Em Copacabana, Marcha das Vadias pede mais respeito às mulheres Read more: http://oglobo.globo.com/rio/em-copacabana-marcha-das-vadias-pede-mais-respeito-as-mulheres-


vadia02

RIO — Cerca de 400 pessoas, segundo a Polícia Militar, compareceram à Marcha das Vadias, na tarde deste sábado. A concentração começou às 13h, no Posto 5, na Praia de Copacabana. Por volta das 15h30m, o grupo Madalenas – Teatro das Oprimidas apresentou uma performance, que contou com a participação de mulheres brasileiras e estrangeiras, de países como Suíça, Chile, Estados Unidos e México.

— Temos um projeto para, através do teatro, combater a opressão à mulher — explicou Monique Rodrigues, coordenadora do grupo Madalenas Rio.

VEJA MAIS FOTOS DA MARCHA DAS VADIAS

Após a apresentação, as manifestantes seguiram em direção ao Leme, fechando meia pista da Avenida Atlântica. Os presentes seguravam cartazes e entoavam cantos que pediam menos opressão e mais liberdade para a mulher. Algumas participantes exibiam os seios, enquanto outras estavam de sutiã. Havia também homens, muitos com a boca pintada de batom, e algumas crianças acompanhadas dos pais.

Policiais acompanharam a manifestação – Domingos Peixoto / Agência O Globo

Em determinado momento, houve empurra-empurra após uma confusão com a Polícia Militar. A professora do estado Karina Duarte, que participava e fotograva a Marcha, acusou um PM de tê-la forçado a sair de onde estava. Nesse momento, os participantes tentaram ocupar toda a pista da Avenida Atlântica em direção ao Leme, mas foram contidos pela polícia.

— Vim protestar contra a sociedade machista, que vê a mulher como um objeto — afirmou Karina.

A inglesa Elizabeth Lewis compareceu à marcha vestindo um quimono e segurando um cartaz que dizia “Eu faço Krav-Magá para me sentir mais segura”. Ela, que mora no Brasil há cinco anos, começou a praticar o esporte no país, mas diz que se sente tão insegura aqui quanto na Inglaterra.

— A situação é igual em qualquer país do mundo. Por isso é importante chamar a atenção para esses problemas. Se as pessoas acham que as mulheres merecem ser estupradas porque estou de roupa curta, temos que conscientizá-las – disse Elizabeth.

Read more: http://oglobo.globo.com/rio/em-copacabana-marcha-das-vadias-pede-mais-respeito-as-mulheres-13549251#ixzz39wOUGlrR

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.