CEARA- CE-Senador Cid Gomes deixa UTI de hospital e é transferido para Fortaleza após ser baleado em manifestação de policiais



00:00/04:05

Secretário de Segurança do Ceará acusa PM de fazer motim

Secretário de Segurança do Ceará acusa PM de fazer motim

O senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Sobral, e foi transferido para uma unidade de saúde de Fortaleza na manhã desta quinta-feira (20). Cid foi baleado, na quarta-feira (19), em um motim de policiais que reivindicavam aumento salarial. Quando foi atingido, ele tentava furar um bloqueio feito no 3º Batalhão da Polícia Militar do município com uma retroescavadeira.

De acordo com boletim divulgado pela unidade às 8h40 desta quinta-feira (20), o quadro de saúde do senador licenciado “evoluiu sem intercorrência nas últimas horas, mantendo-se hemodinamicamente estável e com padrão respiratório normal”.

No início da manhã, o senador recebeu alta da UTI e foi para a enfermaria do hospital. Por volta das 11h, Cid deixou a unidade de saúde em uma ambulância com destino aeroporto do município. Um helicóptero com o político decolou em direção à capital cearense pouco depois das 11h30. Em nota, a assessoria do senador afirmou que ele está sendo transferido ‘por questões familiares’. Ele ‘está bem, conversando e respirando normalmente’, informou a assessoria.

Cid Gomes é transferido para hospital de Fortaleza após ser baleado em manifestação de policiais no interior do Ceará.  — Foto: Camila Lima/SVMCid Gomes é transferido para hospital de Fortaleza após ser baleado em manifestação de policiais no interior do Ceará.  — Foto: Camila Lima/SVM

Cid Gomes é transferido para hospital de Fortaleza após ser baleado em manifestação de policiais no interior do Ceará. — Foto: Camila Lima/SVM

Um vídeo gravado com o senador ainda na UTI foi compartilhado nesta quinta-feira pelo Hospital do Coração de Sobral, nas redes sociais. Cid Gomes agradeceu à equipe médica pelo atendimento e confirmou a saída da UTI. O senador aparece com curativos na região torácica, onde foi atingido pelos tiros. “Saio daqui sem necessidade de cuidados intensivos e já posso ser transferido para um quarto”, afirmou.

Cid Gomes deixa UTI de hospital após ser baleado durante manifestação de policiais em Sobral, no interior do Ceará — Foto: Reprodução/InstagramCid Gomes deixa UTI de hospital após ser baleado durante manifestação de policiais em Sobral, no interior do Ceará — Foto: Reprodução/Instagram

Cid Gomes deixa UTI de hospital após ser baleado durante manifestação de policiais em Sobral, no interior do Ceará — Foto: Reprodução/Instagram

Na quarta, o ex-governador Ciro Gomes, irmão de Cid, disse, também nas redes sociais, que o senador licenciado “não corre risco de morte”, foi atingido por “dois tiros de arma de fogo” e que os disparos “não atingiram órgãos vitais, apesar de terem mirado seu peito esquerdo”.

Senador licenciado Cid Gomes foi baleado ao tentar furar bloqueio de manifestantes em Sobral (CE) — Foto: Reprodução/GloboSenador licenciado Cid Gomes foi baleado ao tentar furar bloqueio de manifestantes em Sobral (CE) — Foto: Reprodução/Globo

Senador licenciado Cid Gomes foi baleado ao tentar furar bloqueio de manifestantes em Sobral (CE) — Foto: Reprodução/Globo

Inicialmente, a assessoria do senador licenciado disse que ele havia sido atingido por uma bala de borracha. Depois, foi informado que o tiro, na verdade, foi disparado por uma arma de fogo.

Disparos

Cid Gomes organizava uma ação contra um grupo de policiais que tentava impedir o trabalho da Polícia Militar no batalhão de Sobral. Pessoas encapuzadas esvaziaram pneus de carros da polícia para impedir o trabalho dos agentes de segurança na ruas.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que Cid Gomes tenta furar o bloqueio com a retroescavadeira e, logo depois, uma pessoa faz os disparos em direção ao senador licenciado. Os vidros do veículo também foram quebrados.

Em outras imagens registradas no local após a confusão, o senador licenciado aparece consciente e com a blusa manchada de sangue.

–:–/–:–

Senador licenciado Cid Gomes é baleado em motim de policiais em Sobral (CE)

Senador licenciado Cid Gomes é baleado em motim de policiais em Sobral (CE)

‘Vocês têm cinco minutos’

Em frente ao bloqueio dos policiais, utilizando uma retroescavadeira, Cid Gomes pediu que os policiais deixassem o local: “Vocês têm cinco minutos pra pegarem os seus parentes, as suas esposas e seus filhos e sair daqui em paz. Cinco minutos. Nem um a mais”, afirmou em um megafone.

Antes, Cid Gomes havia publicado nas redes sociais que estava em Fortaleza e que chegaria a Sobral no mesmo dia, por volta das 16h. No vídeo, ele afirmava que “quem deveria dar segurança para o povo está promovendo a insegurança, promovendo a desordem” e disse que iria “definir uma estratégia para dar paz”. Sobral é também a cidade natal de Cid Gomes.

