Empreendedores apontam que investir em franquias é bom negócio no RN


7Math_1

O crescimento das franquias no Brasil é notório e cada vez mais as pessoas que sonham em ter o seu próprio negócio vêm optando por fazer parte dessa rede. Apesar de o Rio Grande do Norte ainda ser um Estado com poucos investimentos na área, ele se apresenta com um grande potencial de absorver o crescimento dos negócios, em função de amplas oportunidades de inserção pelas empresas locais e nacionais.

Nesse mercado há uma relação do empreendedor com uma empresa já consolidada, de modo a possibilitar o uso de uma marca que já é forte, dispondo de serviços de apoio. Dessa forma, o franqueado passa a administrar uma nova empresa a partir de regras estabelecidas pelo franqueador, o que possibilita manter um padrão para aquela marca e a transferência de ‘know-how’ no segmento.

No dia 26 de agosto, a Associação de Franqueadores do Estado do Rio Grande do Norte (Afrarn) realizará o Jantar de Franquias, um evento que visa fomentar o segmento de franquias para os empresários do Nordeste, através da apresentação de cases, discussões de mercado de troca de experiências no ramo empresarial.

“Sem dúvidas o potencial do nosso Estado é imenso e os benefícios para quem decide investir em franquia são variados. Porém, para se ter sucesso, é preciso que o empreendedor reconheça o seu potencial de negócio e tenha um bom suporte jurídico-administrativo. O maior problema para crescimento desse segmento no RN é que muitas pessoas não sabem como franquear ou como tornar-se um franqueador”, destaca Matheus Mascena, presidente da Afrarn e sócio da Avohai Brasil.

O Jantar de Franquias será realizado no Spaço Guinza, em Ponta Negra, e contará com um ciclo de palestras comandado por grandes nomes do mercado, como Jae Ho Lee (CEO, representante do Grupo Ornatus), Américo José (Sócio-diretor da Cherto Atco Educação Corporativa) e Marcelo Donellas (advogado especialista em franquias). A programação se estenderá das 14h às 20h e as inscrições devem ser feitas através do site jantardefranquias.afrarn.com.br.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que dentre os segmentos com maior crescimento no Brasil, tanto no número de franquias no país quanto em faturamento, estão os de acessórios pessoais e calçados, alimentação, beleza e saúde e o de moda. Matheus Mascena alerta que os potiguares podem se prender mais às oportunidades, de modo a evitar que empresas de fora tomem conta do mercado no RN.

“É claro que é muito bom que empresas nacionais e multinacionais tenham suas representações no Rio Grande do Norte, mas também é essencial que nossa economia seja movimentada conforme crescimento do empresariado local. As franquias fomentam a nossa economia e geram renda”, disse Mascena.

Os interessados em adquirir orientações de como franquear ou tornar-se franqueador, podem contar com o apoio do Afrarn, que oferece ao empresário consultoria de mercado, consultoria de campo, assessoria jurídica e condições para que o empreendedor possa se planejar e organizar a expansão/início de seu negócio.

“Nós também orientamos as pessoas sobre as dificuldades a serem enfrentadas pelo franqueador e como se deve fazer para alcançar a estabilidade financeira. Para se iniciar um negócio, por exemplo, é imprescindível que o empreendedor foque em uma marca que tenha maturação no mercado”, destacou o presidente da Afrarn.

Atualmente, além da Avohai, a Associação de Franqueadores do Estado do Rio Grande do Norte é formado pela Fio a Fio, Massa Mia, Schalk, Farmafórmula, PittsBurg, Anna Carolina e Q Empada. “Aqui o associado conta com todo suporte de apoio, participa de reuniões, eventos, fica informado do que acontece no setor. A intenção é munir todos os franqueadores de subsídios técnicos necessários para um correto crescimento”, conclui Matheus Mascena.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.