CAMPINA GRANDE PB-MPF solicita perda do mandato de vereador suspeito de fraude na merenda em Campina Grande


MPF solicita perda do mandato de vereador suspeito de fraude na merenda em Campina Grande

MPF solicita perda do mandato de vereador suspeito de fraude na merenda em Campina Grande


MPF solicita perda do mandato de vereador suspeito de fraude na merenda em Campina Grande — Foto: Divulgação/ Câmara Municipal de Campina GrandeMPF solicita perda do mandato de vereador suspeito de fraude na merenda em Campina Grande — Foto: Divulgação/ Câmara Municipal de Campina Grande

MPF solicita perda do mandato de vereador suspeito de fraude na merenda em Campina Grande — Foto: Divulgação/ Câmara Municipal de Campina Grande

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou as alegações finais no processo da ‘Operação Famintos’ que investiga fraudes em licitações e desvios na merenda escolar de Campina Grande. No documento, o MPF solicitou a perda do mandato do vereador de Campina Grande Renan Maracajá (PSDC), caso ele seja condenado a uma pena superior a quatro anos de prisão. No mesmo pedido, o órgão requer ainda a condenação dos 16 denunciados na operação.

Ao G1, o advogado do vereador, Rodrigo Lima, reforçou a inocência de Renan Maracajá. Ele disse, que assim como o MPF, também apresentará as alegações finais da defesa do parlamentar para a Justiça.

“Requer o MPF que, em caso de aplicação de pena privativa de liberdade superior a 4 (quatro) anos, seja determinada a perda do mandato eletivo atualmente ocupado pelo réu”, explica o MPF na solicitação.

O MPF argumenta que o vereador seria o administrador de uma das empresas investigadas por participação em licitações supostamente fraudadas.

MPF argumenta que o vereador seria o administrador de uma das empresas  investigadas por participação em licitações supostamente fraudadas — Foto: MPF/ReproduçãoMPF argumenta que o vereador seria o administrador de uma das empresas  investigadas por participação em licitações supostamente fraudadas — Foto: MPF/Reprodução

MPF argumenta que o vereador seria o administrador de uma das empresas investigadas por participação em licitações supostamente fraudadas — Foto: MPF/Reprodução

Operação Famintos

A Operação Famintos investiga fraudes em licitações para a distribuição da merenda escolar em Campina Grande. No total, 16 pessoas já foram denunciadas pelo Ministério Público Federal. A operação já teve três fases, sendo a última delas deflagrada no dia 26 de setembro deste ano.

Na segunda fase da Famintos, quando o vereador Renan Maracajá foi preso, a operação teve como objetivo ampliar a desarticulação do núcleo empresarial da organização criminosa, responsável pela criação de “empresas de fachada”, utilizando-se de pessoas que tinham consciência de suas situações na condição de “laranjas”.

Já a primeira fase da Operação Famintos foi deflagrada no dia 24 de julho, com o cumprimento de 67 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos e nas residências, escritórios e empresas dos investigados, além de 17 mandados de prisão.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.