Assú RN; Para Michel Temer, déficit no orçamento de 2016 é ‘extremamente preocupante’


temersp

O vice-presidente Michel Temer durante evento em São Paulo – Marcos Alves/Agência O Globo

O vice-presidente da República Michel Temer disse na manhã desta segunda-feira que o governo ainda não tem uma estratégia para equacionar o déficit de R$ 30 bilhões que constará do projeto de orçamento a ser enviado ao Congresso Nacional. Durante palestra para empresários, em São Paulo, o vice-presidente classificou o envio com rombo como algo “extremamente preocupante”, mas defendeu a decisão por considerá-la uma forma de garantir a “transparência absoluta das questões orçamentária”.

— O orçamento com déficit é uma coisa extremamente preocupante. Mas por que o orçamento registrou o déficit? Primeiro, para registrar a transparência absoluta das questões orçamentárias. Ou seja, não há maquiagem nas contas.

Para Temer, é preciso construir uma solução conjunta para o problema.

— O melhor era que a transparência se desse (logo) e disséssemos: precisamos do apoio de todos os setores da economia brasileira. No particular, do Congresso Nacional. Temos que construir juntos uma solução para a crise econômica — disse Temer, mencionando o risco de rebaixamento da nota de investimento do país, em função da explicitação do déficit, como algo “péssimo para o Brasil”.

O vice-presidente contou ter dito à presidente Dilma Rousseff que era contra a proposta de volta da CMPF como forma de elevação da arrecadação do governo, sepultada neste fim de semana, devido a resistências à proposta. Para Temer, a ideia resultaria em “derrota fragorosa no Congresso Nacional”.

— Muitas vozes se levantaram contra, eu próprio fiz considerações à senhora presidenta, dizendo eu acho que não pode ser feito dessa maneira, nós precisamos preparar o ambiente, que é como se faz em ambientes democráticos. Caso contrário, nós vamos ter uma derrota fragorosa no Congresso Nacional. A essa altura, não podemos nos dar ao luxo de ter derrotas fragorosas de natureza política no Congresso — afirmou.

Para Temer, a elevação da carga tributária não é uma boa solução para o problema — ninguém quer isso, ninguém suporta isso” — e mesmo que as propostas “ainda estejam surgindo”, setores da sociedade e dos poderes vêm apontando o “corte de despesas da máquina estatal” como melhor forma de lidar com o problema.

— A primeira ideia é essa. Como nós vamos construir isso, confesso que nem eu nem o governo temos uma estratégia determinada — admitiu o vice-presidente.

EQUILÍBRIO PARA BUSCAR SOLUÇÃO

Temer defendeu o “trabalho em conjunto” e a busca da “harmonia social e entre poderes” como forma de alcançar o equilíbrio político de que o país necessita.

— É evidente que não adianta agir de cima para baixo, é preciso muitas vezes que as coisas venham de baixo para cima. Esse direcionamento é que faz muitas vezes que os poderes do Estado se mobilizem — afirmou.

O dirigente disse que “se a base política (do governo) não fosse tão instável, não estaríamos passando por tantas dificuldades”, e defendeu o reconhecimento dos erros como forma de lidar com o problema.

— Devo registrar que o governo vem fazendo o possível. Pode ser que erre. E acho que a melhor coisa quando erra, é confessar o erro. Você não pode errar e dizer que não errou. O governo tem agido dessa maneira, não tem escondido esses fatos — afirmou o dirigente.

Temer disse que “em momentos de absoluta tranquilidade”, os dirigentes podem considerar a defesa dos interesses de um partido ou do governo, como prioridade.

— Mas há momentos, mais dramáticos, onde o maior valor é o país. Ao interpretar politicamente o tema, sou obrigado a sustentar que todos temos que nos unir em torno de um valor maior, que é o país — afirmou o vice-presidente.

O Globo

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3kPlfoKdz

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.