Dilma teme que delação contamine sua campanha


14249225

Dilma teme que delação contamine sua campanha
 O medo de contaminação imediata das intenções de voto da presidente Dilma, ante a delação do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa domina a campanha da presidente. A preocupação, quase pânico, se deve ainda pelo fato de a candidata presidencial estar num período de ligeira recuperação nas pesquisas, embora ainda sob sério  risco de perder para Marina, agora no primeiro turno. Quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Lava Jato, em março, pesquisas qualitativas mostraram que suspeitas de corrupção na Petrobras prejudicaram a imagem da presidente.

Por conta disso há orientação da própria presidente Dilma de que no governo não faça prejulgamentos, até porque até aqui só há citações a nomes e não às supostas irregularidades a que eles foram associados pelo ex-diretor da Petrobras. Há no grupo governista o entendimento de que os nomes mais graúdos do campo governista citados terão de se afastar preventivamente caso surjam mais detalhes da investigação.

MEDO DE PASSADENA 

Preocupação maior está na eventual acusação de suspeitas sobre a compra da refinaria de Pasadena, principal fator de desgaste para Dilma em março. Mesmo sem haver citação direta a ela, foi a petista que aprovou o negócio como presidente do Conselho de Administração da estatal.

Do ponto de vista dos estrategistas da campanha, é previsível que o PSB irá acentuar o discurso da ‘nova política’ com a nova crise. O problema para Marina Silva é que também foi citado pela ‘Veja’ o ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE), morto em acidente em 13 de agosto.

Ainda não se sabe do que se trata a citação, e o PT sabe que teria de explorar com cuidado uma denúncia contra alguém cuja morte causou comoção. Mas parece certo que o caso será alinhavado com as suspeitas sobre o jato que Campos usava quando morreu como prova de que a candidatura de Marina tem práticas da ‘velha política’.  (Com informação da Folha de S.Paulo – Valdo Cruz, Andréia Sadi e Natuza Nery)

Escrito por Magno Martins, às 18h40
Comentários (6) Enviar por e-mail Imprimir Facebook Twitter Topo

 

06
09/14
Aécio em vídeo: ”Está aí o mensalão 2”
O presidenciável pelo PSDB, Aécio Neves em suas redes sociais neste sábado 6 comentando as denúncias feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em delação premiada. Costa revelou o nome de dezenas de parlamentares e senadores, três governadores de estado e um ministro como beneficiados em esquema de propina envolvendo grandes empresas e a estatal.

‘O Brasil acordou, hoje, perplexo, com as mais graves denúncias de corrupção da nossa história recente. Está aí o Mensalão 2, é o governo do PT patrocinando o assalto às nossas empresas públicas para a manutenção do seu projeto de poder’, atacou Aécio. O candidato cumpre agenda hoje no interior paulista.

Segundo ele, ‘é fundamental que essas investigações possam ir ainda mais a fundo, para que os verdadeiros responsáveis pelo assalto às empresas brasileiras sejam punidos de forma exemplar’.

O senador tucano disse estar ‘disputando essas eleições contra um grupo que utiliza o dinheiro sujo da corrupção para manter-se no poder’. E ressaltou que, por isso, acredita ter chegado a hora de ‘darmos um basta a isso e tirarmos, de forma definitiva, o PT do poder’.  (Do portal Minas 247)

Aécio divulgou um vídeo  sobre a delação da Petrobras. Clique aí e veja  

Escrito por Magno Martins, às 17h03
Comentários (4) Enviar por e-mail Imprimir Facebook Twitter Topo

 

06
09/14
Atacar um morto é uma sórdida covardia
A revista Veja em sua capa traz uma matéria que pode ser uma bomba a detonar a candidatura da presidente Dilma. O que nos interessa agora é uma ilação representando algo muito estranho.Na referida reportagem, vem algo extremamente espúrio: procuram colocar Eduardo Campos no meio dessa confusão monumental conduzida pelo ex-todo-poderoso da Petrobras.

 

Em primeiro lugar, não pode haver covardia mais sórdida do que atacar um morto. Esse movimento contra Eduardo é algo de uma indignidade sem qualquer limite. Trata-se da mais absurda podridão humana, especialmente contra sua família, sobretudo a viúva e os filhos ainda adolescentes.

 

Em segundo lugar, só pode ser algum tipo de vingança por conta da postura sempre corajosa que Eduardo tinha em favor de se aprofundar as investigações e definir punições exemplares contra os malfeitos realizados na Petrobras como um todo e, especialmente, a roubalheira na construção da Refinaria Abreu e Lima.

 

Certamente, devem existir vários interesses ocultos por detrás desses movimentos. Mas não podemos deixar no silêncio os ataques putrefatos contra a memória de Eduardo Campos e da família ainda sofrendo as tristezas do luto.

Escrito por Magno Martins, às 15h01
Comentários (98) Enviar por e-mail Imprimir Facebook Twitter Topo

 

06
09/14
Estamos diante de um verdadeiro “homem bomba”
O principal operador do mensalão, Marcos Valério, teve arrependimento tardio por não ter optado pela delação premiada. Dizem que recebeu promessas de proteção, porém viu que deu tudo errado e recebeu condenação de 40 anos.

