Corrupção nossa de cada dia


marcha-hg

O Brasil é um país corrupto. Segundo o Índice de Percepção de Corrupção (IPC), divulgado no final de 2013 pela Transparência Internacional, nosso país está na 72ª posição entre 177 nações avaliadas. Em comparação com o ano anterior, perdemos três posições. Em vez de melhorar, a situação só piorou. O desafio é grande, mas é isso que temos que mudar.

Sabemos que a corrupção é endêmica no Brasil, ou seja, ela é constante e está em todos os lugares. Desde o “gato” na TV a cabo do vizinho ao suborno de um policial para não ser multado por uma infração de trânsito, passando pela compra de produtos falsificados ou uma simples furada de fila, a maior parte dos brasileiros comete algum ato corrupto todos os dias. É o que chamamos de “jeitinho”.

Na política a situação se repete. Não é necessariamente o poder que corrompe as pessoas. São pessoas já corrompidas na própria essência que alcançam o poder por meio do seu voto. É tênue a linha que separa o político corrupto do cidadão comum adepto do “jeitinho”. Portanto, todos somos responsáveis pelos “pecados” diários cometidos contra o bem comum.

Temos que vencer pelo exemplo. Precisamos educar crianças para não punirmos adultos. É necessário resgatar o senso de valor que tem se perdido. É mister que plantemos novamente a semente do amor ao próximo e o respeito ao que é público. Só assim vamos eliminar esse “jeitinho brasileiro” e essa praga da corrupção que está encrustada em todo lugar.

Veja mais:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.