EDP leva espetáculo sobre alimentação saudável para alunos da rede municipal de Jandaíra e Parazinho


Apresentação teatral faz parte do programa EDP nas Escolas
Apresentação teatral faz parte do programa EDP nas Escolas

 

Natal, 6 de outubro de 2014 – A EDP Renováveis, por meio do Instituto EDP, organização que coordena os projetos socioambientais do Grupo EDP, apresenta o espetáculo “Dona Comilene – A Gulosa Exagerada”. Criada pela Cia. Trem Bão de Teatro e Música especialmente para o programa EDP nas Escolas, a peça chama a atenção de alunos, professores e familiares para a importância da adoção de hábitos saudáveis de alimentação. No Rio Grande do Norte, as apresentações serão realizadas nos dias 7 e 8 de outubro em duas escolas que participaram do programa.

Inspirada na commedia dell’arte, gênero italiano de teatro de improviso desenvolvido entre os séculos 15 e 16, a montagem conta a história de Dona Comilene, uma mulher sem limites quando o assunto é guloseimas. Sempre tentando fazer dieta, a personagem acaba caindo em tentação quando se depara com alimentos pouco recomendáveis para uma vida saudável.

Depois de anos alimentando-se de maneira inadequada, Dona Comilene começa a perceber que sua saúde está abalada quando passa a manifestar diversos sintomas causados pela obesidade. Numa decisão radical, a gulosa exagerada resolve tentar uma dieta milagrosa, deixando sua saúde em situação ainda pior.

Quando tudo parece estar perdido, Dona Comilene tem acesso a informações sobre alimentação equilibrada e rica nutricionalmente. A partir daí, a divertida personagem começa a ter dias melhores. Mas o que acontecerá com ela quando souber que terá de fazer atividades físicas?

Como na commedia dell’arte, o espetáculo é repleto de improvisações, pantomimas e música.  Na concepção visual o cenário lembra a tradicional carroça utilizada para essas encenações, além do uso de máscaras e figurinos que remetem à época.

EDP nas Escolas

O programa EDP nas Escolas é uma parceria do Instituto EDP com secretarias municipais de ensino. A iniciativa, que conta com o apoio do Banco do Brasil e da Inmetrics, tem como finalidade contribuir para o aumento da qualidade de vida estudantil por meio de ações de melhoria do ambiente escolar, de cidadania, integração entre empresa, escola e comunidade, além de fortalecimento pedagógico. Neste ano, o concurso levou o tema “Alimentação Saudável com Energia” para dentro das salas de aula.

O programa conta ainda com o desenvolvimento de diversas ações no decorrer do ano para o aprendizado do aluno e a integração arte e energia. Além do teatro nas escolas, foram distribuídos kits escolares, realizadas ações de melhoria do ambiente escolar, capacitação de professores e promoção de atividades culturais, que promovem a integração arte e energia.

O EDP nas Escolas está presente nos estados de São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desde sua criação, em 2002, o programa já beneficiou mais de 150 mil alunos em quase 500 escolas, investindo mais de R$ 3 milhões.

Ficha Técnica:

Concepção geral e direção: Camilo Tostes

Músicas: Jamil Jiorges

Elenco: Alberico Farias, Camilo Tostes e Jamil Jiorges

Produção: Espaço Oficina Cultural

Personagens: Dona Comilene, Porcarino, As Doenças, Dietnello, Piramidildo e Ativino Fisical.

Data Escola Endereço Horário
07/10 Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel Pça. Antônio Messias – Jandaira 9h
08/10 Escola Municipal Alexandre Camara
  1. Antônio Paulino da Rocha, 218 – Parazinho
9h e 14h

Por: Arthur Chioramital (achioramital@kreab.com) 



Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *