CPI da Petrobras convoca Paulo Roberto Costa


2014-699338879-2014032095898.jpg_20140321

BRASÍLIA – Os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras aprovaram a convocação do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava-Jato da Polícia Federal (PF), para prestar depoimento na comissão. Foi uma das primeiras decisões do colegiado na manhã desta terça-feira, que também aprovou o pedido de cópia de toda a investigação da PF ao Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar da convocação pela comissão eminentemente governista, não há qualquer previsão de data para o depoimento do investigado.

 

O relator da CPI, senador José Pimentel (PT-CE), disse ao fim da sessão desta terça-feira, que aguardará a remessa dos documentos da operação da PF, o que não tem previsão para ocorrer. O pedido desses documentos ao STF também foi feito hoje.

 

– Quando iniciamos a CPI, sempre dissemos que essa era uma matéria requentada. Estamos apenas cumprindo uma decisão do STF e a oposição nem comparece às sessões – disse.

 

 

 

Na mesma sessão, a presidente da Petrobras, Graça Foster, compareceu pela terceira vez ao Congresso Nacional para prestar esclarecimentos sobre irregularidades e denúncias envolvendo a estatal, em especial a compra da refinaria de Pasadena, no Texas. A CPI da Petrobras no Senado está cada vez mais esvaziada e sem disposição à investigação em razão do monopólio governista da comissão. Entre os presentes, apenas o senador Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado, ouviu o depoimento de Graça. Fora ele, estavam na sessão o relator, José Pimentel (PT-CE), que fez as perguntas; o presidente interino senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), e o presidente Vital do Rêgo (PMDB-PB) que chegou depois de presidir outra comissão no Senado. A oposição se recusou a integrar a CPI. A intenção é turbinar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), envolvendo deputados e senadores.

 

‘Mau negócio, bom negócio’

 

A sessão começou às 10h35, horário em que Foster chegou ao plenário da CPI. Os senadores votaram os requerimentos antes de ouvir a presidente da Petrobras. A sessão acabou por volta das 14h10.

Durante seu depoimento, a presidente da Petrobras voltou a dizer que a compra da refinaria de Pasadena “não foi um bom negócio” se analisada sob as condições de hoje.

 

– A avaliação hoje é que não foi um bom negócio e não seria feita novamente aquela aquisição. Definitivamente, não seria prioridade. Mas lá atrás foi considerado um bom negócio. Hoje, é um negócio de baixo retorno potencial de investimentos – disse Graça.

 

Segundo ela, a companhia belga Astra não adquiriu a refinaria para “especular”, vendendo o empreendimento posteriormente à Petrobras:

 

– A transação com a Astra foi no valor de 50%. Não entendemos que ela comprou para especular, pois havia uma parceria, com a compra de apenas 50%. Não nos pareceu que eles estivessem especulando.

 

A Petrobras só comprou a segunda metade da refinaria da Astra depois de uma disputa judicial. A estatal gastou mais de US$ 1,2 bilhão no negócio. A presidente Dilma Rousseff, como presidente do Conselho de Administração da estatal em 2006, concordou com a compra da primeira parcela da refinaria. Ela alegou ter se baseado num parecer “falho” apresentado pelo diretor da área internacional, Nestor Cerveró.

 

‘Responsabilidade é da diretoria’

 

A presidente da Petrobras eximiu a presidente Dilma Rousseff de responsabilidade na compra da refinaria de Pasadena.

 

– Não, ela não é responsável pela compra. A responsabilidade é da diretoria da Petrobras, que fez uma apresentação ao Conselho de Administração. Todos nos manifestamos 100% favoráveis à aquisição, tanto os diretores quanto os conselheiros. É uma responsabilidade do colegiado, e analistas deram posição favorável à compra – disse Graça Foster.

 

Líderes vão ao Planalto tratar de CPI

 

Os líderes governistas da Câmara se reuniram por cerca de uma hora nesta terça-feira com o ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, no Palácio do Planalto para discutir o andamento da CPI da Petrobras no Senado, que hoje ouve a presidente da empresa, Graça Foster.

 

Eles debateram também sobre a CPI mista (com integrantes da Câmara e do Senado), que deve ser instalada Nesta quarta-feira.

 

Estavam presentes os deputados Henrique Fontana (PT-RS), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Manoel Júnior (PMDB-PB), Chico das Verduras (PRP-RR), Antonio Brito (PTB-BA), Moreira Mendes (PSD-RO), Vieira da Cunha (PDT-RS) e Luciana Santos (PCdo B-PE).

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/cpi-da-petrobras-convoca-paulo-roberto-costa-12616206#ixzz32wU5k85z
© 1996 – 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.