domínioquando Cristo se assentar para reger com vara de ferro as nações Salmo 2: 9. É o mesmo que dizer: Levantem-se e reverenciem o Rei da Glória, pois ele entrou e se assentou entre as nações para exercem o domínio.

Além de Jesus exercer o domínio entre os homens, Ele exercerá odomínio sobre os principados e as potestades celestiais (Ef 3:10), e por isso o Salmo diz: “… levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória” (v. 7). As “entradas eternas” (portas) diz de um reino que não é deste mundo onde Cristo exercerá domínio para sempre.

“As portas” diz do governo humano, e os “portais eternos” do governo celestial. Cristo é poderoso em batalhas (forte e poderoso) e Ele mesmo conquistará os reinos e o domínio sobre toda a terra com mão poderosa. Ele se assentará para dominar a todos os povos “Quem é esse Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra” (v. 8).  O rei da Glória é o mesmo que está entronizado entre os serafins, pois Ele é o Senhor dos Exércitos (v. 10).

Conclusão

Os versos 1 e 2 demonstram a quem pertence a terra e porque pertence a Ele o domínio “Do Senhor é a terra (…) pois ele a fundou…” (vs. 1 e 2). A terra pertence ao Senhor porque Ele a estabeleceu.

As primeiras perguntas indaga sobre quem se assentará no santo lugar, o monte santo do Senhor (v. 3), e completa-se com o segundo ciclo de perguntas: “Quem é o rei da glória?” (v. 8).

O rei da glória que entrará e assentará diante dos que O reverenciam (cabeças) levantando-se, é Cristo Jesus, o Senhor. Ele é o Senhor de toda a terra (v. 1), Aquele que é limpo de mãos e puro de coração (v. 4), o Rei da Glória (v. 8)!

Portanto louvemos sempre a esse Rei da Glória, pois “fica-lhe bem o cântico de louvor” (Salmo 147.1). Engrandeçamos o nome de Adonai Tzevaot, o Eterno dos Exércitos, pois Ele é o Rei da Glória!

Umbelina Rodrigues de Sousa

Postado por Umbelina às 9:55 AM

Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

19 comentários:

    1. Antonio Jesus Batalha13 de setembro de 2012 07:42Responder
    2. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
      PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

Respostas

  • Umbelina17 de setembro de 2012 11:47
  • A paz de Cristo Antonio Batalha. Agradeço a sua visita e seus elogios. Fico feliz que meu blog tem contribuído para o crescimento das pessoas. Esse é o meu objetivo contribuir na propagação do Evangelho de Cristo.

Responder

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.