Com salários atrasados, servidores da educação de Maxaranguape lançam campanha solidária


Funcionários contam que foram despejados por não conseguir pagar o aluguel; merenda escolar também está desregular há cerca de seis meses

Em greve desde o dia 13, os servidores municipais da educação em Maxaranguape agora depositaram suas esperanças numa campanha criada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN) Núcleo de Maxaranguape para que possam ter o que comer ou algum suporte financeiro. O motivo é que a greve foi deflagrada devido aos atrasos de pagamentos de salário, que já duram três meses. Alguns casos específicos, porém, contam com atraso de cinco meses.

Assim, em assembleia, os funcionários concursados e contratados decidiram entrar em greve, como forma de pressionar a prefeita Maria Ivoneide, a Neidinha (PMDB), a regularizar os pagamentos. O Sinte/RN Regional Ceará-Mirim sugeriu, em conversa com a prefeita, que procurasse o Ministério da Educação, a fim de buscar um complemento da União, pois a Lei Nacional do Piso Salarial dos Professores e a Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) garantem a solicitação desse complemento. Porém é preciso que a Prefeitura prove que não está podendo honrar com o pagamento dos servidores e terá que abrir a “caixa preta”. Recentemente o Ministério da Educação esteve no RN e concedeu um complemento para alguns municípios do Estado, que por sinal foram poucos, pois a maioria deles estão inadimplentes com a União.

Campanha Maxaranguape
Campanha Maxaranguape

Além dos salários, a Prefeitura também não tem repassado a merenda escolar de forma regular. Conta-se que há cerca de seis meses os estudantes não conseguem lanchar adequadamente pela falta de merenda nas escolas, que por sua vez também passam por graves problemas estruturais.

Já os trabalhadores, enquanto esperam por seus salários, estão passando por alguns percalços, como a falta de alimento ou até mesmo o despejo de seus lares, pois não conseguem manter o aluguel em dia e demais compromissos. O Sinte/RN Núcleo de Maxaranguape está organizando uma campanha solidária no intuito de receber doações de alimentos ou de ajuda financeira para os funcionários.

Para colaborar financeiramente com qualquer valor, o Sinte/RN Regional de Ceará-Mirim disponibilizou uma conta poupança (Caixa Econômica) para depósitos: 00072667-3 – Ag. 1069 – Op 013 em nome de José Farias da Silva, Coordenador Geral do Sinte Regional Ceará-Mirim. A conta está zerada e será apresentado um extrato com a movimentação durante a campanha, para fins de prestação de contas.

Já em caso de ajuda com gêneros alimentícios, estes poderão ser entregues na sede da do Sinte Ceará-Mirim, no horário de 7h às 11h30, situado na Avenida Luiz Lopes Varela, 261, próximo ao Posto Portal do Vale ou telefonar para (84) 3274-4454. Há também postos de entrega em Maxaranguape e em Maracajaú.

FONTE: SINTE/RN DE CEARÁ-MIRIM

5/5 - (1 vote)



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.