O 3º Batalhão de Sobral funciona de forma parcial na manhã desta quinta-feira, com parte das equipes atuando nas ruas. A retroescavadeira utilizada por Cid Gomes permanece na entrada do local. Após a confusão, a Secretaria da Segurança Pública do Ceará informou que agentes do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) foram direcionadas ao batalhão e os agentes que estavam no local fugiram. Equipes do Comando Tático Rural (Cotar) do CPChoque também ocuparam o batalhão.

–:–/–:–

Antes da confusão, Cid Gomes conversou com os policiais em frente ao bloqueio montado no quartel militar

Antes da confusão, Cid Gomes conversou com os policiais em frente ao bloqueio montado no quartel militar

Investigação policial

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará diz que o crime contra o senador licenciado será investigado pelo Núcleo de Homicídios da Delegacia Regional de Sobral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Segundo a nota, a Polícia Federal e a Polícia Civil vão atuar em conjunto e uma equipe do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da PF irá para Sobral. Ainda não há informações em relação a uma eventual prisão ou identificação do autor dos disparos.

O ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) autorizou nesta quarta-feira o envio da Força Nacional para o Ceará por 30 dias, contados a partir desta quinta (20). Antes, o ministério já havia comunicado que enviou equipes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal “para garantir a segurança do senador Cid Gomes”.

“A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública”, detalha o texto da portaria.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT-CE), diz que já havia solicitado formalmente o apoio de tropas federais para o Ceará aos ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo da Presidência) e Sergio Moro (Justiça e Segurança) para uma “ação enérgica contra essas pessoas que têm agido como criminosas”.

Santana afirma ainda que é “inacreditável a extrema violência sofrida pelo senador Cid Gomes, atingido por dois tiros, hoje, em Sobral” e que a violência foi “provocada por um grupo de policiais mascarados, amotinados num quartel”.

Senador Cid Gomes em frente a batalhão da PM em Sobral — Foto: Wellington Macedo/Estadão ConteúdoSenador Cid Gomes em frente a batalhão da PM em Sobral — Foto: Wellington Macedo/Estadão Conteúdo

Senador Cid Gomes em frente a batalhão da PM em Sobral — Foto: Wellington Macedo/Estadão Conteúdo

Repercussão

Em nota, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que acompanha o caso “com preocupação” e que solicitou informações ao ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança) e ao governador Camilo Santana (PT-CE) para “obter informações e garantir a segurança” de Cid.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou uma nota em que condena tanto “a escalada de confronto e violência” com os disparos contra Cid Gomes quanto os atos de “agentes mascarados aterrorizando a população e ordenando o fechamento de estabelecimentos comerciais”. “Neste momento, faz-se necessário que autoridades, associações e representantes das instituições policiais tenham serenidade e responsabilidade para encontrar saídas pacíficas e dentro da legalidade.”

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), usou as redes sociais para se pronunciar sobre o tumulto. O gestor da capital falou sobre o “espírito público” de Cid e demonstrou indignação pelos “atos inaceitáveis de criminalidade”, referindo-se aos atos de alguns policiais militares em protesto por reajuste salarial.

Cid Gomes é baleado em Sobral — Foto: Arte/G1Cid Gomes é baleado em Sobral — Foto: Arte/G1

Cid Gomes é baleado em Sobral — Foto: Arte/G1

Resumo:

Cid Gomes organiza ato contra manifestação de policiais que tentam impedir atuação da categoria — Foto: Arquivo pessoalCid Gomes organiza ato contra manifestação de policiais que tentam impedir atuação da categoria — Foto: Arquivo pessoal

Cid Gomes organiza ato contra manifestação de policiais que tentam impedir atuação da categoria — Foto: Arquivo pessoal

Invasão de batalhões policiais

Um grupo de policiais que reivindica aumento salarial e é contrário à proposta do governo de reestruturação da carreira da categoria realiza desde terça-feira (18) atos que a Secretaria da Segurança do Ceará considera “vandalismo” e “motim”.

Ainda na terça, três policiais foram presos por cercarem veículo da polícia e furarem os pneus. Segundo o governo do estado, o ato é uma tentativa ilegal de impedir a atuação de policiais.

Nesta quinta-feira, quatro batalhões da Polícia Militar, localizados em Fortaleza e em Caucaia, na região metropolitana, amanheceram fechados. Na quarta-feira, pelo menos quatro batalhões foram invadidos por homens mascarados que levaram carros policiais e rasgaram pneus de veículos com objetos cortantes.

O governo do estado anunciou a abertura de processo disciplinar contra mais de 200 policiais dissidentes. Também anunciou que solicitou o reforço da Força Nacional e cortou o repasse de verba para associações policiais que, de acordo com o governo, apoiam os atos grevistas.

Reivindicação salarial

Parte dos policiais do Ceará realiza atos por reivindicação de aumento salarial. Uma proposta do governo do estado tramita na Assembleia Legislativa do Ceará é elevar o salário-base de um soldado dos atuais R$ 3,2 mil para R$ 4,5 mil. O aumento de R$ 1,3 mil ocorre de forma progressiva, até 2022.

""

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.