CURRAIS NOVOS RN-Em Currais Novos, Governo do Estado participa de Inauguração do CT Mineral do IFRN


Por Robson Pires, em

O Centro de Tecnologia Mineral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi inaugurado nesta segunda-feira (02), em Currais Novos. O secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado participou da solenidade representando a governadora Fátima Bezerra. Também estiveram presentes o reitor do IFRN, Willys Abel Farkatt, acompanhado do vice-reitor Belchior Rocha, a senadora Zenaide Maia, o prefeito de Currais Novos Odon Júnior, e representantes do setor mineral.

Para o secretário Jaime Calado, a instalação do CT representa um marco no setor mineral do estado. “A governança desse Centro Tecnológico é completamente aberta às empresas e às pessoas; é uma parceria que reúne Governo, empresas e Inovação”, ponderou o secretário. Segundo ele, o equipamento irá contribuir para agregar valor ao setor, aproximando a tecnologia das empresas, e irá atrair investimentos e gerar empregos.

Um grande avanço trazido pelo Centro será a Planta de Flotação, um equipamento capaz de realizar análises que antes tinham de ser feitas em Minas Gerais e que agora poderão auxiliar os pesquisadores e investidores a detectar minérios no solo e nos rejeitos das minas. “Eles podem analisar e descobrir o teor dos minérios dos rejeitos, por exemplo, e esse rejeito volta a ser matéria-prima”, explicou o secretário Jaime Calado. O tântalo e o nióbio são exemplos de ligas que podem surgir como resultado desse processo. Ambos são estratégicos na produção de aço de alta resistência utilizado em dutos, infraestrutura, transporte e componentes eletrônicos.

O CT Mineral será dirigido pelo pesquisador João Batista Monteiro e a gestão será mediada pela Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN). Além da Planta de Flotação, diversos laboratórios funcionarão no Centro que ocupa uma área de aproximadamente 800 m². O local inclui ainda um espaço de preparação de amostras, seis salas incubadoras, cinco salas para grupos de pesquisa, sala de treinamento e centro de gestão, além de uma versão virtual do Museu de Minérios do IFRN (cuja versão física está no campus central do Instituto em Natal).

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.