EXTREMOZ RN-9 sinais de que você está no caminho certo


26.01.15 • EM REFLEXÃO

 

Dá pra ter certeza de que você está no caminho certo e vai chegar aonde deseja? Não, não dá. Nós mudamos, nossas vontades mudam, as pessoas mudam, o ambiente muda e nossa vida pode dar reviravoltas totalmente inesperadas. Sendo assim, o que fazer? Será melhor não lutar, não buscar, não tentar e não fazer nada além de esperar? Com certeza não é esta a melhor solução. Nossa vida é valiosa demais para não fazermos o melhor proveito possível dela. E é por isso que não dá para contar com a felicidade apenas na chegada. O caminho também precisa valer a pena.

9 sinais de que você está no caminho certo

Saber o que você quer é importante, mas lembre-se que vontades podem mudar. É claro que isso não é motivo para não correr atrás dos seus sonhos atuais, mas é importante observar se o sonhar, o batalhar e o buscar que acontecem no dia de hoje também estão te fazendo feliz.

Geralmente questionamos se estamos no caminho certo ou não apenas quando tomamos uma grande decisão, mas é uma pergunta que vale a pena se fazer sempre porque, mesmo que não tenha passado por um grande processo de decisão ou mudança, você está vivendo e seguindo por algum caminho. É esta a vida que te faz feliz? Será que há outro caminho que poderia ser muito melhor?

Se está ou não no caminho certo, só você pode saber, até porque “certo” é um conceito totalmente individual. Mas alguns sinais podem te ajudar a perceber se o que você está fazendo da sua vida está te ajudando a ser feliz. Veja se consegue se identificar com as nove situações abaixo, elas indicam que coisas boas estão acontecendo em sua vida e que você está fazendo boas escolhas:

1) Você olha para o passado sempre com alegria, mas não escolheria voltar

Você olha para o seu passado e sente gratidão por ele ter te levado até onde está agora. Sente saudade, mas não sofre por isso. Se pudesse escolher entre seu presente e ele, escolheria continuar no agora, apesar de toda a segurança que o passado já conhecido te oferece. Você não quer o que passou, você quer o seu agora porque sabe que está em um caminho cheio de coisas boas e que encontrará muitas outras lá na frente.

2) Você já sentiu vontade de desistir, mas algo mais forte te fez continuar

Há algo dentro de você que te diz que vale a pena continuar. Talvez você nem saiba explicar o que é, só o que sabe é que não pode nem quer parar. Às vezes sente vontade de desistir, mas sempre acaba continuando, buscando mais. Isso porque você já ama a vida que tem e tudo o que quer é aproveitar cada vez mais dela. Você ama seu caminho e, por mais difícil que ele seja em alguns momentos, quer continuar nele porque de alguma forma ele te faz feliz. Bom sinal maior do que esse não há.

3) É você quem está tomando suas decisões

Se o poder sobre a sua vida estiver nas mãos de outra pessoa, você não tem sequer a chance de descobrir se está ou não no caminho certo. Porque, neste caso, quem está decidindo o seu certo não é você! E isso já é o primeiro indício de que está tudo errado. Antes de se preocupar se está fazendo a coisa certa, veja quem está te colocando onde você está. É você mesmo? Ou alguém te falou que isso era o melhor? Quanta influência alheia te encaminhou para onde está? Quando alguém discorda das suas escolhas isso deixa você muito balançado e confuso? Repito: se outra pessoa está tomando suas decisões por você, sem dúvida o seu caminho está errado. Ele já começou errado. Volte para o início e declare-se o líder da caminhada. Comece de novo, agora da maneira certa.

9 sinais de que você está no caminho certo

4) Suas atitudes estão de acordo com seus valores e com quem você é

Porque é com isso que você se preocupa, e não com o que esperam de você. Quando faz escolhas, você pensa se a direção que vai tomar condiz com seu jeito, o que gosta e não gosta de fazer, seus sentimentos, suas vontades e o que te faz bem. Ser fiel a si mesmo é a atitude mais importante que você precisa adquirir para seguir no caminho certo. Se é você quem está no caminho, ele tem que ser escolhido especialmente para você (e por você!).

5) Você acredita

Mesmo que às vezes sinta medo de fazer algumas escolhas, mesmo que o caminho seja incerto, mesmo sem garantia de nada, você acredita que pode e vai conseguir o que quer e que tudo dará certo. Você tira força da sua fé, e pode até perder as forças de vez em quando, mas a sua fé nunca diminui.

6) Você está se divertindo

A vida não precisa (nem deve) ser levada muito a sério! Isso não quer dizer que você não deve ter comprometimento e responsabilidade, mas excesso de seriedade, preocupações e neuroses não faz bem a ninguém. Saber relaxar e se divertir é muito importante, porque é nos momentos alegres que ficamos mais leves, livres e felizes. Se seu caminho inclui risadas, diversão e momentos legais, você está no rumo certo, está fazendo valer a pena! Se ainda não, é hora de aprender a relaxar e dedicar mais tempo a descobrir e praticar coisas que deixam seus pensamentos bem longe da seriedade.

7) Você está aproveitando o presente

Você acredita no futuro e sente uma saudade boa do passado, mas sabe viver o presente na maior parte do tempo e faz questão de aproveitar o dia de hoje. Coisas boas acontecem todos os dias para todo mundo. A diferença entre quem está no caminho certo e quem não está é que os primeiros percebem a alegria até nas menores coisas e fazem questão de apreciá-las. Quem está na direção errada fica sem tempo de sentir a alegria dos bons momentos porque estão muito ocupados batalhando contra si próprios e contra a vida.

9 sinais de que você está no caminho certo

8) Você não está traindo a si mesmo

Trair a si mesmo é viver fazendo aquilo que não traz nenhuma felicidade, é fingir ser algo que não é, mentir para si mesmo afirmando que está bem quando não está… Trair-se é o mesmo que enganar-se e essa é a pior coisa que você faz por você mesmo. Você só consegue ser feliz quando é verdadeiro com você, por mais que doa. Sem a verdade você nunca saberá se o seu caminho é o certo ou se não passa de um engano. E acredite: o sentimento de dúvida é muito mais pesado do que qualquer verdade dura que tenha que assumir para si mesmo.

9) Você tem energia

Tudo bem estar cansado de vez em quando, acontece com todo mundo. Mas quando sua energia é totalmente drenada e se passam dias, semanas e até meses sem recuperá-la, é um grande sinal de que há algo errado no caminho que você está seguindo. Todos temos altos e baixos de animação e cansaço, empolgação e desânimo, bom humor e mau humor, mas quando há apenas emoções negativas por muito tempo, é hora de repensar o que você está fazendo com a sua vida.

Fotos: 1 – 2 – 3

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.