Carnaubais RN; Grosseria em ambiente de trabalho é contagiosa, aponta estudo


theoffice-dwight_1255561559.jpeg

O personagem Dwight Schrute, da série “The Office”: exemplo de grosseria no trabalho – Reprodução

Atitudes grosseiras no local de trabalho não são apenas desagradáveis, mas, segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Flórida, também são um comportamento contagioso.

De acordo com um estudo publicado no “Journal of Applied Psychology”, conviver com pessoas rudes no trabalho torna os profissionais mais propensos a detectarem grosseria nas interações e, em resposta, também serem grosseiros.

“Quando você é submetido a uma grosseria, você passa a detectar mais grosserias”, explicou ao Today.com um dos autores do estudo, o estudante de doutorado Trevor Foulk, da Escola de Administração de Empresas da Universidade da Flórida.

O estudo analisou o comportamento de 90 alunos quanto eles faziam negociações com seus colegas de classe. De acordo com os pesquisadores, os estudantes que classificaram seus primeiros parceiros de negociação como rudes eram mais propensos a serem também classificados como rudes por seu próximo parceiro.

A pesquisa também mostrou que apenas testemunhar grosserias pode levar uma pessoa a ser mal educada com outras. Quando os participantes viam um vídeo de uma interação rude em ambiente de trabalho, eles ficavam mais propensos a serem hostis em suas respostas a um e-mail fictício de um cliente. Por outro lado, os participantes que assistiam a um vídeo de uma interação educada ficavam mais propensos a serem agradáveis em suas respostas.

Os autores esperam que o estudo incentive os empregadores a prestarem mais atenção aos comportamentos nocivos no ambiente de trabalho.

“Você pode passar toda sua carreira sem sofrer um abuso ou uma agressão no local de trabalho, mas as grosserias têm um efeito negativo no desempenho. Não é algo para que você pode simplesmente virar as costas. Isso importa”, comentou Foulk.

Outra descoberta surpreendente foi o tempo de duração desse efeito. Algumas negociações ocorreram uma após a outra, mas, em outros casos, elas ocorreram com até sete dias de intervalo. Os cientistas descobriram que o intervalo de tempo entre as negociações não importava. A grosseria vivenciada na negociação anterior ainda fazia com que os participantes fossem rudes na negociação seguinte.

Se o conceito de grosseria é ativado, ele nos leva a perceber os estímulos — até mesmos os neutros — como ofensivos. Então, quando as pessoas experimentam ou testemunham brigas, elas passam a notar em seu ambiente mais, tornando-os mais propensos a perceber as coisas como rude, e esta percepção de descortesia fez com que eles respondem com grosseria.

“Essa evidência de que a grosseria é contagiosa realmente ressalta o quão prejudicial esses comportamentos podem ser, particularmente em contextos organizacionais. Desta forma, os comportamentos grosseiros podem se espalhar como um vírus, não só prejudicando o desempenho de quem os vivencia, mas também tornando essas pessoas mais suscetíveis a reproduzirem o desrespeito com outros indivíduos”, afirmou Foulk.

O Globo

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3hDNukkrq

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.