 

Quando tentou abrir o jogo já estava tarde e não havia mais condição alguma. Pelo que se informou, Paulo Roberto Costa levou em conta essa experiência de Marcos Valério. Então viu que o caminho racional é o de estourar a maior bomba de todos os tempos da república.

 

Só esperamos que a Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça garantam mesmo que o “homem bomba” atinja aqueles que realmente estiveram envolvidos.

 

O maior perigo é o “homem bomba” detonar apenas aqueles que o incomodavam e proteja os verdadeiros responsáveis e beneficiários. Isso inclusive já havia acontecido anteriormente com o próprio comparsa dele, o doleiro Alberto Youssef, pois o mesmo só entregou seus adversários.

 

Ou seja, todo o cuidado é pouco com os movimentos do possível “homem bomba”. Ainda mais porque estamos no meio de um processo eleitoral com imensa importância para o País. Quaisquer informações falsas podem ter impactos irreparáveis a falsificar a verdade das urnas.

 

A Justiça deveria definir uma punição ainda maior se o delator fizer “revelações”  falsas contra inocentes. Assim, é fundamental confiarmos e ao mesmo tempo estarmos vigilantes com os trabalhos do nosso sistema judicial.

Escrito por Magno Martins, às 14h36
Comentários (5) Enviar por e-mail Imprimir Facebook Twitter Topo

 

06
09/14
PMDB estrila por mais espaço na campanha de Dilma
 Os peemedebistas têm cobrado a campanha da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, por mais espaço e uma atenção especial à linguagem nos materiais produzidos para as eleições, segundo informa Mel Bleil Gallo, no blog Poder Online.

O argumento é que muitas vezes a propaganda petista não tem entrada junto aos eleitores do PMDB, mesmo nos estados onde os dois partidos ainda são aliados.

Entre as críticas estão o excesso de vermelho, o abuso da estrela petista e, em especial, a ênfase considerada desproporcional entre o nome de Dilma e seu candidato a vice-presidente, Michel Temer (PMDB).

Escrito por Magno Martins, às 14h20
Comentários (2) Enviar por e-mail Imprimir Facebook Twitter Topo

 

06
09/14
Efeito da delação: impacto maior é em cima de Dilma
As fontes mais bem informadas em Brasília sempre souberam que Paulo Roberto Costa era um dos homens mais poderosos do Brasil, interlocutor direto da presidente da República. Lidava com os maiores empresários nacionais e internacionais, articulava com os mais importantes políticos do governo e da oposição.

 

Durante oito anos, Paulo Roberto foi um operador central da política. Ele só não tinha mais poder político do que os ministros da Fazenda e da Casa Civil. Era mais forte que qualquer senador ou deputado federal.

 

Inclusive lidava também com as principais figuras da oposição, a exemplo de quando assumiu um papel central para encerrar a CPI da Petrobras em 2009. Ou seja, Paulo Roberto não lidava apenas com as figuras carimbadas do PT, PMDB e PP.

 

Ele também “operava” diretamente com personagens altamente relevantes da própria oposição. Daí porque ter afirmado que “se eu falar não haverá eleição no Brasil”.

 

Isto porque ele mesmo proclamava ter todo mundo na mão.

Isso se dava porque Paulo Roberto liderava uma das áreas centrais dos negócios do Brasil, inclusive com grande penetração internacional.

 

O parque do refino, a importação multi-bilionária de combustíveis líquidos e tantos outros negócios gigantescos estavam sob seu pleno controle. Assim, utilizava os agentes privados para corromperem o mundo político.

 

Se Paulo Roberto Costa seguir pelo menos uma parte das verdades que sabe, então o Brasil vai entrar numa era da mais absoluta ebulição e de limpeza. E caso saiam as revelações ainda durante a presente campanha política, então o impacto será devastador contra a presidente Dilma e deverá reforçar imensamente o caminho de Marina Silva.

Escrito por Magno Martins, às 13h56
Comentários (11) Enviar por e-mail Imprimir Facebook Twitter Topo

 

06
09/14
Lula cobra à militância: ”bater no adversário”
Numa fala de mais de uma hora, Lula distribuiu cobranças aos petistas de São Paulo pelo desempenho da campanha de Dilma e do candidato ao governo do Estado Alexandre Padilha. Lula disse que é inacreditável que Dilma esteja perdendo para Marina e que Padilha tenha menos votos do que o partido tradicionalmente alcança no Estado. Ele disse estranhar que o PT demorou a reagir à rejeição local.

‘Não é possível que a Dilma tenha 23% em São Paulo. Cadê o PT? Cadê as mulheres do PT? Os homens do PT? Os deputados do PT?’, questionou. ‘Não vamos aceitar ser tratado como segunda classe aqui’, emendou.

Lula cobrou ataques de Padilha aos adversários. ‘De vez em quando, a gente tem que dar umas cutucadas nas pessoas. A gente tem demarcar nosso campo de classe’, afirmou. Indiretamente, Lula comparou Skaf a Celso Russomano que disputou a prefeitura de São Paulo em 2012 e liderou a corrida por um bom tempo. Ao defender o afilhado, o ex-presidente apontou que Padilha ‘não é candidato de si mesmo’.

Escrito por Magno Martins, às 13h40
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.