EXTREMOZ RN-Marceneiro – uma profissão de atuação ampla, com mercado crescente e bem definido


marceneiroO profissional marceneiro poderá contar com uma atuação bastante ampla, com mercado crescente e bem definido

A população mundial não para de crescer e junto à ela crescem, também, as moradias. Cada vez mais verticalizada e ocupando menos metros quadrados, essas moradias precisam de adaptações de forma que os espaços internos ofereçam conforto a seus moradores. Confeccionar móveis na medida certa passou a ser, então, uma arte.

No entanto, para desempenhar com maestria o trabalho de marceneiro é necessário que o profissional possua conhecimentos técnicos e seja altamente qualificado para exercer esta atividade, uma vez que a mínima falha pode trazer transtornos não só pro empreendimento como também para a própria vida do profissional.

“O profissional marceneiro poderá contar com uma atuação bastante ampla, com mercado crescente e bem definido”, afirma o professor Wilhelmus Deutsch, do curso Profissionalizante de Marceneiroelaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Trata-se de uma atividade em que ele confecciona e repara móveis e peças de madeira, guiando-se por projetos, compostos por desenhos e especificações. Daí a necessidade de aprimoramento profissional, caso contrário não conseguirá fazer a leitura dos projetos e executá-lo com perfeição.

marcenaria, quando feita artesanalmente, sempre foi considerada uma atividade que exige paciência e muita habilidade do profissional. É o caso do trabalho feito sob encomenda, em que cada peça de mobiliário tem características específicas.

marceneiroO avanço da tecnologia acabou por colocar máquinas modernas à disposição do marceneiro

Entretanto, o avanço da tecnologia acabou por colocar máquinas modernas à disposição do marceneiro, permitindo que inúmeros artefatos e objetos úteis sejam produzidos em escala, em maior quantidade, com redução de custos, sem perda de qualidade do produto.

Mercado
O mercado para móveis tem evoluído muito no Brasil. Parece não haver limite para o mercado potencial de uma marcenaria; há sempre alguém precisando de seus serviços. Mas o mercado de móveis de maior valor agregado, que oferece melhor qualidade, tem uma característica marcante: é muito competitivo e tem consumidores muito atentos e exigentes, para quem, as falhas, podem atingir o profissional de marcenaria e a indústria, com potencial perda de espaço da clientela.

Produtos
Em uma marcenaria são produzidos móveis residenciais (cama, mesa, armários, entre outros) e comerciais (balcões, vitrines, móveis de escritório, entre outros).

O perfil do profissional
O marceneiro é um profissional capaz de projetar e confeccionar todo e qualquer tipo de móvel, deve ser treinado para trabalhar com desenhos, croquis e especificações técnicas em função das fases estabelecidas na execução da fabricação de móveis. Também deve ter conhecimento sobre as matérias-primas, já que é o responsável pela escolha, em relação aos tipos, procedência e utilização de elementos de fixação.

Atividades
O marceneiro ainda executa as seguintes atividades:
– Elabora traçados, marcações, formas e dimensões constantes nos desenhos ou esboços, em função da execução de cortes;
– Domina técnicas de revestimento;
– Opera máquinas, instrumentos e ferramentas usadas na marcenaria;
– Conhece técnicas de montagem de móveis, de acabamento, e ainda de afiação de ferramentas de corte.

Normas de segurança e maquinário
O marceneiro também deve ter pleno conhecimento das normas de segurança, relacionadas à utilização de máquinas, instrumentos e ferramentas. Além disso, ele deve saber executar perfeita operação dos equipamentos, buscar constantemente o uso eficiente da matéria-prima, e dar atenção especial aos cuidados com a segurança individual e coletiva na operação da marcenaria.

marceneiroAs moradias precisam de adaptações de forma que os espaços internos ofereçam conforto a seus moradores

Equipamentos
O marceneiro tem de se conscientizar de que a maior parte dos equipamentos e das ferramentas utilizados na marcenaria são cortantes, como serras, tupias e tornos. Todos muito perigosos na operação. Entretanto, esses equipamentos oferecem diversos recursos que amenizam o perigo, reduzindo as possibilidades de acidentes, desde que utilizados corretamente.

Confira mais informações, acessando os Cursos Profissionalizantes.

Por Silvana Teixeira

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.