EXTREMOZ RN-‘Congresso quer anistiar a corrupção’, afirma coordenador da Lava Jato


‘Congresso quer anistiar a corrupção’, afirma coordenador da Lava Jato

 

‘Congresso quer anistiar a corrupção’, afirma coordenador da Lava Jato

Deltan Dallagnol disse que discussão sobre caixa 2 no Congresso é falsa.
Para ele, políticos querem misturar crimes para anistiar dinheiro ‘sujo’.

Do G1 PR

O procurador do Ministério Público Federal (MPF) Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, disse nesta terça-feira (14) que o Congresso quer anistiar a corrupção com a discussão sobre crimes de caixa 2 (doação de campanha não contabilizada e não declarada à Justiça Eleitoral).

“Essa é uma falsa discussão. O que o Congresso quer, na verdade, é anistiar a corrupção. Em primeiro lugar, não teve políticos condenados por caixa 2. A consequência do caixa 2 é nenhuma. A Lava Jato não processa caixa 2. Não tem por que os políticos temerem o caixa 2”, declarou.

Dellagnol afirmou, ainda, que o crime de corrupção pode estar ligado tanto a doações legais (caixa 1) quanto a doações ilegais a campanhas (caixa 2, considerado por ele próprio como crime eleitoral).

Para ele, os políticos estão usando de malandragem para misturar os dois tipos de crimes e anistiar o uso de dinheiro sujo.

“O texto que apareceu de anistia era um texto que anistiava os crimes relacionados a destinação de recursos para campanhas. Olhem a malandragem nisso. O que existia era uma anistia a todo crime relacionado ao dinheiro usado para campanhas eleitorais. Ora, mas o dinheiro que é usado pode ter vindo de corrupção. É exatamente esse o objetivo: anistiar todos os crimes relacionados”, disse o procurador.

Discussão
O Congresso tem debatido o financiamento de campanhas e uma possível anistia para o crime de caixa 2 desde a possibilidade da divulgação de novos pedidos de abertura de inquérito da Procuradoria Geral da República.

Deputados alertam que, nos bastidores do Congresso, há um movimento para anistiar quem já praticou o caixa 2. Na noite de segunda-feira (13), integrantes da comissão especial da reforma política se reuniram com o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Herman Benjamin.

No ano passado, durante o trâmite das dez medidas sugeridas por procuradores contra a corrupção, houve a tentativa, na Câmara, por meio de uma emenda, de anistiar o caixa 2. O texto que vazou não tinha assinatura.

Na época, o presidente Michel Temer disse que o Executivo e o Legislativo não iriam permitir a anistia. “Acordamos todos, volto a dizer, que não há a menor condição de, pelo menos patrocinado pelo presidente da Câmara e do Senado, levar adiante essa proposta”, afirmou Temer em novembro.

Nesta terça-feira, a assessoria da Presidência da República informou que o posicionamento do presidente Michel Temer continua o mesmo de novembro, quando disse que vetaria qualquer iniciativa de anistia ao caixa 2.

Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 Paraná.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.